[quote=michel79][quote=alcionj][quote=Luiz Augusto Prado][quote=drsmachado]Não quer ser espionado? Jogue agora teu celular fora. Esqueça a internet, desligue-se de todas as formas de comunicação em rede, incluindo TV a cabo/satélite.
Pronto, jamais será monitorado, espionado. Ou você acha que há algum interesse em espionar a tribo de índios isolados no meio da selva amazônica?[/quote]
Nada haver…
Não é pela questão de ter algo criminoso à esconder.
A questão é saber se quem está por trás da espionagem merece nossa confiança.
O trabalho de milhões de pessoas está em jogo. Como as dificuldades criadas, por exemplo, ao inventor do Bina.
Da forma como foram as denuncias, poderíamos saber então por que não colaboraram com a solução e denuncia de criminosos como maus empresários e políticos que confiam em tais sistemas?
Existem limites que não devem ser cruzados.
Se cada home-broker pudesse ser monitorado… O que poderiamos fazer com tal conhecimento?
Não é justo nem moral que apenas um grupo tenha esse poder. [/quote]
Você (todos nós) não tem que achar nada;
Não foram nossos esforços intelectuais e financeiros que custearam sua criação;
Não quer ser espionado, ao invés de investir em festa do bacanal em fevereiro/março comesse a investir em tecnologia.
Fiquei revoltado vendo a reportagem da Dilma chorando por causa da espionagem … olha que vergonha!, não tem a menor noção do que se trata, não investe na sua própria segurança e cobra de nações desenvolvidas no G20 alguma atitude.
Pessoal, vamos parar de choradeira, ou invistam em tecnologia e segurança (cobrando para que seus representantes façam isso) ou larguem seu gadgets e voltem para o século XIX.
[/quote]
Cara, a questão é muito maior que: “façam update dos seus antivírus e dos seus firewalls” ou “não quer ser espionado, não use celular”. Você nem precisaria escrever isso, porque todos basicamente sabem o que fazer. A questão é que o Estado, que tem como uma das suas fundações o zelo aos direitos individuais dos cidadãos que são representados pelo próprio poder estatal, está agindo pelas costas de todos.
Você percebe que estamos sujeitos a critérios subjetivos que definam teóricos “interesses de segurança nacional” para justificar bisbilhotagem? Que essa espionagem não visa apenas terrorismo, mas também comércio? Ou seja, tem governo que espiona pra atravessar negociações entre países, pra favorecer suas empresas em detrimento de outras que podem quebrar (já que elas não têm acesso a essas informações privilegiadas).
A coisa é muito mais do que usar/não usar gadget ou investir em pesquisa pra dificultar espionagem. É um nível acima ainda.[/quote]
A questão é que o Brasil é muito atrasado em tecnologia.
Alguns dias atrás li uma entrevista com um responsável pela segurança das comunicações do povo lá de Brasília. E o colega comentou que a nossa ilustre presidente se recusou a utilizar o aparelho celular especial que foi ofertado a ela.
Comentou também que muitos diálogos por telefone, de assuntos estratégicos com Ministros, Senadores e Deputados, eram feitos em linhas telefônicos comuns, sem nenhum tipo de segurança.
E aí, como faz? A História nos mostra que independente dos pactos feitos entre nações, já aconteceram diversos casos de traição.
Não vou entrar no mérito da veracidade destes fatos, até porque não lembro de onde tirei essa informação, mas pelo estado dos fatos eu não duvido dessas declarações…
Temos que nos precaver tomando medidas de segurança. O que colega quis salientar é que não adiantar ficar chorando agora, sendo que existem recursos para ao menos tentar se defender.