O mercado é tão ruim assim? Ou o problema são os "profiçionaus"?

[quote=msato][quote=s4nchez]
Ou seja, o bom eh ser mediocre no setor publico, ganhando muito a custa dos otarios que pagam impostos. E depois reclamam dos politicos…[/quote]

Aqui as empresas de TI não ganham dinheiro promovendo as virtudes do seu software, e sim em quanto tempo ele foi construído e qual o custo.

Nesse sentido, o Brasil é um país medíocre como todo.[/quote]

Faz tempo que o mercado exige a prestação de um serviço e não a venda de softwares…

Não entendi a revolta do sujeito em se tratando de concurso público. Em fim, só dei minha humilde opinião.

Como o Hebert falou, no setor privado ele tem chances de ganhar 2x, 3x mais que o setor público, mas no meu segundo ponto de vista o tempo que ele vai levar para conseguir isso aqui no BRASIL (com nossas empresas de tecnologia) vai ser alto.

Uma pessoa com bons conhecimentos de investimentos consegue esses mesmos 2x 3x em menos tempo ainda no setor público e aí deixa o dinheiro trabalhar sozinho como já dizia Warren Buffet.

temos que comparar técnico x técnico e superior x superior.

se você conhecer um técnico de informática que ganha 3.1k atuando como técnico de informática há 4 anos então vale a pena mudar por questão de gosto.

ai você deve comparar o curso superior, como só temos como medida engenharia, então seria: Engenharia da Computação x Engenharia Mecatrônica:

quanto um Recem formado ganha em cada uma das profissões ? e um profissional com 10 anos de experiência ?

qual dessas profissões tem melhor chance de crescimento e salário ?

qual dessas profissões lida com menos stress e te da mais tempo com a família ?

qual dessas profissões tem maior chance do profissional receber uma boa PLR ?

é tudo equivalente ? então em qual área você ja tem experiência ?

[quote=lanlico]Não entendi a revolta do sujeito em se tratando de concurso público. Em fim, só dei minha humilde opinião.

Como o Hebert falou, no setor privado ele tem chances de ganhar 2x, 3x mais que o setor público, mas no meu segundo ponto de vista o tempo que ele vai levar para conseguir isso aqui no BRASIL (com nossas empresas de tecnologia) vai ser alto.

Uma pessoa com bons conhecimentos de investimentos consegue esses mesmos 2x 3x em menos tempo ainda no setor público e aí deixa o dinheiro trabalhar sozinho como já dizia Warren Buffet.[/quote]

Sim, a probabilidade do tempo ser alto é grande no Brasil, tem exceções também mas acho que são poucos.Por isso é sempre importante estar preparado para novas oportunidades.

Bom, eu vejo os dois lados.

Tem muita gente que cai em buraco sim, tem projetos muito ruins por aí, movidos a hora extra e desorganização.

Mas por outro lado tem muita gente que fica só de mimimi, querendo ganhar mais, sem querer se especializar ou se aprimorar.

O aumento do salário é uma consequência natural do bom profissional, o reconhecimento vem, e as coisas acontecem (claro que se o profissional sabe se vender, as chances podem melhorar sim).

Então é a mesma receita de sempre, gosta do que faz? Se esforce e você vai se dar bem. O mercado tem sim muito espaço pra pessoas que fazem um trabalho de qualidade, e deixam a preguiça de lado. Só depende de você.

Ah, o Hébert é um bom exemplo pra você, já vi aqui no GUJ que ele tem boas condições de trabalho, e ele mora no Rio.

[quote=Rodrigo Sasaki]Mas por outro lado tem muita gente que fica só de mimimi, querendo ganhar mais, sem querer se especializar ou se aprimorar. O aumento do salário é uma consequência natural do bom profissional, o reconhecimento vem, e as coisas acontecem (claro que se o profissional sabe se vender, as chances podem melhorar sim).
[/quote]

+1

Minha esposa tem uma boa frase para isso: “Tem gente que ter emprego mas não quer ter trabalho”.

Em 18 anos de informática, nunca vi o mercado ruim. Pelo contrário, ele só cresceu, e muito. É lógico que existem empregos ruins, mas a questão é: Você está realmente se esforçando para se qualificar para um emprego bom?

[quote=Rodrigo Sasaki]Ah, o Hébert é um bom exemplo pra você, já vi aqui no GUJ que ele tem boas condições de trabalho, e ele mora no Rio.[/quote]Opa, já peguei de tudo aqui no RJ. De lugares horríveis e outros excelentes!

Onde estou hoje é muito bom! Mas na hora da entrevista peguntaram de tudo, JPA, Spring, WebServices, Maven, Patterns e outras coisas. As vantagens?
Pode usar bermuda (isso para mim é a maior! RJ é muito quente).
Horário flexível (tem quem chegue a tarde e tem quem chegue de manhã).
Videogame.
Frutas.
Equipe de design para fazer a página! =D
Diversas tecnologias (iphone, android e java).
Meu pc: 16gb de ram, i5, monitor de 22’. Perguntei se poderia colocar linux, me falaram “pede o pessoal do suporte”. No outro dia, linux! \o/
Todo fim de mes tem festinha de aniversário.

Ou seja, para entrar aqui eu usei tudo que eu sabia de estudo e de exp. =D

Valeu a pena todo o estudo até hoje e o que eu ainda vou ter.

[quote=Hebert Coelho][quote=Rodrigo Sasaki]Ah, o Hébert é um bom exemplo pra você, já vi aqui no GUJ que ele tem boas condições de trabalho, e ele mora no Rio.[/quote]Opa, já peguei de tudo aqui no RJ. De lugares horríveis e outros excelentes!

Onde estou hoje é muito bom! Mas na hora da entrevista peguntaram de tudo, JPA, Spring, WebServices, Maven, Patterns e outras coisas. As vantagens?
Pode usar bermuda (isso para mim é a maior! RJ é muito quente).
Horário flexível (tem quem chegue a tarde e tem quem chegue de manhã).
Videogame.
Frutas.
Equipe de design para fazer a página! =D
Diversas tecnologias (iphone, android e java).
Meu pc: 16gb de ram, i5, monitor de 22’. Perguntei se poderia colocar linux, me falaram “pede o pessoal do suporte”. No outro dia, linux! \o/
Todo fim de mes tem festinha de aniversário.

Ou seja, para entrar aqui eu usei tudo que eu sabia de estudo e de exp. =D

Valeu a pena todo o estudo até hoje e o que eu ainda vou ter.
[/quote]

Hehe, isso sim vejo como boas condições de trabalho.

É uma exploração. Esse é o problema da área.

Vou contar porque abandonei a faculdade de Ciências da Computação aqui em Brasília.
Depois de ter de pagar por só alguns créditos que pude aproveitar de uma faculdade anterior (1,5 ano),
após 1 ano de curso um dia vi um cartaz na faculdade que dizia que precisavam de um estagiário para desevolver uma rede social.
Bom, como eu já tinha uma boa experiência com isso eu achei uma boa conversar com o coordenador do curso. Ele era o responsável pela vaga.
Era uma boa oportunidade pra pelo menos trabalhar em troca de uma bolsa de estudos. Na época a mensalidade da faculdade era um pouco mais de R$ 800,00 e a proposta que me fizeram era de R$600,00. Então eu perguntei:

• mas a área não tá carente de profissionais? Por que a bolsa é tão baixa?
  • não é bem assim - disse ele - seu currículo é bom, mas é o limite que podemos pagar.
    Recusei e tranquei a faculdade na hora.
    Direto eu via este professor dando entrevista aqui em Brasília falando que a área precisa muito de profissionais.
    Pra mim o que ele fala na TV não combina com o que ele faz na faculdade.

Melhor foi eu fazer matemática.

[quote=Luiz Augusto Prado]É uma exploração. Esse é o problema da área.

Vou contar porque abandonei a faculdade de Ciências da Computação aqui em Brasília.
Depois de ter de pagar por só alguns créditos que pude aproveitar de uma faculdade anterior (1,5 ano),
após 1 ano de curso um dia vi um cartaz na faculdade que dizia que precisavam de um estagiário para desevolver uma rede social.
Bom, como eu já tinha uma boa experiência com isso eu achei uma boa conversar com o coordenador do curso. Ele era o responsável pela vaga.
Era uma boa oportunidade pra pelo menos trabalhar em troca de uma bolsa de estudos. Na época a mensalidade da faculdade era um pouco mais de R$ 800,00 e a proposta que me fizeram era de R$600,00. Então eu perguntei:

• mas a área não tá carente de profissionais? Por que a bolsa é tão baixa?
  • não é bem assim - disse ele - seu currículo é bom, mas é o limite que podemos pagar.
    Recusei e tranquei a faculdade na hora.
    Direto eu via este professor dando entrevista aqui em Brasília falando que a área precisa muito de profissionais.
    Pra mim o que ele fala na TV não combina com o que ele faz na faculdade.

Melhor foi eu fazer matemática.
[/quote]
Se não gostou do mercado poderia ter prestado concurso quando terminasse, seria muito melhor. Mas fora isso existem centenas de empresas, se a pessoa não gostar da proposta de uma e sabe que tem capacidade para ganhar mais é só tentar outra, e se entrar em furada já procura sair. E também é bom se relacionar bem tendo confiança pessoal e profissional para entrar em oportunidades que já vão te contar diretamente que são boas e poderem te indicar. Tem que ter muito cuidado com vagas que pedem que a pessoa faça tudo, querendo que a pessoa preencha competências de designer, AD, DBA, garantia de qualidade, analista de processos/negócios, etc, na entrevista pergunte se existem equipes separadas para cada coisa. Sobre exploração perguntem na entrevista, se tem pressão e se tem costume de depois do horário, etc, e se mentirem pra você, terá motivo para procurar outro e sair. Sei que não é fácil, mas busquem sempre o que desejam.

[quote=Luiz Augusto Prado]- mas a área não tá carente de profissionais? Por que a bolsa é tão baixa?

Recusei e tranquei a faculdade na hora.[/quote]

O teu erro foi achar que bolsa de universidade tem alguma coisa a ver com mercado de trabalho.

[quote=Bruno Laturner][quote=Luiz Augusto Prado]- mas a área não tá carente de profissionais? Por que a bolsa é tão baixa?

Recusei e tranquei a faculdade na hora.[/quote]

O teu erro foi achar que bolsa de universidade tem alguma coisa a ver com mercado de trabalho.[/quote]

Minha decisão não foi um erro.
Foi a melhor coisa que fiz.
Se eu voltar a fazer este curso vai ser em uma federal ou estadual.

[quote=rogeriopaguilar]Eu não conheço muito sobre mecatrônica, mas será que não existe uma forma de trabalhar em projetos de mecatrônica nos quais você também utilize programação?
Eu sei que é seu sonho mudar de área e tal, mas sei lá, talvez seria melhor (pelo menos na minha opinião) investir para melhorar naquilo que vocẽ já faz e tentar colocar aquilo que queria trabalhar. Será que não seria melhor fazer um curso superior em mecatrônica por exemplo? Eu olhei a grade de um dos cursos:

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/jupGradeCurricular?codcg=18&codcur=18250&codhab=0&tipo=N&print=true

e existem matérias relacionadas à ciência da computação, inclusive relacionadas com programação. Por isso perguntei se talvez não seja possível trabalhar com programação mas sem mudar totalmente de área. Acho que você só teria vantagens, pois estaria melhorando seus conhecimentos em algo que você já trabalha, provavelmente conseguiria um salário melhor e acredito que poderia programar também, mas em projetos relacionados com mecatrônica, o que acredito que seria bem mais legal, já que mudando totalmente para desenvolvimento você terá 80% de chance de ficar fazendo crud o resto da vida…
Mas sei lá, falei pelo que vi no currículo do curso, não sei como é no mercado de trabalho.

Quanto ao mercado não acho que seja ruim, mas as coisas mudam muito rápido e você tem que se atualizar sozinho na maioria dos casos já que muitas vezes as empresas são consultorias que não vão investir em você, fora que é difícil conseguir algo estável. Tem seus prós e contras, como toda área tem…
Espero ter ajudado.[/quote]

Este é um dos meus objetivos! E em um futuro próximo, abrir uma empresa para trabalhar com automação mesclando a própria automação com programação.

Eu já trabalhei com programação clp, com ladder e daí venho o interesse.

Então comecei a estudar algoritmos, c, estruturas de dados. Já vi um pouco sobre oo e absorvi bem o conteúdo e por aí vai…

Eu também vi que na industria, o java está sendo utilizado, claro que numa proporção menor que outras linguagens, mas vai aumentar.

Inclusive alguns cursos técnicos em mecatrônica, já possuem na sua grade o java.

Se não me engano, crud é relacionado a desenvolvimento web né? Bom, eu não quero me prender a um mercado só.

Quero trabalhar com programação, independente do ramo.

Grato pela sua opinião!

O mercado é ruim? Sim. Assim como é ruim para médicos, para engenheiros civis, mecânicos, elétricos, químicos, florestais…
Os profissionais são ruins? Péssimos. Quando vejo alguém me falando que ganha R$ 1000 como programador jr (eu comecei ganhando 1200), penso que esta pessoa não tem ambições, não almeja algo melhor pra si mesma.
É difícil? Com certeza. Trabalhar de 8 a 12 horas por dia, estudar mais 4 horas e, nos fins de semana ficar na frente do computador é algo terrível.
Concurso público é a única salvação? Felizmente, não.
Há algum tempo discutíamos em outro tópico se a docência seria benéfica. Lembro do ViniGodoy dizendo que conhece vários profissionais que para “se aposentar”, rumaram este caminho. Qual o custo? Graduação + pós + mestrado (em alguns casos, nem mestrado). É difícil lidar com pessoas? Sim, é a coisa mais complicada do mundo. Você não pode dar apenas um CTRL + SHIFT + O e importar o que elas precisam para entender o que está se passando.
Ninguém atinge o sucesso sem esforço. Até mesmo as “celebridades da mídia” precisam encarar o teste do sofá… E o Neymar? Já viram a história do sujeito? Era tão miserável, que ganhava 2 cestas básicas do Santos. Acham que ele não merece? Edir Macedo foi preso… Senor Abravanel? Miguel Krigsner? Eike Batista? Todos trabalharam para chegar onde estão.

[quote=lanlico]O mercado é bom, mas ainda digo que concurso na área de TI é melhor.

Imagina você com sei lá 25 anos, concursado no banco central tirando 13k e trabalhando com tecnologia de ponta.

Citei o banco central, mas consigo enumerar pelo menos mais uns 7 concursos que pagam isso mensalmente chegando em teto de 20k e trabalham com tecnologia de ponta.

Para você tirar 13k no setor privado no mínimo tem que ser um NINJA e dificilmente vai conseguir isso antes dos 30.

Não, na moral para você tirar 13k no privado você tem que ser MUITO NINJA ou fazer algo que só você saiba. Um puta diferencial.

[/quote]

Concursos públicos é uma porta que eu sempre vou manter aberta.

Já estudo para alguns com vagas para formados em mecatrônica.

Obrigado pela sua opiniao!

[quote=s4nchez][quote=Hebert Coelho][quote=s4nchez][quote=lanlico]O mercado é bom, mas ainda digo que concurso na área de TI é melhor.
(…)
Para você tirar 13k no setor privado no mínimo tem que ser um NINJA e dificilmente vai conseguir isso antes dos 30.
[/quote]
Ou seja, o bom eh ser mediocre no setor publico, ganhando muito a custa dos otarios que pagam impostos. E depois reclamam dos politicos…[/quote]Pq mediocre? O.o
Não entendo pq o ódio…[/quote]
Porque quem quer se destacar na nossa area dificilmente vai ter tempo ou quer se dar ao trabalho de ficar estudando pra concurso.

De qualquer forma desculpa pela irritacao. Essa febre de concurso publico no Brasil nao me entra na cabeca, mas nao estou no lugar certo para discutir isso, entao vou parar por aqui.[/quote]

Caro amigo servidor público não é sinônimo de político! Esses sim são medíocres corruptos e ganham muito ás custas de nós.

Acho que você está confundindo cargos comissionados com servidor público.

Não é uma crítica, apenas uma observação.

[quote=jrg.silva][quote=s4nchez][quote=Hebert Coelho][quote=s4nchez][quote=lanlico]O mercado é bom, mas ainda digo que concurso na área de TI é melhor.
(…)
[/quote]
Ou seja, o bom eh ser mediocre no setor publico, ganhando muito a custa dos otarios que pagam impostos. E depois reclamam dos politicos…[/quote]Pq mediocre? O.o
Não entendo pq o ódio…[/quote]
Porque quem quer se destacar na nossa area dificilmente vai ter tempo ou quer se dar ao trabalho de ficar estudando pra concurso.

De qualquer forma desculpa pela irritacao. Essa febre de concurso publico no Brasil nao me entra na cabeca, mas nao estou no lugar certo para discutir isso, entao vou parar por aqui.[/quote]

Caro amigo servidor público não é sinônimo de político! Esses sim são medíocres corruptos e ganham muito ás custas de nós.

Não é uma crítica, apenas uma observação.[/quote]
Não seriam os políticos o espelho de uma nação?
Não quero levantar polêmica aqui (quem me conhece sabe que odeio isso), mas se o povo sabe que este ou aquele é corrupto, por que vota nele? “Ah, mas é o menos pior”, desculpe, isso não me serve.
Por outro lado, você está certo. Por mais que ainda exista a prática do apadrinhamento, dificilmente um grande concurso, hoje em dia, será passível de maracutaia, ao menos até a prova. Já na hora da convocação, é outra história.

[quote=jrg.silva]Caro amigo servidor público não é sinônimo de político! Esses sim são medíocres corruptos e ganham muito ás custas de nós.

Não é uma crítica, apenas uma observação.[/quote]
Claro que não vou generalizar, mas pelo que vejo, servidores públicos as vezes tem o lado ruim.

Eu conheci um que levava o CD de um jogo para o trabalho, e ficava lá jogando durante o dia, simples assim. Não pode ser demitido mesmo, não é?

E uma outra história, que ouvi. Um desenvolvedor acostumado com o ritmo de consultorias do setor privado passou em um concurso. Começou a trabalhar com os outros funcionários públicos, mas trabalhava no ritmo frenético que estava acostumado. Até que passados uns dias o chefe dele disse pra ele algo parecido com a seguinte frase: “Vai mais devagar aí porque aqui é um setor público”.

Eu fiquei indignado com essa história, o próprio chefe dele falando pra ele trabalhar menos. Pode não ser regra geral, mas é o que eu tenho visto. Quem quiser postar algo falando o contrário é muito bem vindo, eu gostaria de ver exemplos de funcionários públicos que são realmente dedicados.

[quote=ViniGodoy][quote=Rodrigo Sasaki]Mas por outro lado tem muita gente que fica só de mimimi, querendo ganhar mais, sem querer se especializar ou se aprimorar. O aumento do salário é uma consequência natural do bom profissional, o reconhecimento vem, e as coisas acontecem (claro que se o profissional sabe se vender, as chances podem melhorar sim).
[/quote]

+1

Minha esposa tem uma boa frase para isso: “Tem gente que ter emprego mas não quer ter trabalho”.

Em 18 anos de informática, nunca vi o mercado ruim. Pelo contrário, ele só cresceu, e muito. É lógico que existem empregos ruins, mas a questão é: Você está realmente se esforçando para se qualificar para um emprego bom?[/quote]

ViniGodoy e o que seria se esforçar realmente para se qualificar?

Vejo muitos falando em outros fóruns sobre a receita: Superior + Certificação + inglês = emprego bom.

Mas certificação substitui a experiência profissional? Não é melhor certificação + exp?

E o nível superior? É uma exigência para trabalhar como desenvolvedor?

Desses três só tenho o inglês fluente na escrita e o necessário para conversação.

Da maneira que eu vejo não existe receita de bolo pra isso.

Não tem como dizer, faça uma pós aqui, um curso ali e tire essas certificações que você está garantido.

O pior defeito que eu vejo em desenvolvedores hoje é a preguiça. E independente do número de certificações e recomendações que você tiver, se a preguiça tomar conta o seu código não vai ser bom.

São nesses momentos que deixam de desenvolver uma boa solução e fazem uma gambiarra, simplesmente porque é mais rápido e estão de saco cheio.

Isso acontece principalmente com aqueles que não gostam de desenvolver (na minha opinião). Chega uma hora em que estão tão saturados que não querem saber mais, e acabam fazendo isso.

Então se dedicar e se esforçar, é sempre tentar fazer o seu melhor, em tudo o que fizer, seja trabalho ou estudo. Dedicação é algo difícil de se ver hoje em dia. Ou talvez eu não tenha caído em projetos bons :slight_smile: