Alguém acreditava numa versão do “MIcrosoft Linux”? Se acreditava, pode ficar até sem o Suse!
Por causa da parceria Novell-Microsoft, a Free Software Foundation está ameaçando proibir a Novell de “vender” Linux. Notícia completa em:
O mais interessante que a FSF não concorda com a regra de patentes da Microsoft mas detém boa parte do direito intelectual do kernel do Linux. Onde cada um tem razão nisso?
Acho que a estrategia da M$ esta dando resultados… rachando a comunidade…
E tambem não vejo problemas da Novel vender o suse ou no acordo com a M$…
o linux em si é o kernel…e “oficialmente” não é qq um ki mete a mão no kernel… caso a Novel enfie codigo proprietario no linux…isso “teoricamente” afetaria apenas o Suse…caso a M$ mova algum processo de patentes…
O que mata a M$ é sua reputação, mas imaginem se a M$ apoia-se projetos OpenSource, ou o linux, isso seria bom ou ruim…? Alias, nda impede que logo logo apareça uma distribuicao da M$… o que impede isso ?
Eu não duvido que saia uma versão de NIX pela microsoft.
Entretanto duvido q seja para concorrer com os linux desktops, provavelmente seria uma solução ‘corporativa’, talvez uma versão de BSD modificada para tal. Mas acho q seria um caso extremo.
Essa noticia foi totalmente deturpada. É impossivel a FSF proibir alguem de vender o Linux (até porque o que é Linux? de quem é o Linux?)
O boato apareceu depois que um reporter mal informado interpretou mal um comentario de alguem da FSF sobre a GPLv3. A GPLv3 deverá incluir uma clausula que proiba acordos exclusivos de protecao de patentes, como o da Novell-MS. A questao é: ou o acordo vale pra todo mundo ou nao vale pra ninguem.
Eu ainda acho o que alguns na internet também acham: que a Microsoft fez esse acordo com a Novell tanto para tentar barrar o possível avanço do Linux no desktop quanto abocanhar uma parcela de servidores Linux. No desktop, tentarão tornar as aplicações baseadas no Windows em compatíveis com Linux( de preferência o Linux deles) e que as aplicações que só rodam no Linux, rodem no Windows normalmente. Nos servidores, tem algumas empresas que colocam Linux nos servidores porque acham que com Linux sairá mais barato que comprar licenças do Windows( acham porque não fazem um estudo detalhado, não vendo as reais necessidades, e acabam comprando RedHat ou SuSe pois são Linux). Com um Linux da Microsoft, garantindo compatibilidade, aplicações que antes já rodavam em Windows e não em Linux, e vice-versa, poderão ser migradas “sem maiores problemas”, colocando assim um SO com “melhor” custo-benefício que outros no mercado.
mais um caso de FUD o repórter simplesmente deturpou completamente o que foi dito, o que a FSF pretende é mudar a GPL3 para que esse tipo de acordo não seja possível nela…
Mas eu ainda não sei se isso á uma boa atitude da FSF ou coisa birra.
Eu acho que essa questão da GPLv3, proibir ou não a Novell, evitar tais tipos de contrato etc, é birra da FSF só porque a Microsoft decidiu enfrentar a “frente linux” com uma parceria que poderia ser boa para ambos os lados. Não vi ninguém fazer um estardalhaço com o RedHat, Mandriva e outras empresas que também se utilizam do Linux para fazer seu negócio. Para eles, o Tio Bill deve ser o demônio encarnado. Fala sério.
Isso é um dos artifícios mais interessantes criados pela FSF. Para garantir que o código será sempre livre, ela patenteia e deixa público ao invés de deixar sem patente e alguém registrar em seu lugar…
Erro clássico de pensamento, né? A compra de SO deveria ser baseada em estabilidade e escalabilidade e nesse quesito os nix não deixam ninguém na mão… Muitas vezes (na maioria eu diria), sai mais barato, mas a motivação tem que ser confiabilidade…
Ela pode ter a boa intenção, mas por ser “livre”, seria meio ilógico “impedir” uma empresa de utilizar o que eles dizem que é livre só porque a outra é uma empresa “capitalista do mal”( ponham muitas aspas nisso).
Nem vou estar mais vivo e essa picuinha ainda vai rolar.
Não é nada pessoal com a MS. a bem da verdade a FSF surgiu para fazer frente ao UNIX, que sempre foi proprietário. E mais, o gpl3 surgiu em grande parte por conta do Tivo que se apossou (não é exatamente isso) de parte do código fonte aberto para fazer seu equipamento.
Pense o seguinte: se eles escrevessem em código fechado, além de não ter o que reclamar, (porque ninguém reclama do código fechado da MS, não é mesmo?) você não teria menos uma fonte de estudo :)?
Mas porque não tem uma confusão dessa com a IBM, Sun, Oracle etc que se utilizam também? Porque quando a Microsoft decidiu entrar junto com a Novell, ameaçaram barrar a venda?
O problema não é o código ser aberto ou fechado e sim fazerem politicagem com algo “livre”.
[quote=maquiavelbona]Mas porque não tem uma confusão dessa com a IBM, Sun, Oracle etc que se utilizam também? Porque quando a Microsoft decidiu entrar junto com a Novell, ameaçaram barrar a venda?
O problema não é o código ser aberto ou fechado e sim fazerem politicagem com algo “livre”.[/quote]
O problema é que a MS quando anunciou a parceria falou, entre outras coisas, que não processaria as empresas que usassem a distribuição da Novell por possíveis utilizações de funcionalidades patenteadas por ela e que ela está pleiteando na justiça (sem chance de ganhar por sinal, só para mexer com a cabeça de quem manda em TI de grandes empresas). Com isso esse acordo soou como um mea culpa feito pela Novell quando na verdade a mesma (Novell) só quer (ou imaginava) ganhar $$$.
Por isso a FSF tá p… da vida. E ainda tem outras coisas como fechar códigos abertos de forma que ninguém sabe que eles estão fazendo isso (já teve até aquele caso do bug das imagens jpg no IE). Muita confusão…
Quanto à IBM, Sun e Oracle, os mesmos contribuem com as comunidades livres diferentemente da MS e se encaixam nos modelos de negócio previstos pela FSF (venda de serviços, suporte,…). Em resumo: o buraco é mais em baixo para nos, peixes pequenos avaliarmos…