O Futuro da TI

Olá galera, tudo beleza?

Gostaria de abrir aqui uma discução sadia a respeito desse tema que é de extrema importância para todos aqui do fórum, espero que todos participem e que isso não seja motivo para flames, vamos lá! :slight_smile:

Muitos aqui já são profissionais experientes e outros tantos são pessoas que estão entrando em uma universidade, ou saindo para o mercado de trabalho, e talvez estejam se perguntando, e agora? No que me especializar, que carreira devo seguir? Carreira acadêmica, ou talvez com emprego garantido em um setor bastante carente, ou quem sabe arriscar com tecnologias novas e ser um dos primeiros a se destacar na área.

Eu estive pensando muito nesses pontos e estou em dúvida, pois vejo o seguinte. Eu poderia estar bem profissionalmente em 2015, trabalhando com Java, tirando algumas certificações e com certa experiência, porém, não acharia nada mal seguir na carreira acadêmica, apesar do retorno financeiro ser mais demorado.

Agradeço desde já a todos que participarem do tópico! :slight_smile:

Cara para 2015 acredito que somente uma coisa é certa: as pessoas ainda vão precisar de tecnologia e a maioria do pessoal estará usando a “bala de prata” do momento.

Off-Topic: se o mundo não acabar em 2012 8)

Olá

Na vida atual nada sobrevive mais de 5 anos. Na informática as coisas são mais radicais e a vida média ainda é menor. Em 2015 vai se dar bem no desenvolvimento de software quem souber desenvolver software independente da tecnologia da moda.

É claro que Java tera’muitas vagas em 2015. O que podemos prever hoje é que este monte de sistema que está sendo feito nos últimos anos com Java precisarão de manutenção ou atualização. Mas não creio que em 2015 Java sirva para aqueles que gostam de trabalhar com coisas novas.

O que haverá de bom em 2015? Minha única certeza é que não tenho a menor idéia.

Se você quiser se dedicar a vida acadêmica isto não é ruim. Mas estude muito e mantenha-se atualizado porque há alguns professores por aí que ensinam coisas obsoletas e desmotivam os alunos.

[]s
Luca

Cara, estive em uma palestra hoje sobre governança de ti e o palestrante abordou o assunto das olimpíadas no rio em 2016.

Não há duvidas que estas olimpiadas irao trazer muito investimento para o brasil (sem falar da copa do mundo)… claro, a maioria em infraestrutura, só que se vc pensar bem nenhuma destas estruturas(aeroportos, hoteis, etc) vão ficar sem software…imagine em cabeamentos etc… então a demanda tende a ser muito grande para o mercado de TI.

Se quiser investir na área acadêmica é uma boa para quem quer mais estabilidade e também reconhecimento, considerando que pelo fato de estar na área acadêmica vc deve ficar focado apenas a uma universidade ou etc… você pode também ter sua própria empresa e tocar seus projetos, considerando também que estando na área acadêmica você terá pontos positivos nas negociações.

Abrass

Bom dia galera!

Muito interessante o ponto de vista de todos que comentaram até agora. Realmente, o futuro é incerto, o que sei é que oportunidades não faltarão para os profissionais que são esforçados e que se mantêm atualizados constantemente.

Uma outra área que parece ser interessante é a de segurança, o que vocês acham? Cada dia que passa, a internet tem se tornado mais “perigosa” e quem estiver disposto a combater essas ameaças, com certeza, terá um bom emprego!

Espero que mais gente dê sua opinião, ou palpite! Até mais!

Não concordo muito com o tópico do Luca em relação a JAVA… pareceu que Java só sobreviverá por conta dos legados que a mesma possuirá…

Na verdade eu sou bem confiante ao usar Java, pode ser que ele esteja certo, mas ao meu ver a Plataforma já evoluiu e continuará evoluindo, Java acompanhará o mercado em sua evolução… é claro creio que os Swingers em 2015 não existirão mais… os JSPs serão um pouco escassos, mas de repente uns FXs ou até mesmo as nomenclaturas que ainda virão para se trabalhar com TV Digital e Realidade Virtual, etc…

Creio que a plataforma acompanhará e quem tiver essa experiência em Java vai continuar tendo local de trabalho garantido… Mas isso é só minha opnião…

Abraços :wink:

[quote=adriano_si]Não concordo muito com o tópico do Luca em relação a JAVA… pareceu que Java só sobreviverá por conta dos legados que a mesma possuirá…

Na verdade eu sou bem confiante ao usar Java, pode ser que ele esteja certo, mas ao meu ver a Plataforma já evoluiu e continuará evoluindo, Java acompanhará o mercado em sua evolução… é claro creio que os Swingers em 2015 não existirão mais… os JSPs serão um pouco escassos, mas de repente uns FXs ou até mesmo as nomenclaturas que ainda virão para se trabalhar com TV Digital e Realidade Virtual, etc…

Creio que a plataforma acompanhará e quem tiver essa experiência em Java vai continuar tendo local de trabalho garantido… Mas isso é só minha opnião…

[/quote]

Eu penso o mesmo. E vale a pena dizer que o java já tem mais de 10 anos. Sim, ha muito legado em java, mas pelo menos ele evoluirá junto com a jvm sem necessidade de recompilação. Isso dá uma longividade muito maior que qualquer outra tecnologia não baseada em plataforma ( ou numa plataforma mutante). A estabilidade da plataforma é a vantagem do java e será por mais 10 anos.

Tlv a linguagem java seja abandonada e o scala ou o fx ou outra vire o padrão, mas acho que é mais provável a linguagem evoluir. Afinal estão sendo contruidas ferramentas para isso. O novo jpa 2.0 usa um recurso de pre-procesamento que existe desde o java 5 mas que não tinha encontrado utilidade. Muito acreditam que isso pode ser uma forma de evoluir a programação sem evoluir a linguagem já que todas as coisas novas passam a ser incluidas como processadores independentes. Este é um campo a ser explorado nos proximos 5 anos e poderá mais frutos, mais rápidamente, que alterar o javac ou jvm…

Eu acredito que boas apostas serão as áreas de mobilidade e web: acesso a internet e serviços online através de dispositivos portáteis, redes sociais e serviços disponíveis via web.

Como os colegas acima disseram, uma carreira academica também é boa, principalmente pelo Brasil ser carente de bons professores.

Olá

Acho engraçado: Um entende diferente do que escrevi e o outro concorda. Não escrevi isto "pareceu que Java só sobreviverá por conta dos legados que a mesma possuirá… "

Escrevi isto: " O que podemos prever hoje é que este monte de sistema que está sendo feito nos últimos anos com Java precisarão de manutenção ou atualização. Mas não creio que em 2015 Java sirva para aqueles que gostam de trabalhar com coisas novas."

Explicando o óbvio:

1. Em 2015 haverá um monte de legado Java e consequentemente empregos na área

2. Em 2015 Java não será uma coisa nova

Não sei de onde tiraram esta idéia “…só sobreviverá por conta dos legados…”

Jamais escreveria isto porque não tenho bola de cristal. Se se derem ao trabalho de relerem minha mensagem veerificarão que só escrevi o óbvio deixando as advinhações para as mães Dinah.

[]s
Luca

O recurso de pre-processamento por acaso seria o APT? Caso seja, sinceramente acho APT uma solução ótima e que daria aos novos frameworks uma força muito interessante. No entanto acho a comunidade java já demorou muito para sacar onde utilizar o APT. Outras linguagens e idéias já avançaram muito mais. A comunidade java, no meu ver, perdeu muito do seu potencial criativo já que muitos vem migrando para outras linguagens.

Mas já que talvez o assunto seja o APT, acredito que há iniciativas melhores que o APT.Spring Roo, MPS e até mesmo GWT já vem trazendo muitas idéias interessantes e um mundo de possibilidades. A comunidade precisa repensar suas opiniões sobre “geradores de código” e acabar com alguns mitos que foram criados devido ao mau uso deste conceito.

Abraço

Isso é uma proza ruim que não tem mais tamanho. Até 2015 com certeza muita coisa terá mudado, mas todas as linguagens continuarão no mercado da mesma maneira.
Temos linguagens que nasceram em 1970, e até hoje são utilizadas.

[quote=Luca]Na vida atual nada sobrevive mais de 5 anos. Na informática as coisas são mais radicais e a vida média ainda é menor. Em 2015 vai se dar bem no desenvolvimento de software quem souber desenvolver software independente da tecnologia da moda.

É claro que Java tera’muitas vagas em 2015. O que podemos prever hoje é que este monte de sistema que está sendo feito nos últimos anos com Java precisarão de manutenção ou atualização. Mas não creio que em 2015 Java sirva para aqueles que gostam de trabalhar com coisas novas.
[/quote]

Fala Luca… por isso mesmo eu disse que apenas PARECEU que é isso… entendí a questão da forma que você quis colocar, mas é que como essa questão dos legados foi salietado bastante em seu tópico, eu discordei em partes… E ainda continuei prevendo (haja bola de cristal, hehehehe) que Java só será uma tecnologia “velha” por conta da sua idade, porém se mostra cada vez mais uma tecnologia que evolui junto com a área de TI…

Quanto ao fato de termos que nos adaptarmos a tecnologias, isso é a mais pura verdade e concordo (como dizia um aluno na prova do ENEM) em “Gênero e número Igual”…

Falows :wink:

O recurso de pre-processamento por acaso seria o APT? [/quote]

Sim, mas não só. O acesso programático ao compilador tb ajuda (para poder criar classes on-the-fly sem gera o codigo antes).