Quando digito esse codigo ele esta dando o erro
';'expected
not a statement. o codigo é esse
publicstaticStringalteraclietnes(intacodigo,Stringanome,Stringacpfcnpj,Stringargie,Stringaendereco,Stringabairro,Stringacidade,Stringauf,Stringatelefone,Stringacelular){conecta();try{stmt=con.createStatement();//statementStringSQL="UPDATE tab_cliente SET nome_cliente='"+anome+"', cpfcnpj_cliente='"+acpfcnpj+"',rgie_cliente= '"+argie+"', endereco_cliente='"+aendereco+"', bairro_cliente='"+abairro+"',cidade_cliente= '"+acidade+"', uf_cliente='"+auf+"', telefone_cliente='"+atelefone+"',celular_cliente='"+acelular"'WHERE cod_cliente="+acodigo;stmt.executeUpdate(SQL);//statementpstmt.execute("COMMIT");PreparedStatement}catch(Exceptionerro){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Ocorreu um erro ao alterar os dados "+erro);}desconecta();returnnull;}
Você não pôs as “//” de comentários pelo que estou imaginando. O correto seria:
pstmt.execute("COMMIT");// PreparedStatement
Dica: se você não for daltônico (daqueles que sofrem de acromatopsia completa e total) , use sempre uma IDE, para ver se o código está em cor diferente ou não. No caso do GUJ ele mostra os comentários em verde.
T
thingol
Outra coisa que reparei é que você digitou “alteraclietnes” em vez de (talvez) “alteraClientes”. O compilador não sabe inglês ou português, mas é bom sempre deixar os nomes dos métodos certinhos, para evitar que um palhaço qualquer, como o que lhe escreve agora, fique enchendo seu saco por causa desses nomes com erros de grafia.
N
Neninho
Vlw pelas dicas porém mesmo com as modificações feitas… Continua dando o mesmo erro
aki esta o código Corrigido
publicstaticStringalteraClientes(intacodigo,Stringanome,Stringacpfcnpj,Stringargie,Stringaendereco,Stringabairro,Stringacidade,Stringauf,Stringatelefone,Stringacelular){conecta();try{stmt=con.createStatement();//StatementStringSQL="UPDATE tab_cliente SET nome_cliente='"+anome+"', cpfcnpj_cliente='"+acpfcnpj+"',rgie_cliente= '"+argie+"', endereco_cliente='"+aendereco+"', bairro_cliente='"+abairro+"',cidade_cliente= '"+acidade+"', uf_cliente='"+auf+"', telefone_cliente='"+atelefone+"',celular_cliente='"+acelular"'WHERE cod_cliente="+acodigo;//O erro ocorre no Update ';'expected not a statementstmt.executeUpdate(SQL);//Statementpstmt.execute("COMMIT");//PreparedStatement}catch(Exceptionerro){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Ocorreu um erro ao alterar os dados "+erro);}desconecta();returnnull;}
cdorner
da uma olhadinha acho q ta faltado o sinal de + depois de acelular, antes da clausula where.
Mas te aconselhor a usar PreparedStatement nesses casos e ir fazendo o binding um por um, assim o codigo fica mais limpo e nesse caso ate mais rapido.
so use createstatement para querys que nao sofrerão alteração.
Neninho:
Vlw pelas dicas porém mesmo com as modificações feitas… Continua dando o mesmo erro
aki esta o código Corrigido
public static String alteraClientes(int acodigo, String anome,String acpfcnpj, String argie,
String aendereco, String abairro, String acidade, String auf, String atelefone, String acelular){
conecta();
try{
stmt=con.createStatement();//Statement
String SQL = "UPDATE tab_cliente SET nome_cliente='"+anome+"', cpfcnpj_cliente='"+acpfcnpj+ "',rgie_cliente= '"+argie+ "', endereco_cliente='"+aendereco+ "', bairro_cliente='"+abairro+ "',cidade_cliente= '"+acidade+ "', uf_cliente='"+auf+"', telefone_cliente='"+atelefone+"',celular_cliente='"+acelular"'WHERE cod_cliente=" +acodigo; //O erro ocorre no Update ';'expected not a statement
stmt.executeUpdate(SQL); //Statement
pstmt.execute("COMMIT"); //PreparedStatement
}
catch(Exception erro){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Ocorreu um erro ao alterar os dados "+erro);
}
desconecta();
return null;
}
N
Neninho
Vlw mesmo. Era só esse erro causado pela distraçao mesmo…heheeh…