O futuro dos Sistemas pentecem a OO

Olá amigos do Guj.
Pesssoal…nao venho atraves deste post criar uma polemica, muito menos obter uma conclusao, pois acho o assunto muito recente para se obter a mesma.
Hoje podemos comprovar a inflamação das plataformas que implementao em seus seus frameworks a " orientacao a objetos ".
Navegando na web e lendo diversos artigos relacionada a JAVA(J2ee) e .NET, percebo que ambos os competidores( cada um com a sua plataforma ) enchem o peito para dizer sobre o seus produtos, e sinceramente chego a uma conclusão que o futuro pertence a orientacao a objetos!
Com a iniciativa da M$ com sua plataforma .NET, e com os fornecedores J2EE, podemos concluir que os sistemas futuros seram cobertos por Heranças, Encapsulamento e Polimorfismo?
Linguagem Procedurais seram esquecidas? Mesmos as mais populares como VB, Fox e etc…?
No tenho intencao de dizer que o VB, ou qualquer outra ferramenta com foco em Procedures serah eliminada…e quem sou eu para dizer (nunca programei em se quer em vb)…;mas tiro esta conclusao devido a filosofia M$…ou seja…todo tipo de versao…em qualquer produto sofre alteracoes bruscas…e…levando nesta linha d raciocinio a M$ irah querer impor os WindowsForms p/ seus clientes?
Tiro estas pequenas conclusoes…ao perceber amigos…hoje…bem reconhecidos em ferramentas e em empresas atreladas a M$;correndo atras do .NET(ou seja da orientacao a objetos).
Hoje o monopolio em Desktop pertence 90 % a favor da M$. Com o seu poder de marketing…muitos pensam que o sujeito Gates criou a internet; serah q ouviremos num futuro proximo, que os futuros Windows-Forms orientados a objetos foi a M$ q criou este conceito?
Com este pensamento poderemos realmente num futuro proximo encontrar uma inflamacao de sistemas e programas orientados a objetos!? (seja em JAVA ou .NET)

Valeu amigos!!

obs.: Jah do lado Server-Side ( com a especificacao J2EE ) podemos concluir a importancia em usar OO p/ integracao de sistemas.

PJ, não entendi muito bem qual é o seu ponto nessa discussão toda. É dizer que OO é o futuro?

Po, não, não pode ser… OO é presente, nós podemos (e estamos) construindo sistemas OO hoje… e o futuro, certamente, nao está somente na orientação a objetos, mas em outras tecnicas (como AOP, por exemplo), que estão surgindo por aí.

É dizer que a Microsoft tem um problema com OO? Nao acho que seja isto, pois quem trabalhou com Visual C++ já têm usado OOP desde os anos 90…

É dizer que WinForms é algo cabuloso, pós-moderno, fenomenal? Hmm… não, não é… dê uma olhada na Swing e na SWT…

Afinal, qual é o assunto aqui!?

Também não entendi muito bem este seu tópico…

Mas sei de uma coisa, se depender de mim o .Net não vai passar de uma frustração do Bill Gates. Me orgulho de ser um programador JAVA pela paixão e pelo desejo de ver as teconologias acontecerem. Não quero ser um profissional bitolado no produto de uma empresa só. Quero que pessoas criem suas soluções sem terem de vender a alma pra poder comprar isso…

Quero OPÇÂO… bom… por isso o JAVA…

foi um desabafo…

E o Bill Gates que vá pro inferno!!!

Gustavo Guilherme BacK

Caro cv.
OOP nao eh um conceito novo como tuh mesmo comentou. Isto eh fato.
As tecnicas que vc salientou tb agregam a importancia com certeza. (AOP)
Quanto ao lance do Swing…jah lidei diretamente com o mesmo. jah…swt…vi alguns topicos apenas.
Sei q OOP eh algo presente, principalmente quando o assunto eh JAVA.
Agora o meu post, tem objetivo final obter uma discussao sobre Futuros sistemas relacionados ah OO…seja server-side ou client-side.
Sei que toquei um pouco no assunto relacionado a divulgacao d tecnologias .NET …mas a questao eh sobre…como as atuais e futuras tecnologias poderam aplicar no mercado d TI a orientacao a objetos…p/ app client-side e server-side.
Valeu…

obs.: Minhas habilidades…sao…php…java.

Eu não considero OOP algo novo, já tem mais de 2 décadas.

A única coisa que eu vejo acontecendo é a integração de mais e mais elementos do lisp em linguagens OO e o abandono dos antigos vicios das linguagens estruturadas.

Estava pensando bastante nisso esses dias… poxa, como as linguagens “do futuro” tao ficando parecidas com LISP! :slight_smile:

Desculpem a santa ignorancia,

mas,

O que é LISP???

Gustavo Guilherme BacK

LISP é uma linguagem de programacao que, pra comecar, nao faz distincao entre codigo e dados (ou seja, o programa em si nao é nada mais do que um monte de dados), e tem algumas features que a programacao procedural e OO só está comecando a prestar atenção agora. É bastante interessante, te sugiro dar uma olhada.

Estava pensando bastante nisso esses dias… poxa, como as linguagens “do futuro” tao ficando parecidas com LISP! :)[/quote]
Villela (vulgo cv):

Seja um pouco mais explicito. Dê um exemplo de Lisp e explique o que ele tem de tão próximo com as linguagens OO. :?

na verdade tem de se falar o contrario, oque as linguagens OOP tão adquirindo de parecido com lisp. Pq lisp é veio antes e tem tudo que vc espera em uma linguagem OOP.

Existe o CLOS, Common Lisp Object System, a versão OOP do mesmo que tem um poder de abstração muito superior a c++, java ou c#.

Mas vou falar da coisa que mais assusta e mais impressiona no lisp, macros, diferente do c/c++ onde macro apenas expandem texto, no lisp voce tem expansão simbólica, oque te dá um poder muuito grande.

Um bom exemplo é AOP, que em lisp, é possivel de ser implementado direto na linguagem sem ter que recorrer a modificação de bytecode como em java.