Galera baixei o novo netbeans, 6.9.1, e fui dar uma olhada no plugin de programação visual para o JavaFX e percebi que entre as abas existe agora “Projeto Atual - Classes Personalizadas” e como não me lembro de ter visto esta opção antes imaginei que seria algo do tipo que possibilitasse o desenvolvimento de uma Classe que extendesse de Node e aparecesse para ser utilizada como um componente na aba, mais me enganei pois fiz um teste simples em cima disso e nada aconteceu.
Alguem sabe a função dessa aba?
como utilizar a mesma?
Eu tinha percebido que todos os componentes do Netbeans tinham sido atualizados de x.y.z pra x.y.z+1 e o plugin do JavaFX Composer tinha sido alterado do 1.3 pra 1.4. Imaginei que veio novidade, mas até tinha esquecido de testar.
Rapaz, na versão 6.8 não tinha com certeza mais na 6.9 eu não sei se já tinham colocado e não encontrei nenhuma referência de como utilizar esta aba.
Qualquer informação posta ai.
É isso:
http://netbeans.org/kb/docs/javafx/fragments.html
Não uso o composer, mas a ferramenta está melhorando rapidamente!
Pelo que eu entendi, é mais ou menos o recurso Frames do Delphi. Interessante…
A Oracle tinha dito que pretendia investir pesado no JavaFX, não sei se já é mérito dela a evolução mais acelerada do plugin.
[quote=marcosalex]Pelo que eu entendi, é mais ou menos o recurso Frames do Delphi. Interessante…
A Oracle tinha dito que pretendia investir pesado no JavaFX, não sei se já é mérito dela a evolução mais acelerada do plugin.[/quote]
Esse JavaOne é vai ou racha para o JavaFX para ganhar os desenvolvedores do mundo Java. To acreditando no “vai” mais do que no “racha”
[quote=Jesuino Master][quote=marcosalex]Pelo que eu entendi, é mais ou menos o recurso Frames do Delphi. Interessante…
A Oracle tinha dito que pretendia investir pesado no JavaFX, não sei se já é mérito dela a evolução mais acelerada do plugin.[/quote]
Esse JavaOne é vai ou racha para o JavaFX para ganhar os desenvolvedores do mundo Java. To acreditando no “vai” mais do que no “racha” :)[/quote]
Eu tambem acredito nisso, mais tem que melhorar muito a questão de ferramenta, pois trabalho actionscript no flash e no flex e posso afirmar que a ferramenta faz toda a diferença no momento de desenvolvimento, pois perder tempo posicionando componente na tela não cabe mais no mundo atual.
quando estudei javafx adorei a linguagem e as possibilidades do binding e do trigger , mais a questão de ferramenta é o diferencial de utilizar num porjeto hoje em dia.
Se a Authoring Tool fosse lançada antes…
Ela tem que sair no JavaOne desse ano e acredito que vá. A Oracle está demonstrando a mesma no “busão” de Java.
Afamorim, eu tive a mesma experiência que você. Quase tirei a certificação Flash Lite…
[quote=afamorim][quote=Jesuino Master]
Esse JavaOne é vai ou racha para o JavaFX para ganhar os desenvolvedores do mundo Java. To acreditando no “vai” mais do que no “racha” :)[/quote]
Eu tambem acredito nisso, mais tem que melhorar muito a questão de ferramenta, pois trabalho actionscript no flash e no flex e posso afirmar que a ferramenta faz toda a diferença no momento de desenvolvimento, pois perder tempo posicionando componente na tela não cabe mais no mundo atual.
quando estudei javafx adorei a linguagem e as possibilidades do binding e do trigger , mais a questão de ferramenta é o diferencial de utilizar num porjeto hoje em dia.
[/quote]
Também acredito que uma boa ferramenta é um ponto muito forte pra popularização da tecnologia. Tanto que o Delphi e o Visual Studio só se popularizaram com isso. O plugin visual pro Netbeans vem evoluindo rápido, mesmo ainda estando bem atrás do Flash ele está na direçao certa.
Sem falar que melhor que o Swing pra trabalhar, o JavaFX já é.
É mais o pessoal da uns mole que não da para entender.
Digo isso por uma simples observação:
O que precisamos de forma básica para um sistema generico?
As ações básicas são, cadastro, consulta e remoção;
Ate hoje não tem um datagrid?
pelo amor de Deus o pessoal ta olhando da janela a banda passar.
como convenço uma equipe a mudar de tecnologia se o básico não é atendido.
nem parece que é a oracle que esta a frente do projeto.
Digo porque na equipe em que trabalho ouve uma mudança de tecnologia de desenvolvimento, queria apresentar o javafx, mais como se sugere algo que não oferece o básico das funcionalidades.
mais vamos que vamos, ainda acredito na tecnologia, não vejo a hora tb do javaone deste ano, pois esse é o momento!
[quote=afamorim]É mais o pessoal da uns mole que não da para entender.
Digo isso por uma simples observação:
O que precisamos de forma básica para um sistema generico?
As ações básicas são, cadastro, consulta e remoção;
Ate hoje não tem um datagrid?
pelo amor de Deus o pessoal ta olhando da janela a banda passar.
como convenço uma equipe a mudar de tecnologia se o básico não é atendido.
nem parece que é a oracle que esta a frente do projeto.
Digo porque na equipe em que trabalho ouve uma mudança de tecnologia de desenvolvimento, queria apresentar o javafx, mais como se sugere algo que não oferece o básico das funcionalidades.
mais vamos que vamos, ainda acredito na tecnologia, não vejo a hora tb do javaone deste ano, pois esse é o momento![/quote]
Isso é verdade. Se somos freelancers, nos viramos: criamos componentes, adaptamos… Mas não dá para propor isso em um lugar onde devemos trabalhar com mais pessoas, nem sempre as pessoas estão no mesmo ritmo/conhecimento que a gente…
Na 1.4 vai ter tableview ou algo semelhante. Não estou justificando a falha do JavaFX, mas são só 3 anos de tecnologia e com uma mudança de planos no meio do caminho, que foi de retirar os componentes SWING e exibir um warning quando usamos ele. De qualquer forma, se quiser ainda tem a TableView do Java Swing, podemos fazer um WRAP com ele…
O único componente que sinto falta dentre os principais é a grid mesmo. Os outros foram atendidos na versão 1.3, como os menus. Na falta, uso o componente Swing, que o JavaFX ainda permite justamente por essas necessidades. É o único componente Swing que precisei usar até agora nos projetos da empresa, de resto está 100% JavaFX, muito mais simples e rápido que a versão anterior do sistema, em Swing.
Portamos um projeto pequeno, é óbvio, pra testar a tecnologia.