O Swing ainda tem futuro? o JavaFX veio para substitui-lo?
Java FX veio… mas ja esa indo embora …
(minha opinião)
Não.
JavaFX vai além disso. E também não acredito que ele esteja indo embora. Penso que JavaFX terá o seu espaço ainda, principalmente em TV.
Aliás deixo editar aqui: No fórum existem várias discussões deste tema, inclusive da sua dúvida a respeito de Swing.
Se eu achar eu posto.
Ok… preciso levantar mais informações sobre javaFX. walew
As vezes sinto que estudei Swing pesadamente para nada. A Sun já tinha o matado faz tempo, e infelizmente a Oracle não irá ressucitá-lo.
Eu comecei a mexer com o JavaFX logo que lançou. Quando vi que tinham poucos componentes para GUI eu desencanei. Até agora não tem um componente tabela (grid).
Eu não me vejo desenvolvendo mais nada para desktop. Só se for para dar aula ou se algum cliente precisar de algo. Ou então algum jogo.
Para RIAs, existem N soluções baseadas “apenas” em JavaScript e também Flex usando o plugin do Flash, que quase todo mundo tem instalado.
Enfim, vale aprender JavaFX como curiosidade, mas é uma tecnologia que nasceu quase morta e que na minha visão está com os dias contados. A Sun demorou demais para se mexer, e agora a Oracle parece que está deixando o negócio terminar de morrer.
[]´s
É o contrário, é a tecnologia Java que a Oracle mais aposta.
Também acredito que seja tendência ele substituir o Swing no desktop, sendo mais flexível e fácil. Ainda faltam componentes, mas a cada versão essa defasagem vem caindo e os componentes JavaFX são mais flexíveis e mais simples de se trabalhar. GWT também não tem grid e nem por isso deixou de crescer.
Creio que os novos horizontes sejam javaFX, mas afinal ainda compensa programar para desktop em java?
A plataforma Web pode ter as mesmas funções que no desktop?
Se for um caso de um sistema ERP, seria um tanto complicado desenvolver em web, creio que a agilidade em vendas de alguma empresa que a rotina seja de respostas rapidas, não seria viavel fazer paginas carregarem no browser, posso estar errado, mas eh uma opinião formada com minha pouca experiencia.
A idéia do javafx vai mais além que se criar interfaces gráficas. Ele te proporciona uma ótima camada multimídia, hoje melhor que a jmf que só usava vídeo for windows.
Com o tempo javafx irá proporcionar muitas opções tanto no quesito ria como aplicações de multimedia.
[quote=Lucas Emanuel]Não.
JavaFX vai além disso. E também não acredito que ele esteja indo embora. Penso que JavaFX terá o seu espaço ainda, principalmente em TV.
Aliás deixo editar aqui: No fórum existem várias discussões deste tema, inclusive da sua dúvida a respeito de Swing.
Se eu achar eu posto.[/quote]
Java e TV Digital? Voce ainda acredita nisso mesmo?
Sim, próximo…
[quote=mochuara][quote=Lucas Emanuel]Não.
Se eu achar eu posto.[/quote]
Java e TV Digital? Voce ainda acredita nisso mesmo?[/quote]
e por que não acreditar ?
Java e Mobile, tem seu espaço, por que não para TV tbm ?!!?!?
Também acredito que seja tendência ele substituir o Swing no desktop, sendo mais flexível e fácil. Ainda faltam componentes, mas a cada versão essa defasagem vem caindo e os componentes JavaFX são mais flexíveis e mais simples de se trabalhar. GWT também não tem grid e nem por isso deixou de crescer.[/quote]
caro marcos gwt tem componente grid sim. é so procurar nos showcase da vida que vc encontrará.
[]s
[quote=m4rkk][quote=marcosalex]
Também acredito que seja tendência ele substituir o Swing no desktop, sendo mais flexível e fácil. Ainda faltam componentes, mas a cada versão essa defasagem vem caindo e os componentes JavaFX são mais flexíveis e mais simples de se trabalhar. GWT também não tem grid e nem por isso deixou de crescer.[/quote]
caro marcos gwt tem componente grid sim. é so procurar nos showcase da vida que vc encontrará.
[]s[/quote]
Nao sabia. São da implementação oficial ou são componentes de terceiros? Aliás, também tem componentes de terceiros com grid no JavaFX, mesmo assim ele é malhado.
JavaFX veio para ser o que a camada JSE representa hj.
Esperem o J1, ventos da mudança estão chegando
[]'s
[quote=Jesuino Master]JavaFX veio para ser o que a camada JSE representa hj.
[]'s[/quote]
Será que eles vão melhorar a integração com os browsers para ficar mais transparente e “flash like”?
Eu espero de coração que se torne um bom framework. Todo framework tem um bom suporte a multimedia:
Qt- > Quick, Animation Framework, Phonon
Dotnet -> WPF, directshow/directx
…
Java passou uns 10 anos sem esse tipo de funcionalidade, porque jmf é uma brincadeira(lerdo e sem recursos).
[quote=juliocbq]Eu espero de coração que se torne um bom framework. Todo framework tem um bom suporte a multimedia:
Qt- > Quick, Animation Framework, Phonon
Dotnet -> WPF, directshow/directx
…
Java passou uns 10 anos sem esse tipo de funcionalidade, porque jmf é uma brincadeira(lerdo e sem recursos).[/quote]
O que me chateia e muito é que esses players não suportam InputStream ou byte array, portanto seria o uso de caminho direto por string ou URL.
[quote=Jesuino Master]JavaFX veio para ser o que a camada JSE representa hj.
[]'s[/quote]
Hã? JSE? Esta se referindo ao JavaSE? JavaFX vai substituir o JavaSE, não faz o menor sentido essa afirmação. JavaSE é a base do Java , JavaFX é uma tecnologia de apresentação apenas. Esclarece pra gente essa história.
[quote=mochuara][quote=Jesuino Master]JavaFX veio para ser o que a camada JSE representa hj.
[]'s[/quote]
Hã? JSE? Esta se referindo ao JavaSE? JavaFX vai substituir o JavaSE, não faz o menor sentido essa afirmação. JavaSE é a base do Java , JavaFX é uma tecnologia de apresentação apenas. Esclarece pra gente essa história.[/quote]
Acho que nao foi isso que ele quis dizer.