Rapaz, depois que o Fleury falou que tinha numseiquantos % do Tomcat e
Hibernate, falo nada … :roll:
Não sei quem tá pior no mundo do Software LIvre: Ximian ou JBoss Group…
[]s
E o que a Ximian tá fazendo de errado, Phillip, que mal lhe pergunte?
Opinião pessoal, mas não sou o único
http://www.jroller.com/page/pcalcado/20040414#ximian_the_open_sourced_m
[]s
Eles estao implementando ferramentas compativeis com as existentes no mundo Windows para acirrar a competicao. Digno de aplausos, se vc me pergunta… agora, compara isso com o que o pessoal do JBoss fez, e vc esta viajando na maionese
Concordo com a idéia de que portar ferramentas úteis e muito boas do Windows para o Gnome não seja ruim. Porém, a Ximian é do mesmo carinha que já disse que as práticas da Microsoft são para lá de válidas e que é inútil tentar competir contra ela. Por estas e por outras que o Icaza está na minha listinha de pessoas que deveriam ter a pele arrancadas do seu corpo com uma faca de manteiga :lol:
Cv,
Os dois grupos estão promovendo uma verdadeira bagunça e se escondendo como Open-Source. Ambos têm seus méritos, mas as coisas estão indo para um caminho meio doido…
A Ximian implementa um messenger que só é compatível com o MSN [porra, existem CENTENAS de messengers que são compatíveis com tudo quanto é protocolo, só o da XImian/Gnome não, incompetência técnica eu sei que não é, o que seria?], um cliente de e-mail muito do safado que é a cara do Outlook [que, infelizmente, é padrão para e-mail no Linux onde trabalho], mas este aí até cabe no quesito de ‘migração facilitada’, apesar de quebrar a maior crítica do Gnome ao KDE no passado: reinventar a roda [o Mozilla tem ótimos clientes de e-mail, e livres também], e o Mono, que dispensa comentários.
Assim como o JBoss Group proporciona um AS livre, que pode não ser a maior das maravilhas mas funciona, a Ximian proporciona o Gnome, que é um colírio [opinião de usuário de KDE: o Gnome é muito mais bonito] e outras ferramentas e APIs.
O ponto é que estes dois grupos estão tendo uma política um tanto quanto distante da ‘filosofia livre’ que pregam.
Como falei, é opinião pessoal. Estou convencido que o Icaza tá fumando algo muito forte, que tanto pode ser um cigarrinho do capeta quanto uma grana forte de interessados em rpeparar terreno no mundinho OSS. O Fleury sempre foi o rei das frases feitas e bizarrices, mas tá mostrando um ‘excesso de mercantilismo’. Note que está entre aspas [plicas, na verdade ]. Não sou contra capitalismo, mas sou a favor da ética :). Este é meu grande ponto contra Redmond [software ruim por si só, a IBM/Lotus produz o Notes e nem por isso sou contra eles
].
Bom, ja respeitando a tua opiniao pessoal, e dando a minha, o Evolution eh um puta dum programa bom, e tirando o filtro de spam do thunderbird, ele da um pau na ferramenta do mozilla.
Queira ou nao, o pessoal da Ximian desenvolve muita coisa boa pra fazer o pessoal a usar Linux.
Rafael
[quote=“Rafael Steil”]Bom, ja respeitando a tua opiniao pessoal, e dando a minha, o Evolution eh um puta dum programa bom, e tirando o filtro de spam do thunderbird, ele da um pau na ferramenta do mozilla.
[/quote]
Ok, também tem gente que gosta do Domino
Eu não questionei isso, aliás pelo contrário. Agora, me diz:
:arrow: Em que o Mono vai ajudar o Linux a lutar contra o Longhorn?
:arrow: Por qeu a droga do IM só suporta o protocolo do MSN, que todos sabem que muda a cada 2.5 meses só pra se livrar dos ‘clones’ [o pessoal do Kopete que sofre…]?
[]s
Bom, eu nao me importo com o messenger do gnome… por mim ele pode evaporar… se ele nao suporta o que eu quero, simplesmente nao uso. O Icaza, sendo grande partidario de coisas da ms, deve estar com alguma ideia maluca de “nao vamos suporar outros protocolos afim de fazer todo mundo usar msn”
Assim como muita gente, ele tmb nao gosta de Java, assim como ha muita gente que nao gosta de .net Fazer o que? A plataforma desktop do Java nunca provou ser algo bom, e a muito pouco tempo esta tendo uma mobilizacao maior nesse sentido. A Sun falhou muito na arquitetura e escolhas dela no passado, e esta pagando um belo preco por isso.
Rafael
Sinceramente, eu não me importaria se a Ximian estivesse criando um Super-Ultra-Python, Top-Top-Pascal, Linguagem (C++)++ ou qualquer outra coisa não-java. A questão aqui nem envolve Java tanto.
O ponto é que enquanto os primatas brincam de engenharia reversa com as cosias da Micro$oft [boa brincadeira, mas deveria ter parado na brincadeira…], estão ajduando a Microsft a vender mais e mais seus produtos.
Java pode não ser nenhum exemplo de perfeição, mas dotNOT também não é. Icaza e seu grupo têm tendência à coisas da Microsoft, isto está muito claro. Não é ‘não gostar de Java’, mas sim estar ajudando o monopólio de software a continuar do jeito qeu sempre foi.
Haviam clones do DOS, a M$ matou todos. O OS/2 mórrrrreu… enquanto programadores Linux aprendem C# para programar no Mono, a Microsoft lança o longhorn. Quando a CLR totalmente acoplada do Longhorn, além de todos os outros recursos focados em tecnologia !Net, aparecerem, onde essa massa que rodava sitezinhos ASP.Net no Linux vai parar? Você acha que uma CLR clone vai poder competir?
Acho que nunca vi um programador Linux migrar para Windows, no máximo tem que aprender um VB para um projeto ou outro. Se os programadores de hoje começarem a aprender tecnologia Microsoft, amanhã eles migrarão em peso para o Longhorn. É isso que Redmond quer.
A M$ é DONA do dotNet, não importa o que digam. Não, ela não vai acabar com a brincadeira do pessoal do Mono, para que? Eles estão evangelizando para tecnologia Microsoft! Deixa eles lá…hoje [creio] um Mono consegue competir com o .Net Framework em Windows. Amanhã, com o Longhorn, não tem competição. WinFS, CLR embutida, XAML, Avalon… tudo tende ao Longhorn. Essa é a grande sacada do monopólio.
Cena linda: Um programador trabalhando na sua estação Linux, se comunicando pelo MSN no GnomeMeeting, trocando e-mail com o Evolution e programando em C#. Se você formatar o HD dele amanhã e instalar Windows, ele não vai nem perceber a diferença, já está acostumado com o mundo Microsoft…
Ainda bem que o Mono não tem tido uma aceitação muito boa.
[]s
Quem fala mal do Icaza, se esquece que ele provavelmente fez mais bem pela comunidade de SL que aqueles que xiam vão fazer durante a vida toda.
No mundo do SL não existe tecnologias impostas, a comunidade que escolhe, se vc ODEIA o mono e acha que é um erro que ele seja considerado no futuro do GNOME, vá atraz de ajudar outro projeto que possa dar 1 solução melhor. Caso contrario, não reclame, pq aposto que em alguns anos vai estar usando um aplicativo escrito em C# sem reclamar, isso se o mono vingar.
Ninguem lembra que a Ximian é uma das maiores empresas OS para desktop, basta olhar os quadros de desenvolvedores dos principais softwares para um desktop gnome: evolution, open office, gnome, etc…
Se o mono der errado, o máximo que vai acontecer é a Ximian ir pro vinagre, todas contribuições vão continuar lá e sendo usadas por voces.
[quote=“louds”]Quem fala mal do Icaza, se esquece que ele provavelmente fez mais bem pela comunidade de SL que aqueles que xiam vão fazer durante a vida toda.
[/quote]
Essa é a questão: o que deu no Icaza de uns tempos pra cá? Odiar java ou uma outra tecnologia qualquer é uma coisa, abraçar o monopólio abertamente [muito bem lembrado pelo Daniel: “Não podemos competir contra a Microsoft”, eu tenho essa apresentação aqui] é outra.
Como havia mencionado [várias vezes, aliás]: esta é a minha opinião. E não estou sozinho. O próprio projeto Gnome está rachado ao meio com esta coisa de mono no seu core.
Estou fazendo isto de ajudar outro projeto, aliás estamos todos quando programamos em Java, uma plataforma “mais ou menos” livre, mas que não te obriga a comprar do fornecedor X.
Alguns anos? Não seria tão pessimista [ou otimista]: ainda não usei diretamente [o Orkut tem C#, talvez], mas creio que em muito breve estarei usando. Assim como tenho que usar aplicações em MFC. E isto não depende do Mono vingar.
Voltando ao tópico: o JBoss tem gente do Hibernate, Tomcat, etc. trabalhando para eles. Isso tira as merdas que fizeram?
[quote=“louds”]
Se o mono der errado, o máximo que vai acontecer é a Ximian ir pro vinagre, todas contribuições vão continuar lá e sendo usadas por voces.[/quote]
Contribuições. Eu programaria em .Net tranquilamente se fosse necessário, assim como faço DLL em VB e C++ até hoje quando preciso. Ok, poderia utilizar produtos de um eventual ‘falecido’ Mono se programando em .net.
O ponto é: em que isto ajuda a comunidade? Em que isto ajuda qualquer um que não à Microsoft?
Se o Mono [e o dotGNU] furarem, quem iria reutilizar software destas contribuições se não estivessem em uma plataforma M$?
Note: não estou questionando nem a qualidade do .Net como plataforma, mas a pergunta é: Por que diabos precisamos de uma implementação livre de algo que a Microsoft é dona? Em que isso ajuda, além de evangelizar para a doutrina monopolista?
Uma Borland trabalha com .Net tranquilamente, já está acostumada com o mundo em que a Microsoft manda, mas por que gente que trabalha com Software Livre, que está acostumado a tentar [e conseguir] criar uma interface amigável para usuários? Será que o Software Livre é um sonho utópico, eles caíram na real e eu [nós?] não?
[]s
voces estao desviando do topico
a questao eh que o jboss se queimou FORTE nessa. vai ser dificil apagar isso, eh como se o Bill Gates comecasse a passar trote e pedir pizza por telefone pra casa dos outros, eh uma atitude sem peh nem cabeca que vai afastar empresas interessadas com certeza
chances de ser o inicio da morte do jboss
o pior é que isso é bem comum aqui no brasil, já vi muito isso em fóruns que é liberado o post anonimo. O cara pergunta como alguem real e responde como anonimo e coisas do tipo.
Isso não dá o direito dele tentar mandar essa mesma comunidade pro vinagre, dá?
Cade as críticas ao WINE e empresas como CodeWeavers e Transgaming? Segundo as teorias malucas do philips elas fazem MUITO mais mal e tem pessoas muito mais perigosas que o Icaza envolvidas?
Vale lembrar que nunca foi interesse do Icaza implementar o .net, mas sim aproveitar a especificação que a MS desenvolveu, pq perder anos e anos de pesquisa nessa area se vc tem como usar algo já pronto?
Todas apis proprietarias da MS que o mono suporta foram implementadas pela comunidade, ou seja, se dependesse do Icaza, implementação do asp.net jamais teria começado.
E philip, me explicauma coisa, um desenvolvedor linux que escreve aplicações em C#/mono usando GTK# e os bindings do GNOME vai estar ajudando mais a comunidade OS ou a MS?
Outra coisa, sabiam que mais de 1% dos deployments do mundo de asp.net são com o trio linux/apache/mono? Quanto isso tá ajudando a MS que vendeu $0 para esses usuarios?
Para tentar esclarecer: não falei com todas as letras que ele está levando a coisa pro vinagre, apenas questionei seu argumento de que como ele fez muitas coisas para ajudar, se ele pode fazer alguma que possa atrapalhar com todo o crédito do mundo.
Ele, o Richard Stallman, o Eric Raymond, mesmo o Linus. Quem seja. Ninguém está imune de questionamentos de atitudes que possam ser consideradas estranhas e maléficas para o que foi criado até agora. Se um dia algum desses vier com esse entusiasmo danado para o lado das coisas da Microsoft eu vou achar estranho. Cconheço algumas empresas que nem precisam mais dela, para que toda essa atenção e desespero em relação às coisas novas? Vocês vão ver quando falarem de que máquina que precisa para rodar o Longhorn, o que a maioria das empresas aqui do Brasil vai dizer …
Repetindo a pergunta, você acha que à uma pessoa que já fez bastante coisa em prol da “comunidade” pode ter um voto de confiança cego em tudo que faz? Eu não acho.
Ah, e eu acho mesmo que ele está fazendo uma coisa bem estranha, só para constar.
Cade as críticas ao WINE e empresas como CodeWeavers e Transgaming? Segundo as teorias malucas do philips elas fazem MUITO mais mal e tem pessoas muito mais perigosas que o Icaza envolvidas?[/quote]
Uhm… a questão não é “vamos levar aplicações .Net para o Linux” isto seria tão razoável quanto o que você falou de emuladores [ou não-emuladores].
Mas Louds, sem sentido esta afirmação: então, já que uso WineX para rodar Diablo II, eu programaria um jogo usando DirectX? O WineX faz isso, me dá uma plataforma DirectX para Linux? Laranjas e maçãs. Uma coisa é absorver o legado, a outra é desenvolver aplicações me uma plataforma proprietária, tendo opções livres, e não estou falando de Java apenas.
[quote=“louds”]
Vale lembrar que nunca foi interesse do Icaza implementar o .net, mas sim aproveitar a especificação que a MS desenvolveu, pq perder anos e anos de pesquisa nessa area se vc tem como usar algo já pronto?[/quote]
Por que especificações da Micro$oft? A grande rival do Gnome, Evolution, qualquer outro programa? Não existem especificações livres? Não seria melhor ter algo que a comunidade desenvolveu, ainda que demorasse? Pelo menos seria algo que não pertence à A ou B, mas ao ‘mundo livre’!
É o que eu falei: um super-ultra-python altamente distribuído e robusto, eu estaria batendo palmas. Uma implementação que permiteà tecnologia M$ entrar no mundo livre? Nosso objetivo não era o oposto?
Será que a Microsoft construiu uma especifiação perfeita e ninguém me falou nada? Vai ver é por isso que ele diz que ‘não podemos competir com a microsoft’…
[quote=“louds”]
Todas apis proprietarias da MS que o mono suporta foram implementadas pela comunidade, ou seja, se dependesse do Icaza, implementação do asp.net jamais teria começado.[/quote]
Ok Icaza é a cabeça. É como falar do Linux sem mencionar o Torvalds.
Todas as APIs forma implementadas. E o XAML? WinFS? Avalon? Você realmente acha que tudo vai ser implementado? Então teremos outro SO, porque por menos especialista em POSIX/UNIX que eu possa ser, tenho certezaq eu nosso Linux/FreeBSD ou qualquer outro não teria suprote para combater o longhorn e .Net a menos que fossem reescritos, como o Windows foi.
[quote=“louds”]
E philip, me explicauma coisa, um desenvolvedor linux que escreve aplicações em C#/mono usando GTK# e os bindings do GNOME vai estar ajudando mais a comunidade OS ou a MS?[/quote]
Quando o super-servidor com tudo embutido sair, você acha que o cliente [você sabe, o carinha que paga as contas da empresa] vai querer que trabalhe com Mono? Ele vai rpeferir um clone do que a implementação oficial da tecnologia, com desemepnho superior e criada por quem especificou o troço todo?
[quote=“louds”]
Outra coisa, sabiam que mais de 1% dos deployments do mundo de asp.net são com o trio linux/apache/mono? Quanto isso tá ajudando a MS que vendeu $0 para esses usuarios?[/quote]
Não sabia, mesmo.
E quantos destes programadores/deployers você acha que vão migrar para a nova plataforma Micro$oft? Todos os que continuarem com .Net.
Hoje existe competição, redmond tem gordura para aguentar isso. Amanhã, a competição acaba. A Microsoft vence.
Não tem o menor motivo para alguém que use Software Livre, lute por ele, etc. pegue uma especificação Microsoft como a melhor coisa do mundo.
COmo semrpe digo, não sou o único:
Seth Nickell: Why Mono is Currently An Unacceptable Risk
[]s
só pra registrar mais uma vez…
eu concordo com o taq… mas . . .
Eu acho que o icaza tem uma visão legal das coisas, sendo mais claro, sabe onde atirar para se dar bem. Eu acho que ele vai encabeçar esse desktop novell que tão planejando e que esse desktop vai mesmo ser muito bem recebido pelas empresas. Eu diria que tem muitas chances de ser o melhor desktop linux para empresas. Eu acredito muito no potencial do icaza e a sua turma.
Agora, independente dessa minha admiração eu tô assustado desde o primeiro dia que li sobre o mono. Esse lance de priorizar o mono no gnome, portar evolution pra mono, EU TÔ DE CARA com essas idéias. Eu não me imagino usando o kde, mas sou radical o suficiente pra não usar um futuro gnome todo .NET. Po tinha que ser .NET? pra que isso? se forem no planetgnome lá eles dão muitos motivos…