Nunca ninguem usou algum mecanismo eficiente para proteger o codigo fonte em java?

Pessoal quero saber o que voces usam para proteger o codigo fonte, em java no ambiente de produção no cliente (web ou stand alone).

os obfuscadores não acho que são muito praticos, mas gostaria de ouvir a vossa experiencia.??
gostaria de saber de todo o tipo de proteção que ja tenhem usado

Achu que usou esse topico igual

http://www.guj.com.br/posts/list/216165.java

Sulito, não existe “mecanismo eficiente” para proteger qualquer espécie de código-fonte, seja ele Java, C, ou qualquer outra coisa do tipo. Prova disso é um amigo meu que reverte programas feitos em qualquer linguagem para linguagem de máquina, altera a linguagem e compila de volta. Isso é fácil de fazer? Não, nem um pouco. Seres humanos “normais” não conseguem fazer isso (eu, por exemplo, não consigo). Assim como seres humanos “normais” não conseguem ler um código ofuscado. Portanto, não encane com isso. Se seu cliente consegue pagar alguém para ler código ofuscado, ele consegue te pagar para fazer o que quer que seja que ele queira fazer com o sistema.

[]´s

[quote=lokit"s]Achu que usou esse topico igual

http://www.guj.com.br/posts/list/216165.java[/quote]
tens toda a razão, esta mesmo duplicado, é que eu naquele topico nao consegui os efeitos desejados, por isso abri outro, e ja tinha me esquecido daquele topico, acho que podem deletar este topico.

bom achu otimo …seria bom msm ter um mecanismo assim!!!

os caras iriam copiar , mas tbm se o cara saber mexer neh…rsrsr

seria sacanagem pura!!!

A diferença é que é extremamente complexo reverter um código compilado em C ou C++, enquanto é relativamente fácil reverter um código Java, mesmo que ofuscado. As IDEs ajudam muito na reversão e a estrutura básica das classes é 100% mantida. Classes do próprio Java não são ofuscadas, e é relativamente fácil ter uma noção do que o código está fazendo.

Agora, concordo com sua mensagem geral. Dificilmente alguém irá ler um código fonte, mesmo que ele seja distribuído junto com a aplicação, com toda documentação necessária para entendê-lo. Se o código estiver compilado, poucos se arriscarão em sequer descompila-lo. E, se estiver ofuscado, só alguém muito mal intencionado irá tentar reverte-lo.

Uma solução que talvez possa atender isto seja alem de ofuscar o código criar alguma coisa que espire o programa de tempos em tempos ou talvez um Hardlock? Ja que isto implica em ninguem ou quase ninguem utilizar o codigo.

Qualquer um que possa reverter o código fonte, pode fazer um “bypass” no hardlock.

Como eu falei no outro tópico: Outra forma de “se proteger” chama-se licenciamento aberto: LGPL, Creative Commons, etc… ou seja, pare de encanar com isso e deixa fuçarem à vontade. Aliás, manda junto o código para seus clientes.

Qualquer um que possa reverter o código fonte, pode fazer um “bypass” no hardlock.

Como eu falei no outro tópico: Outra forma de “se proteger” chama-se licenciamento aberto: LGPL, Creative Commons, etc… ou seja, pare de encanar com isso e deixa fuçarem à vontade. Aliás, manda junto o código para seus clientes.
[/quote]
Ilustre eu entendo as tuas razoes, mas, as realidades são muito diferentes, mas pronto, vou tentar me preocupar menos com este pormenor

Para proteger o seu software registre-o no IMPI. Ai sim será seuuuu!!, se alguem ‘chupinhar’ seu código vc tem como comprovar que é seu…

ok, vou pesquisar, mas nao sei se isso funciona para angolanos (IMP)