noSQL com Hibernate, qual o melhor DB?

Galera vou começar um projeto novo, sendo assim um novo desafio.

Escolhi usar noSQL, mas não sei qual o melhor DB para integrar com Hibernate, alguem tem experiencias anteriores, indica algo?

Agradeços a todos desde já!!!

[]´s

O cara que fez essa palestra aqui falou que é um grandissíssimo erro usar Hibernate com NoSQL (e eu acredito nele :wink: ).

[]´s

bom uso o MySQL pro meu estagio da faculdade…ouvi falar q eh o melhor voltado pra WEB…

[quote=asaudate]O cara que fez essa palestra aqui falou que é um grandissíssimo erro usar Hibernate com NoSQL (e eu acredito nele :wink: ).

[]´s[/quote]

Sim… a estrutura do NoSQL é diferente dos banco de dados tradicionais… apesar de usar conceitos de tabelas, ele não é simplesmente um banco de dados relacional… então creio que Hibernate não seja uma boa… Mas como ele ainda é simples de usar (se comparado aos grandes SGBD’s atuais), acredito que o acessando direto (sem uso de framework) vc não terá grandes problemas…

Faz sentido, não usar hibernate, pois ele é um ORM, e pq usar um ORM com um banco noSQL.
Mas de qualquer forma vou usar noSQL, ta rolando um burburinho forte a respeito do noSQL.

Alguém tem alguma dice de BD noSQL bom para iniciantes em noSQL?

vlw galera []´s a todos.

http://www.mongodb.org/display/DOCS/Java+Tutorial

tudo depende pra que tipo de negocio vc vai usar o banco de dados, se for um simples e velho crud, e nada de complexo, o mysql a versao community dar conta, sem passar vergonha, e uma dica seria apagar “melhor”, pois é algo bem abstrato e depende muito da situacao para dizer que tal tecnologia é melhor que outra.

Vale lembrar que o MySQL é um banco relacional, sendo que o que ele está procurando um banco NoSQL. Nesta categoria, hoje, nós temos Cassandra, MongoDB, CouchDB, Hadoop, entre outros. Só não sei te dizer qual é melhor, varia de acordo com a sua necessidade. Lembrando que este tipo de DB obedece à regra CAP (Consistency, Availability and Partition-Tolerance, ou Consistência, Disponibilidade e tolerância a partições): não é possível atingir os três objetivos com um único sistema, de maneira que se seu sistema é consistente e está sempre disponível, ele não tolera particionamento. Se ele é consistente e tolera particionamento, não está sempre disponível. E por aí vai. A sua necessidade, de qual é “melhor”, vai estar diretamente relacionada a esta teoria, então trata-se de você checar o que cada um atende.

[]´s

Vale lembrar que o MySQL é um banco relacional, sendo que o que ele está procurando um banco NoSQL. Nesta categoria, hoje, nós temos Cassandra, MongoDB, CouchDB, Hadoop, entre outros. Só não sei te dizer qual é melhor, varia de acordo com a sua necessidade. Lembrando que este tipo de DB obedece à regra CAP (Consistency, Availability and Partition-Tolerance, ou Consistência, Disponibilidade e tolerância a partições): não é possível atingir os três objetivos com um único sistema, de maneira que se seu sistema é consistente e está sempre disponível, ele não tolera particionamento. Se ele é consistente e tolera particionamento, não está sempre disponível. E por aí vai. A sua necessidade, de qual é “melhor”, vai estar diretamente relacionada a esta teoria, então trata-se de você checar o que cada um atende.

[]´s[/quote]

concordo.

Bancos de dados não relacionais são muito legais e poderosos, mas podem se tornar um veneno para o seu projeto quando usado na situação errada. Existem casos que se encaixam melhor com cada tipo de banco, seja um document database, um key-value store, um graph ou um big table.

Já vi no mercado muita gente usando um banco NoSQL onde um relacional resolvia o problema e quebrou a cara no desenvolvimento do projeto. Quando vc usa um banco não relacional, as coisas funcionam diferente, o paradigma é diferente, vc tem que se adaptar e se vc quiser fazer as coisas da forma com q vc fazia no relacional, muito provavelmente vc estará fazendo errado. Trocar de um MySQL para um MongoDB ou um Neo4J não tem nada a ver com mudar de MySQL para Oracle.

De qualquer forma, se vc tem um problema que realmente precise um NoSQL, go for it :). Uma lista de use cases legais para cada server diferente tem aqui nesse link: http://kkovacs.eu/cassandra-vs-mongodb-vs-couchdb-vs-redis. Existem muitos links na net que fazem esse comparativo entre os diferentes NoSQLs e apontam onde um é mais indicado q o outro.

Então, a resposta pra “Qual é o melhor NoSQL?” varia muito de acordo com o problema que vc quer resolver.

Espero ter esclarecido algo e não complicado mais :wink:

[]'s

Vlw galera, agora entendi melhor sobre noSql´s, e nao se preocupem pois não complicaram nada.

Vlw a todos e []´s.

Se tudo der certo depois mostro o resultado.

Fui…