Novo console da Sony e a arquitetura x86

Prezados,

Para quem acompanhou ontem a conferência da Sony, viram que o novo console da Sony será basicamente um PC, utilizando a velha arquietutra x86. Quais as possíveis vantagens e desvantagens que vocês vêem nessa novidade?

Maior facilidade para desenvolver jogos com isso diminui custo. [=

(minha especulação sem fundamento)

  • Os hackers vão tentar manipular o SO do console para rodar em computadores comuns. (hackstation)

  • facilidade para a pirataria de jogos

Uma das grandes reclamações dos atuais processadores Cell é que eram muito complexos. Isso gerou insatisfação em vários desenvolvedores, inclusive os oficiais, como a Square Enix. As alegações eram que o console era caro, o kit de desenvolvimento muito específico e mau documentado e era difícil fazer uma engine que portasse para a plataforma.

A estratégia adotada pela Sony agora é similar ao que a MS fez com muito sucesso no X-Box 360.

[quote=douglaskd](minha especulação sem fundamento)

  • Os hackers vão tentar manipular o SO do console para rodar em computadores comuns. (hackstation)

  • facilidade para a pirataria de jogos[/quote]
    Não creio que seja sem fundamento, mas também não creio que a arquitetura vá incentivar isso.
    Isso sempre aconteceu, e acho que sempre vai acontecer.

Há rumores que o novo XBox vai exigir que o usuário esteja logado pra jogar. Sem internet, sem videogame. Simples assim.

Não sei que tipo de estratégia a Sony vai tomar quanto a isso.

Eu sei que essa arquitetura foi pensada no desenvolvimento mesmo, como o Hébert disse. Parece que a própria Sony fez uma pesquisa de mercado pra saber o que os desenvolvedores queriam, e esse foi o resultado.

Gosto muito da Sony e sei que ela esta passando por uma fase muito ruim financeiramente, espero que eles realmente tenham acertado dessa vez, já estou juntando a grana. :smiley:

O que mais me incomodou foi o fato deles não terem retrocompatibilidade de jogos.

Tudo o que você investiu no PS3 basicamente vai pro lixo. Ou você fica com 2 consoles ligados na sua TV.

Pode ir juntando bastante dinheiro, porque não vai ser barato não :slight_smile: Não pra nós brasileiros, pelo menos

Bom, pelo menos agora nenhuma Softwarehouse terá mais o argumento que a versão multiplataforma de seus jogos fica pior nos consoles da Sony pela dificuldade de programar para seu hardware :lol:

Mas vai ser interessante ver novos detalhes em breve, como: quão aberta será a plataforma? Disponibilizarão uma sdk para criar jogos no ps4?

Sobre a pirataria, aí sim ficará muito interessante, visto que um dos motivos do ps3 utilizar uma arquitetura extremamente fechada, se deve à tentativa de banir a pirataria, mas se o ps4 vai utilizar uma arquitetura mais aberta, provavelmente estão levando em consideração que a grande maioria dos jogadores da nextgen irão preferir estar conectados, ou seja, abandonando a pirataria.

Será interessante ver…

Apesar de usar um processador AMD. É possível que o conjunto de instruções não seja x86. O Xbox 360 por exemplo usa processadores Xeon, mas o conjunto de instruções é IBM Power PC.

No início, esses video games são subsidiados. Logo, trazer um processador limpinho para rodar windows ou linux faria com que muitos comprassem o console para outros motivos e não jogar.

Mas a CPU AMD que utilizarão será x86

Eu não sou especialista em processadores, mas acho que existe a arquitetura do processador (barramentos de comunicação, memorias cache, registradores) e o conjunto de instruções.

Pois o Xbox usa um processador Xeon (não sei se é a mesma arquitetura Intel para servidores). Porém, as instruções desse processador são IBM PowerPC. Ou seja, não dá pra rodar um windows diretamente nesse processador.

No caso do processador do ps4, imagino que deva ser algo similar. É um processador com a mesma arquitetura dos x86 que temos em casa, porém, com um conjunto de instruções diferentes. Isso deve ser feito para que você não possa pegar esse processador, e sem nenhum esforço, rodar windows ou linux.

Eu tenho minhas dúvidas se nessas reportagens sobre o PS4, o x86 que dizer apenas a arquitetura, ou é um processador exatamente igual ao que usamos em PCs.

Alguém com mais conhecimento possa falar melhor. Pode ser que eu esteja falando bobagem também.

Rodrigo, em princípio, não.Mas já ouvi rumores que poderá haver compatibilidades com jogos do PS1 ao 3, provavelmente, estarão disponíveis para baixar online parar atrair usuários para a rede da Sony.

Cara, acho que tu fez uma salada de nomes!O XBOX 360 usa um processador de 3.2 GHz PowerPC Tri-Core Xenon.Ou seja, é um processador IBM usando a Arquitetura PowerPC.O nome do processador é Xenon, e não tem nada a ver com o Xeon.O Xbox original usava um Pentium3, se não estou enganado.

Na teoria, vc consegue rodar QUASE qualquer coisa por meio de emulação num processador mais moderno, mas o custo de simular um subset de instruções diferentes pode simplesmente não ser viável.
Tentaram emular PowerPC em máquinas Intel e nunca ficou 100%.O contrário, acredito que nem tentaram…(E nem sei se conseguiriam sem um hardware específico)
O que acontece é que há instruções que são otimizadas para dado trabalho, e isso pode tornar um processador imbatível num benchmark,programa ou tarefa.Veja alguns benches que são otimizados para máquinas Intel que simplesmente destrói algumas CPUs AMD, mesmo quando comparando uma maquina mais antiga da Intel.Nem sempre, é porque a CPU Intel é realmente melhor.
O processador Jaguar não é nenhum i7(para dizer a verdade, provavelmente tem o IPC menor que um Core2Duo), mas oferece um custoXbenefício atraente(baixo TDP, semi-HSA e GCN cores na GPU).
Nunca é demais lembrar que um sistema fechado, normalmente trabalhará melhor para uma tarefa específica(e sem a confusão de Drivers/DirectX).

A arquitetura é velha porque o projeto do PS4 é velho, de 4 anos atrás.

Rodrigo, em princípio, não.Mas já ouvi rumores que poderá haver compatibilidades com jogos do PS1 ao 3, provavelmente, estarão disponíveis para baixar online parar atrair usuários para a rede da Sony.[/quote]
Ah sim, eu vi isso também, a ideia é fazer streaming de jogos através do Gaikai. Mas isso é só uma promessa que eles (pelo que eu li) não tem nenhuma previsão ou algo do tipo.

“Stanley falou ainda sobre os indie games. “Com o PS3, o PS4 e o Vita, estamos querendo trazer o maior número de desenvolvedores indie, mas não anunciamos nada porque queremos focar no treinamento e desenvolvimento dessas empresas”,”

(especulação)

será que haverá ao menos 1 empresa 100% brasileira que participará de um treinamento assim ?

esse deve ser o problema que faz o brasil ser fraco no desenvolvimento de jogos para consoles.

alias, alguem conheçe 1 jogo para “Consoles”, que foi feito 100% por Brasileiros e fez sucesso ? pode ser qualquer console…

Acho que quando viram o sucesso estrondoso de Journey, caíram na real que jogos indie tem sim muito espaço, e embora gráficos sejam importantes, nunca irão se sobressair sobre a criatividade. A minha expectativa é uma abertura maior da plataforma para também podermos desenvolver.

Para consoles não conheço, mas para PC, sei do Stock Car www.game-stockcar.com.br/

duas perguntas…

quais serão os passos necessários para se criar jogos nesse novo ps4 ?
será que o ps4 suportará o c++11 ?

[quote=johnny quest]duas perguntas…

quais serão os passos necessários para se criar jogos nesse novo ps4 ?
será que o ps4 suportará o c++11 ?[/quote]

Ainda não temos essa resposta Johnny, pouco foi revelado sobre a arquitetura do ps4, tampouco sobre o Sistema Operacional (provavelmente uma customização do Linux) que vai rodar no console, ou sobre o kit de desenvolvimento. Talvez teremos essas informações apenas na E3, que acontecerá em junho.

Mas fiquei satisfeito com a conferência, a razão para se ter um console são os jogos, e nesse ponto mostraram o suficiente para gerar uma alta expectativa

Com 8GB de RAM que desculpa tem para forçar os desenvolvedores a usarem C++?

Se a Sony de fato quisesse ganhar os indies eles criariam algo como o XNA, usando C# mesmo ou alguma linguagem gerenciada. Com 8GB dá para rodar qualquer coisa lá, Java, Ruby, Python, etc.

Longino, acredito que o maior problema para adotarem Java ou C# em games hardcore não é o consumo de memória, mas sim performance. Isso fica claro no final de cada geração, onde o hardware é expremido ao máximo para se atingir resultados.