Foi publicado no http://java.net que a Sun criou mais uma opção de licenciamento do JDK 5.0, chamada Java Internal Use License - algo como “Licença para uso interno”.
Através da mesma, é possível fazer modificações no core do Java, seja para corrigir bugs críticos ou mesmo implementar ou modificar algo para se adequar as necessidades internas.
Uma restrição é que não é permitido, de forma alguma, redistribuir o Java modificado.
Pelo que eu sei, quando se utiliza algum código GPL em nosso programa, nosso código também fica GPL.
Na verdade não sei exatamente como fica agora que java também passa a ser GPL. É possível optar pela licença antiga, visto que a empresa, para a qual estou iniciando um projeto, pode não ter a pretenção de abrir o código?
[quote=wagner_cri]Pelo que eu sei, quando se utiliza algum código GPL em nosso programa, nosso código também fica GPL.
Na verdade não sei exatamente como fica agora que java também passa a ser GPL. É possível optar pela licença antiga, visto que a empresa, para a qual estou iniciando um projeto, pode não ter a pretenção de abrir o código?
[/quote]
Não sou expert em licenças mas me parece que se você nãp pretende modificar o código do Java então não há nada que se preocupar. Caso modificasse aí sim precisaria distruibuir suas modificações.
Pretende alterar alguma das 7 milhões de linhas do Java?
O OpenJDK é que tem licença GPL com a “Classpath exception”, ou seja, você pode desenvolver um sistema comercial de código fechado e distribuí-lo junto com o OpenJDK sem problemas (a menos que queira modificar o OpenJDK de alguma forma, o que normalmente as empresas não fariam).
O Sun Java JDK tem licenças comerciais, e as opções para licenças open-source são SCSL e JIUL, que não são GPL.