Essa pergunta sempre me assolou, e eu nunca soube a resposta: Quantos usuarios simultaneos numa aplicação JSF podem estar conectados em um Tomcat ou JBoss? Esses dias deu um null pointer exception no submarino e então descobri que ele é feito em java com jsf, eu assumo que exista bastante trafego lá, possívelmente eles façam os esquemas de distribuição que eu não intendo mas em fim…
Se o submarino estivesse em um Tomcat quantos usuarios ele aguentaria sem explodir? E num JBoss AS?
Obrigado!
Israel
Isso depende do hardware e não da API…
Rezava a lenda que o JBoss era mais capaz de gerenciar transações quando combado com o EJB. Mas em fim… e quanto a um computador normal? Core 2 Duo E4400 2GB RAM?
Ok, não respondi completamente a pergunta.
Uma aplicação irá comportar quantos usuários o hardware aguentar, mas o quanto de hardware (memória e processamento) é “gasto” depende da aplicação.
Se vc guarda objetos de 100k na sessão o gasto por usuário é um, caso vc guarde objetos de 2Mb, o gasto é outro.
Portanto acho que ninguem conseguirá responder sua questão sem fazer um teste de carga dessa mesma aplicação com o mesmo hardware, qualquer coisa que vir que não seja feita dessa maneira vai ser um chute.
Sugiro um teste com o JMeter nesse seu hardware com sua aplicação e vá aumentando o número de conexões até cair…
:thumbup:
Hmm sim intendo. Mas então redireciono minha pergunta para quem já desenvolveu algo com vários acessos, com “peso” moderado e quantos acessos eram feitos no hardware X. Era só pra ter uma idéia mesmo. Não precisa ser 100% apurado.