Novidades do Eclipse 3.2 - Dicas e Truques

Apresentação disponibilizada por Chris Laffra mostra as novidades introduzidas a versão 3.2 do Eclipse.

Vale conferir!

http://www.eclipse.org/evangelism/resources.php?id=20060526-laffra-eclipse32-whatsnew

Muito bom mesmo! :thumbup:

Olá

Alguém sabe quando sai a versão final?

Conforme a lista abaixo, a cada semana sai um novo Release Candidate da versão 3.2. Ontem saiu a RC6.

3.2 Stream Stable Builds
Build Name Build Date
3.2RC6 Fri, 26 May 2006 – 00:10 (-0400)
3.2RC5 Fri, 19 May 2006 – 12:06 (-0400)
3.2RC4 Fri, 12 May 2006 – 16:00 (-0400)
3.2RC3 Fri, 5 May 2006 – 13:06 (-0400)
3.2RC2 Fri, 28 Apr 2006 – 13:15 (-0400)
3.2RC1a Wed, 19 Apr 2006 – 16:40 (-0400)
3.2RC1 Thu, 13 Apr 2006 – 17:18 (-0400)

3.2M6 Fri, 31 Mar 2006 – 20:00 (-0500)
3.2M5a Thu, 23 Feb 2006 – 16:56 (-0500)
3.2M5 Fri, 17 Feb 2006 – 11:15 (-0500)

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá
Alguém sabe quando sai a versão final?
[/quote]

Diz a lenda que sai em Junho!

http://www.eclipse.org/eclipse/development/freeze_plan_3.2.html

Primeira quinzena de junho provavelmente.

Melhoraram mais a usabilidade do eclipse (até onde eu vi no PDF). Vai ficar mais confortável usa-lo.

Eu acho que usabilidade ainda é um ponto fraco do eclipse. Exemplo: abre um editor e aperta CTRL+O, CTRL+E, CTRL+F7, ALT+SHIFT+X, ALT+SHIFT+W. Estas “janelas” tem propósito parecido, mas funcionam de modo gratuitamente diferente. Ás vezes sutilmente diferente, o que é pior (ex: CTRL+E não aceita camel-case, enquanto que CTRL+O aceita)…

Esse tipo de problema parece ser uma espécie de “efeito colateral” do desenvolvimento modular e distriubuído do eclipse.

[EDIT: corrigi um erro]

Nesse novo lançamento do eclipse não tem nada de “novo” só um monte de melhoriazinhas, uso o eclipse, mas ta ficando difícil assim.

Não tem nada que empolge. Vcs acreditam que eu uso o eclipse hoje em dia só por causa da função do editor java de botar o ; (ponto e vírgula) automaticamente na posição correta(geralmente no fim da linha). Essa é uma das coisas mais simples e geniais, mas que só vi no eclipse até hoje em qualquer editor de qualquer linguagem. Mas se for só isso de vantagem chega uma hora que não vai dar mais…

Sim … acredito … tanto que uns dias atras conversando com um colega chegamos a conclusao que quase 2/3 dos programadores java nao saberiam programar em um editor sem code completion. essa conversa nasceu editando um arquivo java no vi do linux no servidor de homologacao.

2/3? Como é que vocês chegaram a essa conclusão? :smiley:

(A equipe tem 30 pessoas, e dessas 20 não saberiam?)

Mas vc tem que concordar comigo, a bibilioteca java por si só já é gigante, decorar tudo no meu ver é uma baita perda de tempo. Ninguém tem memória de elefante pra lembrar qual é o tipo de dado que cada método de cada classe que java tem. E nem vale comparar com com C como já vi gente fazendo, no meu tempo nós sabíamos tudo decor… E isso fora os frameworks e afins. É uma grande bobagem achar que um programador é melhor que o outro pq ele sabe decor um punhado de métodos.
Saber o que a biblioteca java contém é outro história, isso sim é inprescindível.
Ou como já vi um professor meu: tem um professor que programa tudo no papel, e funciona…
Legal o cara é um gênio, mas pergunto: Pra quê isso? Só pra dar showzinhos?

pra isso que tem o javadoc :wink:

[quote] Ou como já vi um professor meu: tem um professor que programa tudo no papel, e funciona…
Legal o cara é um gênio, mas pergunto: Pra quê isso? Só pra dar showzinhos?[/quote]

se o cara que te ensina não souber fazer, você vai confiar nele? pense nisso…

Sim… e é super produtivo ficar usando o javadoc ao invés de simplesmente digitar. (ponto) e ver as opções.

Mas se vc aperta . no elclipse o javadoc aparece tb. É muito mais prático. Não vejo a diferença em ver no javadoc ou no autocompletar que vcs estão falando.

Programando em eclipse …
Parte burocrática:

New -> Project … Java Project
Project Name: teste
New -> Folder
Folder Name: src
New -> Source Folder
Folder Name: src
New -> Class
Class Name: A

Criar um método main.

main [Ctrl + Space,  ENTER]

Dentro do método, instanciar uma variável, por exemplo do tipo Vector.

i = new Vec[Ctrl + Space](); [Enter]

Mmmm… esqueci de declarar a variável.

[UP, Ctrl + 1, ENTER]

Esse nome não tá bom. Melhor mudar…

Ctrl + Space, ENTER

Observação: Geralmente, Ctrl + Space, e Ctrl + 1 geram uma lista de possibilidades. O “, ENTER” significa que você nem precisa pensar. A primeira opção da lista é a que te interessa.

Você também poderia mudar o nome da Classe.
Apague o nome A e digite um outro nome (Ctrl + 1, ENTER)

Dentro do método main, você pode iterar pelos valores de args usando o Loop-for mais manjado do mundo.

for[Ctrl+Space, selecione for - iterate over array with temporary variable]

Vamos exibir esses valors… (dentro do loop…)

sysout[Ctrl + Space]
s[Ctrl + Space]

E se você colocar para o eclipse adivinhar o que você quer nos métodos, é mais ninja ainda… Coloque o código abaixo do sysout.

valor = "Teste";[Ctrl +1, ENTER]
string.equals[Ctrl + Space, ENTER];

PQP, não sabia desses negócios… só o usava pra fazer as importações e completar tipo lista.[ctrl+espaço] pra ver as possíbilidades ou lista.con[ctrl+espaço] pra preencher o resto em nomes grandes. Tenho que estudar mais o eclipse.

Sim… e é super produtivo ficar usando o javadoc ao invés de simplesmente digitar. (ponto) e ver as opções.[/quote]

pra isso que tem a ide :wink: o problema é quando uma hora vc não puder baixar 200 MB com o Eclipse e seus 700 plug-ins pra tudo que vc imagina e tiver que usar o vim como o colega ali. o ponto é que vc não pode depender tanto dela.