Terceira edição Netbeans Magazine.
ualex,
Dei uma olhada assim por cima e parece ser bem interessante a revista, estou puxando para depois ver com calma.
Desconhecia essa revista do NetBeans.
Valeu!
E o mais interessante é que os dois articulistas “brasileiros”, utilizam o IDE Eclipse ou utilizavam.Então a pergunta que não quer calar “porquê alguns artigos não são escritos por desenvolvedores que realmente utilizem a IDE em questão”
Ps. Todos são livres à utilizarem a ferramenta que melhor lhe convier no momento oportuno, mais para mim fica complicado ver algumas pessoas que criticaram pesadamente uma ferramenta para a comunidade, e depois escrever sobre os recursos e utilidades da mesma em artigos postumos.
Acho que é normal isso William, provavelmente quando faziam isso, era pq a IDE realmente merecia tais comentários, após ela mudar radicalmente suas metas de desenvolvimento e melhorar muito, é completamente válido o reconhecimento disso pelas mesmas pessoas que falavam “mal”.
Isso acontece muito com softwares diversos, metemos o pau, depois lançam mais umas versões e corrigem tudo, melhoram, enchem de funcionalidades boas, ai nada mais justo que valorizar isso.
[quote] Acho que é normal isso William, provavelmente quando faziam isso, era pq a IDE realmente merecia tais comentários, após ela mudar radicalmente suas metas de desenvolvimento e melhorar muito, é completamente válido o reconhecimento disso pelas mesmas pessoas que falavam “mal”. [/quote]Caro Luiz, até concordo com seu comentário, mais é complicado ver alguns formadores de opinião criticarem essa ou aquela ferramenta e após seis meses fazerem o comentário contrário da mesma somente porquê apareceram alguns atrativos a mais, mas a IDE continua a mesma (sic)? .
Não podemos esquecer que existe toda uma “comunidade” e pessoas que consomem informação e dependem em sua maioria de uma fonte segura para apostar na tecnologia a ser investida em seus projetos.E isso não se refere somente ao conceito de IDEs. como existe o mesmo movimento em relação a alguns Frameworks
Já é hora de começarmos a moralizar a informação, pois tem um monte de gente tomando algumas informações como verdadeiras e absolutas só para citar como exemplo um fato ocorrido:
Chegando a um projeto de consultoria o gerente de TI e Coordenador de projeto não queriam de forma alguma usar a IDE Eclipse porquê o outro pessoal da consultoria havia ficado quase 3 dias para instalar e configurar a ferramenta e, a revista falou que o NetBeans 4.1 era só instalar, conclusão tive que dar uma palestra sobre as duas IDEs. Instalar as duas num piscar de olhos, criar o mesmo projeto em ambas IDEs de forma paralela e mostrar quê as várias queixas eram procedentes de má informação e falta de conhecimento (=apesar de não conhecer a fundo o Eclipse).
Não sei se fui claro e também não estou querendo estender-me nisso mais, só não concordo como dito acima com a postura de alguns articulistas.
Ps. è bom lembrar que artigos publicados servem como referência e fonte de pesquisa.
sds
Boa tarde pessoal,
Acredito que cada um tem a sua IDE favorita. Como já estamos cansados de ouvir aqui no Guj, isso é pessoal. Eu uso NetBeans, e pra mim, é a ideal, tentei usar o Eclipse mas não gostei muito, mas respeito quem o usa e sei que é uma ferramenta fabulosa. Um dia, talvez, o Eclipse esteja da forma como eu gosto de trabalhar, então porque não mudar a minha opinião sobre ele?
Té mais,
Eu concordo com o Celso,
Se a ferramenta evolui, acho que a atitude mais normal é reconhecer a melhora da ferramenta, até porque as ferramentas evoluem, e no mundo da computação, de uma maneiras bem muito rápida. O que não era muito bom a uns meses atrás, hoje pode ser uma opção, acredito que precisamos estar com a mente aberta, e não nos bitolarmos a uma única solução, ou ferramenta.
O NetBeans vem numa velocidade de evolução que esta surpreendendo positivamente toda a comunidade, traz muitas facilidade e integrações que a muito pouco tempo atrás tínhamos somente em ferramentas pagas. A equipe de desenvolvimento esta transformando em valiosas informações as criticas que recebe e as utiliza como mola impulsionadora para melhorias na ide. Uma coisa é certa seja em pessoas, linguagens de desenvolvimento e até mesmo ambiente de desenvolvimentos, só conseguimos evoluir e melhorar se tivermos a humildade de reconhecermos nossos erros e estarmos abertos as criticas e nisto a equipe de desenvolvimento do NetBeans esta de parabéns, e que venha a versão 6.