[quote=rogeriopaguilar]Eu não conheço muito sobre mecatrônica, mas será que não existe uma forma de trabalhar em projetos de mecatrônica nos quais você também utilize programação?
Eu sei que é seu sonho mudar de área e tal, mas sei lá, talvez seria melhor (pelo menos na minha opinião) investir para melhorar naquilo que vocẽ já faz e tentar colocar aquilo que queria trabalhar. Será que não seria melhor fazer um curso superior em mecatrônica por exemplo? Eu olhei a grade de um dos cursos:
https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/jupGradeCurricular?codcg=18&codcur=18250&codhab=0&tipo=N&print=true
e existem matérias relacionadas à ciência da computação, inclusive relacionadas com programação. Por isso perguntei se talvez não seja possível trabalhar com programação mas sem mudar totalmente de área. Acho que você só teria vantagens, pois estaria melhorando seus conhecimentos em algo que você já trabalha, provavelmente conseguiria um salário melhor e acredito que poderia programar também, mas em projetos relacionados com mecatrônica, o que acredito que seria bem mais legal, já que mudando totalmente para desenvolvimento você terá 80% de chance de ficar fazendo crud o resto da vida…
Mas sei lá, falei pelo que vi no currículo do curso, não sei como é no mercado de trabalho.
Quanto ao mercado não acho que seja ruim, mas as coisas mudam muito rápido e você tem que se atualizar sozinho na maioria dos casos já que muitas vezes as empresas são consultorias que não vão investir em você, fora que é difícil conseguir algo estável. Tem seus prós e contras, como toda área tem…
Espero ter ajudado.[/quote]
Este é um dos meus objetivos! E em um futuro próximo, abrir uma empresa para trabalhar com automação mesclando a própria automação com programação.
Eu já trabalhei com programação clp, com ladder e daí venho o interesse.
Então comecei a estudar algoritmos, c, estruturas de dados. Já vi um pouco sobre oo e absorvi bem o conteúdo e por aí vai…
Eu também vi que na industria, o java está sendo utilizado, claro que numa proporção menor que outras linguagens, mas vai aumentar.
Inclusive alguns cursos técnicos em mecatrônica, já possuem na sua grade o java.
Se não me engano, crud é relacionado a desenvolvimento web né? Bom, eu não quero me prender a um mercado só.
Quero trabalhar com programação, independente do ramo.
Grato pela sua opinião!