Nunca é tarde para aprender, não é?

Olá,

Sempre tive algumas dúvidazinhas bem básicas sobre Java mas nunca tive coragem de perguntar pra alguém pessoalmente, então aqui vai:

• O que são exatamente as APIs (não vale dizer que é application program interface). Pra mim são aquelas interfaces que são implementadas pelas classes java, estou correto? :roll:

• O que são exatamente as bibliotecas de programação? São os .jar utilizados por uma aplicação ou são mais que isso?

• Qual a diferença entre argumentos e parametros, sempre faço muita confusão entre os dois e até hoje não sei diferenciar direito.

Bem, por enquanto são essas 3, talvez eu lembre de mais algumas.

Obrigado e sintan-se livres pra xingar :lol:,

Fischer

vc esta no lugar certo! :slight_smile:

[quote=“Fischer”]- O que são exatamente as APIs (não vale dizer que é application program interface). Pra mim são aquelas interfaces que são implementadas pelas classes java, estou correto? :roll:
[/quote]
tu pode ver a API como as bibliotecas default do java, por ex, a API do J2SE são todas as classes q tu pode importar do J2SE pra serem usadas, por ex, java.sql, java.util, java.text… são os pacotes q tu importa…

[quote=“Fischer”]- O que são exatamente as bibliotecas de programação? São os .jar utilizados por uma aplicação ou são mais que isso?
[/quote]
Exato, é no Jar q se encontra a API :slight_smile:

[quote=“Fischer”]- Qual a diferença entre argumentos e parametros, sempre faço muita confusão entre os dois e até hoje não sei diferenciar direito.
[/quote]
não há diferença no meu ponto de vista, se eu tenho um método doStuff( int x ), ele tem um parametro inteiro “x” declarado pra receber, ou… recebe um argumento inteiro “x”… é a mesma coisa :slight_smile:

Eae

:arrow: API :arrow: definição de métodos de comunicação no qual são desenvolvidos uma formatação( Interface ) [ forma de comunicação | comunicação com um determinado programa, ou conjunto de funcionalidades | definição dos métodos de comunicação para recebimento/retorno de dados]
( Programa ) funcionalidades oferecidas [ serviço oferecido pelo programa ]

ex.: API de desenvolvimento gráfico 3D, manipulação de PDF, manipulação de imagens, contrução de gráficos, geração de relatórios, etc…

• uma aplicação visual gráfico
  • programa de renderização( classes voltadas para esse propósito )
  • interface ( definição dos métodos de comunicação )

:!: efim minha compreenção é de que uma API é uma funcionalidade, na qual se vc for programar , vc irá definir classes para oferecer que compõem um conjunto de funcionalidades( programa ), aplicados a algum fim, com uma definição de métodos para acessar as funcionalidades dessas classes.

:arrow: Bibliotecas :arrow: Conjunto de API´s, onde geralmente cada api é encapsulada em e distribuida em um jar, onde a biblioteca é composta por um conjunto de jar´s, ou pode ser um jar que internamente possui um conjunto de API´s, a qual se usa como base para desenvolver um aplicativo, ou uma nova API para disponibilizar alguma facilidade.

:arrow: Parametros :arrow: dados|informações recebidas por um método | classe | programa, para serem manipulados gerando respostas.

:arrow: Argumentos :arrow: informaçóes que um método | classe | programa, recebeu como parametro, dados|informações que serão manipuladas

ex simples:
método de soma onde ele recebe como parametro 2 números inteiros ,
onde os argumentos para realização do calculo de soma são duas informações | dados do tipo inteiro

Argumentos e Parametros são meio que parecidos em um conceito geral, onde tratam de informações | dados que serão manipulados por algo
oq diferencia é o emprego das palavras, quando vc for se referir a informações que serão repassadas para um método | classe | programa essas informações | dados são nomenclaturados de Parametros e quando vc está se referindo as dados que foram recebidos expressando sobre oq foi recebido como parametros as mesmas informações | dados são nomenclaturados de Argumentos para realizar algo.

:!: isso é uma visão pessoal a respeito do assunto, da forma como eu compreendo :!:

se alguem tiver outras definições, manda ai :wink:

[]´s

Matheus e AnjoSupremo,

Fiquei em dúvidas ainda na definição de API e Bibliotecas. O Matheus falou que uma API é um conjunto de bibliotecas que definem alguma(s) funcionalidade(s) a ser(em) utilizada(s) em aplicativos, e que essas bibliotecas vem em arquivos .jar, ou seja, um conjunto de .jar definem uma API, certo?
Já o amigo anjo supremo definiu o contrário, que as bibliotecas são conjunto de APIs e que cada API vem em um arquivo .jar, ou seja, um conjunto de .jars definem uma biblioteca.

Afinal de contas, uma API é um conjunto de bibliotecas (arquivos .jar) ou é uma biblioteca que é um conjunto de APIs(arquivos.jar)?

Obrigado,

Fischer

Cara.

pensa assim:

API é um conjunto de unidades de programa prontas (classes e interfaces em java por exemplo) que servem para que tu possas interagir de forma mais fácil com a linguagem., sem ter que reinventar a roda.

Estes conjuntos de unidade de programa residem em bibliotecas divididas por funcionalidade como (Basicas, graficos, internacionalização, acesso a dados, etc) . Estas seriam por exemplo (rt.jar, chart.jar, i18n.jar, jdbc.jar) respectivamente.

Existem outras bibliotecas que servem para gráficos por exemplo?? Sim existem… tu vai escolher qual a que tu vai utilizar na API da tua aplicação.

Pelas idéia do Matheus e no Anjo, vou mair pela primeira que a API é formada por algumas bibliotecas, afinal ela é a interface de programação da tua aplicação. Se fosse o contrário, a tua aplicação usaria várias APIs, e creio que isso não á comum, afinal uma aplicação possui uma interface de programação (programas que te ajudam a não reinventar a roda).

[]s

Douglas Falcão.
Expresso Mercúrio

Uma API é a interface exposta por um sistema.

Se você construir um sistema para, digamos, bilhetar tickets aéreos, e uma interface para que outras pessoas pluguem seus programas nele, isso é sua API.

Um bom exemplo é a API do Google: http://www.google.com/apis/

Elas são uma interface para interagir com o site.

Uma biblioteca é um conjunto de componentes (classes, no caso) já prontos para serem reutilizados. Geralemnte é pré-compilado e pode vir em um Jar.

Uma biblitoeca poder expõe uma API para uso de seus componentes, por exemplo a API do servlet, que te dá vários métodos e objetos, mas não todos (alguns são internos à biblioteca).

Um método recebe argumetnos e passa parâmetros, mas isso é meio que deprecated hoje em dia, se consideram sinônimos nos meios mais nos meios mais normais (não fale isso para um catedrático!).

[]s