Fala turma!
Seguinte, estou iniciando um novo projeto aqui na empresa, trata-se de um software de Gestão Comercial para diversos segmentos e como em todo o início de projeto logo de cara vêm os requisitos, então lá vão eles:
- Multiplataforma (essa é fácil)
- Indepêndencia de bancos de dados (essa tb)
- Rodar tanto em desktop quanto em browser (começou a complicar)
- Algumas funcionalidades acessarão diretamente o hardware (impressoras, hardlocks, etc…)
- Interface deve ser ergonômica e intuitiva (eles se espelharam muito em Delphi para definir este requisito)
- E por último, algumas telas são um tanto cheias de amarrações, pisca-piscas e outros babilaques… então preciso ter total controle do que vou desenvolver.
Pois bem, minhas primeiras pesquisas elegeram o Webwork para a parte que rodará na intranet dos clientes porém ainda tenho dúvidas sobre o desktop; Usar swing ou thinlet eis a questão… Até onde sei o thinlet é muito bom (obrigado), muito leve, muito bonito, muito fácil porém e se eu precisar (vou precisar) daquele campo que vem mascaradinho ou daquela grid que eu possa alterar diretamente os valores nela como fica?
Qto ao swing, já ouvi comentários que houveram melhorias no tiger mas ainda não testei… sei que ele é super robusto e dá pra fazer qq coisa com ele os únicos pontos que pecam são na performance e complexidade para escrever as GUI´s.
Para persistência não precisa nem dizer que é hibernate na cabeça, agora estou preocupado em deixar as coisas muito bem separadas seguindo o bom e velho MVC mas para isso vou ter que implementar 2 controladores distintos correto?
Amigos, está aberta a discussão e espero sair daqui com uma boa diretriz para meu projeto.
Ahhh já pesquisei praticamente todos os tópicos do fórum sobre o assunto e vejo que existem uma infinidade de soluções pré-moldadas pra cada caso porém gostaria que esse projeto fosse um padrão para os demais, ou seja, num sei se é legal ficar garimpando dezenas que frameworks para atenter 1 ou 2 requisitos toda vez que começar algo e também ficar toda hora refatorando códigos EOF neh.
Baita abraço!!!