[quote=danieldestro]Eu sei que já tem gente fazendo plugin do Thinlet para o NetBeans.
E sobre decorar o nome dos componentes do XML, eu não entendí direito. Se for os nomes das tags, é o mesmo que saber HTML. E sobre os nomes de cada componente na tela, para mim, é o mesmo que saber o nome dos objetos declarados no código. Não é?[/quote]
Olá Daniel!
Por exemplo… se no swing vc cria um JButton button = new JButton(); com a ajuda co eclipse ou um outro IDE de sua preferência, é só vc dar um ctrl + space e aparece uma listinha para vc visualizar rapidinho…
Mas no caso do thinlet, eu concordo que é como vc declarar nome de variáveis, mas o chato é que dá muito trabalho fazer isso aqui
Object o = meuForm.find("minhaTab");
no exemplo acima, “minhaTab” é uma string com o mesmo nome do componente no arquivo xml , que seria um componente tabbedPane, onde o atributo name possui o nome “minhaTab”…
Enquanto eu brincava, eu tinha que toda hora ficar alternando entre o código java, e o código xml.
Um problema deste tipo de abordagem, na minha opinião, seria o fato de que quando usamos thinlet, quando utilizarmos o nome de um componente errado, teremos uma exceção durante o runtime da aplicação, enquanto no caso do swing a exceção (ou erro) já será acusado na compilação.
Esse é o principal fator pelo qual mesmo para aplicações simples eu prefira Swing, apesar de thinlet ser mais interessante!!
Abraços!
Thiago