A muito tempo venho ouvindo comparações de java com várias linguagens, por exemplo: .NET, Ruby, VB e por incrivel que pareça até mesmo Delphi.
Já falaram que java é lento (velocidade de execução), pesado (alto custo de memória), e complexo (tem uma curva de aprendizado grande e desenvolvimento demorado), já falaram até em substituição do Java (Ruby).
Outros falam que o java é somente para coorporações.
Vou falar um pouco agora da minha experiencia, trabalho com Java a 4 anos, sua evolução foi excelente, crio tanto programas pequenos (aqueles comerciais de buteco mesmo) como coorporativos como java, a única diferença é que para um eu uso somente o J2SE, o no outro o J2SE e J2EE.
Meus programas J2SE rodam em clientes com máquinas vagabundas (K6-500 128 MB) com grande eficiencia, e o mesmo posso falar do J2EE (é lógico que o servidor tem que ser razoável).
Quanto a questão de tempo de desenvolvimento, semana passada fiz um programinha de controle e impressão de cheque em dois dias (eu uso eclipse, mysql, e outras ferramentas), nem em Delphi seria tão rápido o desenvolvimento.
O problema é que as pessoas estudam Java uma semana é já acham que vão programar com uma grande velocidade. Rodam aplicações em Pentuim MMX 32 MB, e acham java lento ou programam mal mesmo, ai fica dificil né.
Eu não sou defensor de tecnologia, já programei um tempo em C/C++, depois passei pra VB6, e em seguida pra Java, depois tentei voltar para o .NET (fui movido pela fama), mas dessas a linguagem que mas me satifez foi mesmo o java, e hoje não tenho nada e reclamar e não me arrependo.
De fato, rodar programas Java em micros antigos é pedir para ter dor de cabeça, vai ficar lento mesmo… :evil: Sou estudante da linguagem, tinha um PIII com 256 de RAM e sofria… Hoje tenho um Sempron 64 com 1 GB e tudo melhorou
O problema, na minha opinião, está na ‘cabecinha’ de alguns ‘patrões’ que não querem comprar micros novos. Será que eles ainda usam celular Motorola PT-550? [Quem é que não se lembra daqueles tijolões}??? :lol:
Sei que aqui temos escalas de valores diferentes: um micro novo custa em média 5 a 6 vezes mais que um celular básico novo. Mas, se trocamos de celular tão facilmente (para não sermos ridicularizados e para termos acesso às novas tecnologias), porque não trocamos de micro com a mesma freqüência? :roll:
Não conheço outras linguagens, mas tenho 5 anos de experiência como Analista de Suporte. Sei que o “problema” do Java é hardware. Não é preciso ter uma ‘ferrari’: basta ter um micro moderno, ou melhor, com configurações atuais para que os programas feitos em Java rodem bem.
Concordo [b]quase totalmente[/b] com o que vocês disseram. Só é preciso cuidado ao se tratar de um ponto: imagine uma grande corporação, com alguns milhares de estações de trabalho. Quanto esta empresa não gastaria se fosse manter seus computadores sempre na vanguarda de hardware?
Acho que é nestas situações que mais se faz necessário a experiência e "malandragem" do desenvolvedor, fazendo uso intensivo de threads e "pistas" visuais para o usuário, como barras de progresso, para diminuir a percepção de lentidão dele.
[quote=pcassiano]Falae!
O problema, na minha opinião, está na ‘cabecinha’ de alguns ‘patrões’ que não querem comprar micros novos. Será que eles ainda usam celular Motorola PT-550? [Quem é que não se lembra daqueles tijolões}??? :lol:
[/quote]
Cara, usei um celular desse por três anos. =S
é pedir pra ser assaltado, nunca vi um negócio pra fazer tanto volume no bolso :oops:
Java só PARECE lento. Ele consome muita memória e é um parto para carregar qualquer aplicativo grande do disco (gera mais I/O que um Oracle inicializando).
Mas, depois que está carregado, fica bom. Mas, não me imagino usando utilitários como mp3 players, video players, compactadores, IM, editores de texto puro e outros pequenos aplicativos em Java justamente pelas razões acima.
Porém, quando é um aplicativo principal, como um Eclipse ou Netbeans (ou um servidor - JBoss, etc.) e que vai passar o dia inteiro carregado, sem ir para background, Java é uma boa.
[quote=Zampieri]Java só PARECE lento. Ele consome muita memória e é um parto para carregar qualquer aplicativo grande do disco (gera mais I/O que um Oracle inicializando).
Mas, depois que está carregado, fica bom. Mas, não me imagino usando utilitários como mp3 players, video players, compactadores, IM, editores de texto puro e outros pequenos aplicativos em Java justamente pelas razões acima.
Porém, quando é um aplicativo principal, como um Eclipse ou Netbeans (ou um servidor - JBoss, etc.) e que vai passar o dia inteiro carregado, sem ir para background, Java é uma boa.
[/quote]
Creio que o Open Office tem uma boa parte em java.