Saiu a pouco uma noticia na uol em que a RF (Receita Federal) informa que por conta de uma limitação do Java (vejam a matéria) tiveram que fazer uma nova atualização do programa.
Sinceramente eu não sei programar em java, mas pelo que vi já na primeira versão do software que continha um erro (erro de lógica e não BUG da linguagem), creio que é limitação dos programadores e não da linguagem.
Alguém tem mais alguma informação a respeito ou então é programador que faz parte da equipe de desenvolvimento desse programa para nos dar maiores informações?
Veja bem, a noticia nao fala nada de “culpa do java”, como voce escreveu. La diz claramente que a nova versao adiciona suporte a utilizacao por deficientes visuais, o que nao era possivel na versao Java.
A materia nao eh tendenciosa nem ataca a plataforma de maneira alguma.
[quote=Rafael Steil]Veja bem, a noticia nao fala nada de “culpa do java”, como voce escreveu. La diz claramente que a nova versao adiciona suporte a utilizacao por deficientes visuais, o que nao era possivel na versao Java.
A materia nao eh tendenciosa nem ataca a plataforma de maneira alguma.
Rafael[/quote]
“Além de atender a algumas solicitações e melhorar o sistema, o programa atende também aos portadores de deficiência visual. É algo que já estava nos planos, porque pelo Java isso não era possível”, continuou Adir."
Alguem saberia me dizer que raio de limitação é essa que o Java tem ?
Pow, deve ser algo bem avançado…rsrs, tipo o deficiente aproximar-se do PC e ele automaticamente
identificar o CPF do sujeito e tals…
Mas sinceramente fiquei em duvida mesmo pra saber o que aconteceu.
–> Update
Ah tah, eu entendi, na versão nova, somente em Java eles não tinham desenvolvido o suporte para Deficientes por isso o pessoal reclamou, dai ele disponibilizaram a versao Win novamente. Ano que vem eles incrementam o sistema entao.
Acho estranho por a culpa da limitação para deficientes visuais na linguagem Java, sendo que as especificações da Sun de suas VMs se preocupa muito com acessbilidade…
Sinceramente me parece que a limitação é dos desenvolvedores…
A versão para Linux tem um bug (que eu saiba não foi corrigido ainda) que não encontra uma JVM superior à 1.6.0_03, pois a identificação do build é bem diferente:
$ /usr/java/jre1.6.0_03/bin/java -version
java version "1.6.0_03"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.6.0_03-b05)
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 1.6.0_03-b05, mixed mode)
Mas a da versão superior, o build muda para 10, o que confunde o sistema:
$ /usr/java/jre1.6.0_05/bin/java -version
java version "1.6.0_05"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.6.0_05-b13)
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 10.0-b19, mixed mode)
[quote=marcelomartins]Antes não era possível e agora é? A Sun atualizou o Java para eles? Não entendi?!
Só para constar, fiz minha declaração semana passada pela versão Java e funcionou tudo como esperado. Só esperar receber a restituição agora :D[/quote]
Pois é, nao entendi tb, acho que essa versão que lancaram agora não é em java
[quote=Maurício Linhares]Só um detalhe quanto ao programa, é uma aula de GUI em Java (pelo menos esse 2008), muito bom mesmo.[/quote]Tem um camarada meu que trabalha com swing que faz uma semana que ele não para de falar mal do programa rsrs
Alguém aqui já trabalhou em projeto de front-end swing com suporte a deficientes visuais?
Antes de sairmos criticando, vamos aos fatos, é realmente muito difícil fazer um programa de leitura de tela (tipo o JAWS - http://www.freedomscientific.com/fs_downloads/jaws.asp), ler corretamente o programa feito em Java usando swing, ou seja um programa desktop.
Quando enfrentei este desafio, simplesmente alteramos o escopo para programa Web, pois assim o JAWS pode ler o browser do usuário sem nenhum problema.
A especificação swing da Sun prever acessibilidade, mas não é algo simples de implementar ou inerente ao programa. O fato é que por haver a JVM entre o programa e o S.O., o JAWS não consegue obter o ID correto de cada objeto desenhado na tela via swing. Visto que o swing é lightweight, ou seja, 100% Java, sem nenhuma co-respondencia a API do S.O., o que difere de SWT ou AWT.
Nestes casos é melhor, digo mais simples de implementar, um programa em .Net mesmo, ou outra tecnologia “for Windows”.
Pessoal, ninguém é perfeito, nem o Java é a melhor solução para quaisquer casos.
Acho que ninguém fez isso por “limitação da linguagem” e sim pela demanda
de reclamação dos usuários que não conseguiam instalar o Java em sua
máquina.