O VRaptor 2.2 acaba de ser lançado. É um framework controlador MVC para web focado no desenvolvimento rápido.
A principal novidade está no reforço das convenções em vez de configurações: você não precisa de nenhum XML, properties e nem mesmo de configuração programativa para ter sua aplicação web rodando.
Por exemplo: acessando pessoaBO.adiciona.logic o VRaptor vai executar o método adiciona da classe PessoaBO que esteja anotada com @Component, e logo em seguida chamar o request dispatcher para pessoaBO/adiciona.ok.jsp. Isso tudo com injeção de dependências e de parâmetros convertidos vindo do request. Veja em:
O VRaptor está disponível para download no sourceforge ou para
usuários do maven através do repositório do ibiblio. Mais informações em http://www.vraptor.com.br/
Opa, o vraptor ta bem legal, super simples.
Bom, vocês poderia disponibilizar um link direto para o forum, sem precisar clicar em suporte para chegar até o mesmo.
Andrei, o struts agrupa diversas bibliotecas importantes para o desenvolvimento. O vraptor tenta facilitar o desenvolvimento, não agrupando tais bibliotecas e deixando a cargo da equipe fazer isso, entre outras decisões, o melhor é ver o primeiro exemplo de cada um e testá-los.
Queria fazer um comentário: se fosse separado uma pasta, e todas as classes que tiverem lá fossem consideradas @Component… sem amesmo anotações…o que vocês acham da idéia?
Outra coisa, qual seria a comparação do V[color=red]r[/color]aptor com o WebWork e o Mentawai?
A idéia é interessante, mas por que você vê vantagem nisso? Se você vai ter que usar as outras annotations, por que deveria poupar o uso do @Component?
As outras annotations (combinações de @Parameter e @Out, além das outras que não vi) seriam coisas pra se pensar…mas tudo é possível àquele que crê Eu estava pensando em convenções no nome dos campos e das classes…
Mas a idéia do vraptor é bem legal, o modo de ver a aplicação web. Você tem classes em algum lugar, com informações que serão preenchidas de formulários web, e outras que serão enviadas como resposta…configurando isso com as anotações…
Outra coisa que queria comentar, sei que não representa todos os cenários mas aquele PessoaLogic contendo uma Pessoa, não lembra um pouco o jeito procedural? Pelo o que entendi aquela seria uma “façade de infra-estrutura” apenas, contendo a classe Pessoa oozada, tá certo isso? Existiria alguma outra abordagem?
Mas me diz uma coisa, como é a parte de tratamento de erros no VRaptor? Como eu faço pra validar os campos e mandar as mensagens de erro de validação pra tela?