A muito tempo venho ouvindo comparações de java com várias linguagens, por exemplo: .NET, Ruby, VB e por incrivel que pareça até mesmo Delphi.
Já falaram que java é lento (velocidade de execução), pesado (alto custo de memória), e complexo (tem uma curva de aprendizado grande e desenvolvimento demorado), já falaram até em substituição do Java (Ruby).
Outros falam que o java é somente para coorporações.
Vou falar um pouco agora da minha experiencia, trabalho com Java a 4 anos, sua evolução foi excelente, crio tanto programas pequenos (aqueles comerciais de buteco mesmo) como coorporativos como java, a única diferença é que para um eu uso somente o J2SE, o no outro o J2SE e J2EE.
Meus programas J2SE rodam em clientes com máquinas vagabundas (K6-500 128 MB) com grande eficiencia, e o mesmo posso falar do J2EE (é lógico que o servidor tem que ser razoável).
Quanto a questão de tempo de desenvolvimento, semana passada fiz um programinha de controle e impressão de cheque em dois dias (eu uso eclipse, mysql, e outras ferramentas), nem em Delphi seria tão rápido o desenvolvimento.
O problema é que as pessoas estudam Java uma semana é já acham que vão programar com uma grande velocidade. Rodam aplicações em Pentuim MMX 32 MB, e acham java lento ou programam mal mesmo, ai fica dificil né.
Eu não sou defensor de tecnologia, já programei um tempo em C/C++, depois passei pra VB6, e em seguida pra Java, depois tentei voltar para o .NET (fui movido pela fama), mas dessas a linguagem que mas me satifez foi mesmo o java, e hoje não tenho nada e reclamar e não me arrependo.
Agora que dei minha opnião, qual é a de vocês?