NSA é capaz de quebrar os tipos mais comuns de privacidade na internet

[quote=michel79][quote=alcionj][quote=Luiz Augusto Prado][quote=drsmachado]Não quer ser espionado? Jogue agora teu celular fora. Esqueça a internet, desligue-se de todas as formas de comunicação em rede, incluindo TV a cabo/satélite.
Pronto, jamais será monitorado, espionado. Ou você acha que há algum interesse em espionar a tribo de índios isolados no meio da selva amazônica?[/quote]

Nada haver…
Não é pela questão de ter algo criminoso à esconder.
A questão é saber se quem está por trás da espionagem merece nossa confiança.
O trabalho de milhões de pessoas está em jogo. Como as dificuldades criadas, por exemplo, ao inventor do Bina.
Da forma como foram as denuncias, poderíamos saber então por que não colaboraram com a solução e denuncia de criminosos como maus empresários e políticos que confiam em tais sistemas?
Existem limites que não devem ser cruzados.
Se cada home-broker pudesse ser monitorado… O que poderiamos fazer com tal conhecimento?
Não é justo nem moral que apenas um grupo tenha esse poder. [/quote]

Você (todos nós) não tem que achar nada;
Não foram nossos esforços intelectuais e financeiros que custearam sua criação;
Não quer ser espionado, ao invés de investir em festa do bacanal em fevereiro/março comesse a investir em tecnologia.
Fiquei revoltado vendo a reportagem da Dilma chorando por causa da espionagem … olha que vergonha!, não tem a menor noção do que se trata, não investe na sua própria segurança e cobra de nações desenvolvidas no G20 alguma atitude.

Pessoal, vamos parar de choradeira, ou invistam em tecnologia e segurança (cobrando para que seus representantes façam isso) ou larguem seu gadgets e voltem para o século XIX.

[/quote]

Cara, a questão é muito maior que: “façam update dos seus antivírus e dos seus firewalls” ou “não quer ser espionado, não use celular”. Você nem precisaria escrever isso, porque todos basicamente sabem o que fazer. A questão é que o Estado, que tem como uma das suas fundações o zelo aos direitos individuais dos cidadãos que são representados pelo próprio poder estatal, está agindo pelas costas de todos.

Você percebe que estamos sujeitos a critérios subjetivos que definam teóricos “interesses de segurança nacional” para justificar bisbilhotagem? Que essa espionagem não visa apenas terrorismo, mas também comércio? Ou seja, tem governo que espiona pra atravessar negociações entre países, pra favorecer suas empresas em detrimento de outras que podem quebrar (já que elas não têm acesso a essas informações privilegiadas).

A coisa é muito mais do que usar/não usar gadget ou investir em pesquisa pra dificultar espionagem. É um nível acima ainda.[/quote]

Você não entendeu o que eu disse, eu não falei em “façam update dos seus antivírus e dos seus firewalls”, me referi no estado, o estado não deveria ficar chorando pela sua incompetência.

Acabei de ver no jornal que a Dilma vai esperar até quarta-feira uma explicação do Obama sobre a espionagem …
comédia! nem vou comentar, estou com vergonha alheia.

vc tem uma forma estranha de medir competencia, mas vamos só dar um exemplo disso:

Centenas de sites que entramos, nos pedem cadastros e senhas. Tem uma base enorme de dados nossos nas mãos de empresas, impossível reverter isso. O próprio GUJ não permite sequer excluir uma postagem antiga, no máximo alterar.

Agora, não é porque sempre vai existir espionagem que não podemos nos indignar nem discutir formas de impedir ou dificultar. Fosse assim, não vamos protestar contra a corrupção no país nem nos partidos, porque isso é mais antigo no mundo do que a espionagem e sempre vai existir. Vamos cruzar os braços e deixar o governo levar 40% do que ganhamos sem trazer uma contrapartida proporcional.

É justamente com a indignação e cobrança da sociedade que as coisas evoluem, mesmo no Brasil o serviço publico vem melhorando graças ao maior acesso à informação que temos hoje.

Sinceramente? Nem me abalo. Quem já leu um pouco do Fortaleza Digital do Dan Brown vai ver que aquilo já era posto como questionável desde aquele tempo. Pra quem se interessar pelo livro, lá vai um pouco da sinopse:

A NSA cria um supercomputador capaz de quebrar qualquer código e decifrar mensagens criptografadas no intuito de “proteger” a America contra ataques terroristas.
Um hacker japônes é contratado para trabalhar na agência e assim que descobre sobre esse supercomputador e que os segredos que as pessoas compartilham já não são mais um segredo, decide criar um algoritmo que torna qualquer código indecifrável, assim o supercomputador não conseguirá nunca achar a chave que decodificará as mensagens que são interceptadas pela agência.

Não é um pouco familiar?
É um excelente livro Quem tiver interesse recomendo a leitura, mas o que tá acontecendo hoje nos EUA com relação ao Brasil nada mais é do que esse retrato, que, propositalmente, ou não, é mencionado com muita clareza nesse livro do Dan Brown

vaaamos lá:

o NSA não quebra nenhuma criptografia, eles usam de meios politicos para tal, para que se esforçar e gastar bilhoes para tentar quebrar uma senha enquanto por poder político pode-se forçar as empresas a darem suas chaves para ela ? ou até mesmo forçar ISP a desvir o tráfico de certos IPs de modo que passe no servidor deles fazendo um MIM.

os métodos tecnológicos são seguros, quem os aplica são quem não garante a segurança é a mesma questão de usuário, cria uma senha de 10 caracteres e deixa ele impresso e cima da mesa …

Isto é uma forma de engenharia social, melhor denominada engenharia politicia …

Parabéns Ex.ma presidente Dilma! Expressou não só o que o povo brasileiro deseja, mas também o mundo todo:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/09/dilma-diz-na-onu-que-espionagem-fere-soberania-e-direito-internacional.html

Não teríamos tanto problema em compartilhar informações se houvesse reciprocidade.
Não conhecia este site, mas achei interessante. é confiavel? quem já conhecia? interesses sobre o conhecimento do petróleo:
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/12364/Interesse-dos-EUA-na-Petrobras-iria-alem-da-tecnologia/

Um bom alvo… no coração dos interesse dos senhores das armas:

sugestão do dejeto humano de tomar o petroleo iraquiano:
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1247101-a-solucao-de-trump-para-os-eua-tomar-o-petroleo-iraquiano.shtml

O mesmo dejeto humano que “sugeriu” invadir o Iraque em nome do petróleo tem propriedades no Brasil:

Compraría qualquer equipamento de tecnologia desconhecida a nós, desde que essa tecnologia não lide com informações.

Brasil deveria começar a investir pesado na produção de games para simulações.
É possível criar um console de game (barato para o povo brasileiro) com conexão com a internete e que armazenassem em servidores as melhores estratégias de ações para vários âmbitos?

Correios quer acelerar proposta de criar email nacional.

Correios?

Agora estou seguro!

O Facebook foi criado por um carinha, o google por dois. Então é possível que o Correios com todo recurso que dispõe possa contratar 10 zuckbergs se for o caso (o que por si só já resultaria em uma economia de 1/10 do tempo necessário para concluir o projeto). Mal posso esperar pelo email nacional.

[quote=Rodrigo.Rocha]Correios quer acelerar proposta de criar email nacional.

http://oglobo.globo.com/pais/correios-estudam-acelerar-proposta-de-mail-seguro-nacional-9796943[/quote]

se a geração das chaves publicas e privadas e as criptografia e descriptografia não puderem ser realizadas apenas no computador dos usuários, não vai adiantar nada. Será o mesmo que sair da frigideira pra cair no fogo.

[quote=Luiz Augusto Prado]
se a geração das chaves publicas e privadas e as criptografia e descriptografia não puderem ser realizadas apenas no computador dos usuários, não vai adiantar nada. Será o mesmo que sair da frigideira pra cair no fogo. [/quote]

Por que você não confiaria suas chaves ao governo?

[quote=Rodrigo.Rocha][quote=Luiz Augusto Prado]
se a geração das chaves publicas e privadas e as criptografia e descriptografia não puderem ser realizadas apenas no computador dos usuários, não vai adiantar nada. Será o mesmo que sair da frigideira pra cair no fogo. [/quote]

Por que você não confiaria suas chaves ao governo?[/quote]

Porque nossos governos são formados por pessoas.
Sabemos que algumas pessoas no governo erram de propósito.

Temos que apresentar, por direito, uma forma das pessoas se protegerem dos que querem se aproveitar dos aparatos do estado para o benefício próprio. funcionarios podem se corromper. Os funcionários de todos os poderes devem ser imparciais. Neste caso, dar suporte a um sistema de email onde os eventos de criptografia e descriptografia sejam invisíveis à eles mesmos.

Eu como empresário, se vivemos em um mundo de “patentes” e “concorrentes que podem ou não ser desleais”, iria precisar de garantias.

Bom, se com toda essa bagunça o governo melhorar alguma coisa na segurança digital, já vai ter valido a pena.

Eu já acho que só vai valer a pena se for feito algo que seja realmente seguro.

Esse pensamento de “pelo menos fez alguma coisa” tem que acabar. É por causa desse tipo de idéia que passamos por tanta burocracia. Os processos aqui são tão burocráticos pois quando tiveram de ser “informatizados” não foram feitos da melhor forma. Não se pensou na escalabilidade, no aumento da demanda no decorrer dos anos.

Se é pra fazer, que faça bem feito!

Se nossos cientistas cruzarem os braços, a bagunça acaba.
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/cientistas_calados_frente_espionagem_cibernetica.html

A bola da vez:
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/cientistas_americanos_impedidos_de__trabalhar.html

Eu já acho que só vai valer a pena se for feito algo que seja realmente seguro.

Esse pensamento de “pelo menos fez alguma coisa” tem que acabar. É por causa desse tipo de idéia que passamos por tanta burocracia. Os processos aqui são tão burocráticos pois quando tiveram de ser “informatizados” não foram feitos da melhor forma. Não se pensou na escalabilidade, no aumento da demanda no decorrer dos anos.

Se é pra fazer, que faça bem feito![/quote]

Tudo que é complexo evolui em pequenos passos. A chave pra chegar às grandes vitórias é comemorar as pequenas conquistas, amigo. No mundo inteiro e na história da humanidade sempre foi assim. O que tem de acabar é a mania do brasileiro de se não for 100% o primeiro, tem de ficar parado xingando muito no twitter e de braços cruzados na poltrona.