O mercado é tão ruim assim? Ou o problema são os "profiçionaus"?

[quote=drsmachado]O mercado é ruim? Sim. Assim como é ruim para médicos, para engenheiros civis, mecânicos, elétricos, químicos, florestais…
Os profissionais são ruins? Péssimos. Quando vejo alguém me falando que ganha R$ 1000 como programador jr (eu comecei ganhando 1200), penso que esta pessoa não tem ambições, não almeja algo melhor pra si mesma.
É difícil? Com certeza. Trabalhar de 8 a 12 horas por dia, estudar mais 4 horas e, nos fins de semana ficar na frente do computador é algo terrível.
Concurso público é a única salvação? Felizmente, não.
Há algum tempo discutíamos em outro tópico se a docência seria benéfica. Lembro do ViniGodoy dizendo que conhece vários profissionais que para “se aposentar”, rumaram este caminho. Qual o custo? Graduação + pós + mestrado (em alguns casos, nem mestrado). É difícil lidar com pessoas? Sim, é a coisa mais complicada do mundo. Você não pode dar apenas um CTRL + SHIFT + O e importar o que elas precisam para entender o que está se passando.
Ninguém atinge o sucesso sem esforço. Até mesmo as “celebridades da mídia” precisam encarar o teste do sofá… E o Neymar? Já viram a história do sujeito? Era tão miserável, que ganhava 2 cestas básicas do Santos. Acham que ele não merece? Edir Macedo foi preso… Senor Abravanel? Miguel Krigsner? Eike Batista? Todos trabalharam para chegar onde estão.[/quote]

Concordo em partes com você.

Na indústria, muitas empresas safadas contratam engenheiros, mas não assinam a carteira como engenheiro! Colocam “supervisor x” ou “gerente disso” só para pagar menos…

É uma prática conhecida, e que faz muitos engenheiros largar o emprego e abrir empresas de consultorias e ganhar bem mais dando consultorias, do que como empregado.

Bom uma verdade seja dita: No Brasil qualquer mercado pode ser ruim!

[quote=Rodrigo Sasaki][quote=jrg.silva]Caro amigo servidor público não é sinônimo de político! Esses sim são medíocres corruptos e ganham muito ás custas de nós.

Acho que você está confundindo cargos comissionados com servidor público.

Não é uma crítica, apenas uma observação.[/quote]
Claro que não vou generalizar, mas pelo que vejo, servidores públicos as vezes tem o lado ruim.

Eu conheci um que levava o CD de um jogo para o trabalho, e ficava lá jogando durante o dia, simples assim. Não pode ser demitido mesmo, não é?

E uma outra história, que ouvi. Um desenvolvedor acostumado com o ritmo de consultorias do setor privado passou em um concurso. Começou a trabalhar com os outros funcionários públicos, mas trabalhava no ritmo frenético que estava acostumado. Até que passados uns dias o chefe dele disse pra ele algo parecido com a seguinte frase: “Vai mais devagar aí porque aqui é um setor público”.

Eu fiquei indignado com essa história, o próprio chefe dele falando pra ele trabalhar menos. Pode não ser regra geral, mas é o que eu tenho visto. Quem quiser postar algo falando o contrário é muito bem vindo, eu gostaria de ver exemplos de funcionários públicos que são realmente dedicados.[/quote]
Opa, vamos às lendas.
Primeiro, servidor público não pode ser demitido. Pode ser exonerado. Claro que haverá processo administrativo e ele continua ganhando por isso. Mas é possível sim. Normalmente, isso ocorre quando o funcionário é pego cometendo algum crime/contravenção (furto ou jogo de azar). Mas o mau desempenho ou ingerência/insubordinação pode causar exoneração.

Por outro lado, temos esse problema do ritmo de trabalho. Além dessa questão da equipe, temos o problema da mudança de governo. Muda o governo, mudam as regras, para o sistema, volta ao planejamento, muda documentação, muda a implementação…

Herbert você pode falar um pouco mais sobre o mercado aqui no Rio?

Dificuldade para quem está iniciando sempre vai existir.

E aqui no Rio? Sem experiência só se consegue emprego com indicação?

O mercado mais forte é web mesmo?

[quote=jrg.silva][quote=drsmachado]O mercado é ruim? Sim. Assim como é ruim para médicos, para engenheiros civis, mecânicos, elétricos, químicos, florestais…
Os profissionais são ruins? Péssimos. Quando vejo alguém me falando que ganha R$ 1000 como programador jr (eu comecei ganhando 1200), penso que esta pessoa não tem ambições, não almeja algo melhor pra si mesma.
É difícil? Com certeza. Trabalhar de 8 a 12 horas por dia, estudar mais 4 horas e, nos fins de semana ficar na frente do computador é algo terrível.
Concurso público é a única salvação? Felizmente, não.
Há algum tempo discutíamos em outro tópico se a docência seria benéfica. Lembro do ViniGodoy dizendo que conhece vários profissionais que para “se aposentar”, rumaram este caminho. Qual o custo? Graduação + pós + mestrado (em alguns casos, nem mestrado). É difícil lidar com pessoas? Sim, é a coisa mais complicada do mundo. Você não pode dar apenas um CTRL + SHIFT + O e importar o que elas precisam para entender o que está se passando.
Ninguém atinge o sucesso sem esforço. Até mesmo as “celebridades da mídia” precisam encarar o teste do sofá… E o Neymar? Já viram a história do sujeito? Era tão miserável, que ganhava 2 cestas básicas do Santos. Acham que ele não merece? Edir Macedo foi preso… Senor Abravanel? Miguel Krigsner? Eike Batista? Todos trabalharam para chegar onde estão.[/quote]

Concordo em partes com você.

Na indústria, muitas empresas safadas contratam engenheiros, mas não assinam a carteira como engenheiro! Colocam “supervisor x” ou “gerente disso” só para pagar menos…

É uma prática conhecida, e que faz muitos engenheiros largar o emprego e abrir empresas de consultorias e ganhar bem mais dando consultorias, do que como empregado.

Bom uma verdade seja dita: No Brasil qualquer mercado pode ser ruim!

[/quote]
Mas quem aceita isso? É o mau profissional. “Ah, mas eu preciso pagar minhas contas” Isso por 2, 3 meses. Depois, você consegue se virar e achar algo melhor. Ontem mesmo falava com um ex aluno que me dizia que, embora esteja desenvolvendo, foi registrado como tester. Agora ele quer sair, mas tem medo, pois não sabe se consegue outra oportunidade.

[quote=drsmachado][quote=Rodrigo Sasaki][quote=jrg.silva]Caro amigo servidor público não é sinônimo de político! Esses sim são medíocres corruptos e ganham muito ás custas de nós.

Claro que não vou generalizar, mas pelo que vejo, servidores públicos as vezes tem o lado ruim.

Eu conheci um que levava o CD de um jogo para o trabalho, e ficava lá jogando durante o dia, simples assim. Não pode ser demitido mesmo, não é?

E uma outra história, que ouvi. Um desenvolvedor acostumado com o ritmo de consultorias do setor privado passou em um concurso. Começou a trabalhar com os outros funcionários públicos, mas trabalhava no ritmo frenético que estava acostumado. Até que passados uns dias o chefe dele disse pra ele algo parecido com a seguinte frase: “Vai mais devagar aí porque aqui é um setor público”.

Eu fiquei indignado com essa história, o próprio chefe dele falando pra ele trabalhar menos. Pode não ser regra geral, mas é o que eu tenho visto. Quem quiser postar algo falando o contrário é muito bem vindo, eu gostaria de ver exemplos de funcionários públicos que são realmente dedicados.[/quote]
Opa, vamos às lendas.
Primeiro, servidor público não pode ser demitido. Pode ser exonerado. Claro que haverá processo administrativo e ele continua ganhando por isso. Mas é possível sim. Normalmente, isso ocorre quando o funcionário é pego cometendo algum crime/contravenção (furto ou jogo de azar). Mas o mau desempenho ou ingerência/insubordinação pode causar exoneração.

Por outro lado, temos esse problema do ritmo de trabalho. Além dessa questão da equipe, temos o problema da mudança de governo. Muda o governo, mudam as regras, para o sistema, volta ao planejamento, muda documentação, muda a implementação…[/quote]

E sem contar que nem todos os concursos são estatutários. Outros a contratação é pelas leis da clt.

A petrobrás é assim, e eu tenho um amigo que foi demitido ainda no programa de formação de empregados!

Motivo? Técnico em eletrotécnica que não sabia ler diagramas/esquemas elétricos…

Não querendo distorcer muito o assunto, mas complementando a informação:

Um servidor público pode ter empresa sim, o que não pode é administra-la.
Pode receber lucros oriondos de empresas, pode ser acionista por exemplo, mas não pode ser presidente diretor, etc…

[quote=jrg.silva][quote=s4nchez][quote=Hebert Coelho][quote=s4nchez][quote=lanlico]O mercado é bom, mas ainda digo que concurso na área de TI é melhor.
(…)
Para você tirar 13k no setor privado no mínimo tem que ser um NINJA e dificilmente vai conseguir isso antes dos 30.
[/quote]
Ou seja, o bom eh ser mediocre no setor publico, ganhando muito a custa dos otarios que pagam impostos. E depois reclamam dos politicos…[/quote]Pq mediocre? O.o
Não entendo pq o ódio…[/quote]
Porque quem quer se destacar na nossa area dificilmente vai ter tempo ou quer se dar ao trabalho de ficar estudando pra concurso.

De qualquer forma desculpa pela irritacao. Essa febre de concurso publico no Brasil nao me entra na cabeca, mas nao estou no lugar certo para discutir isso, entao vou parar por aqui.[/quote]

Caro amigo servidor público não é sinônimo de político! Esses sim são medíocres corruptos e ganham muito ás custas de nós.

O s4nchez não falou em corrupção. O que ele disse é verdade, muita gente se mata estudando pra concurso público simplesmente porque é um emprego estável e ganha bem (a depender do cargo). Depois de ser aprovado, não quer saber de mais nada. Claro que não é todo mundo. Conheço muitas pessoas que são extremamente capacitadas e esforçadas. Não estão lá à toa. Não estão lá apenas pelo salário ou pela estabilidade.

CRUD = Create, Retrieve, Update and Delete

Você pode fazer isto em aplicações web, desktop e móveis.

O nosso colaborador do guj Hebert Coelho é um exemplo disso!
Cara que investe totalmente no seu curriculo, formado, pos graduado, senior e professor
Com varias certificacoes e ambicoes de mais
Leitor de varios livros
Varios posts no guj (POST UTEIS, sempre ajudando os outros)
Blog famoso, com bons tutoriais e com bastante acesso
Criador de um framework
E agora lancando um livro!

Desculpe parecer talvez um pouco de “paga pau” (como diz aqui no noroeste paranaense :)) mas ele é um cara que vejo como exemplo a ser seguido

[quote]
Mas quem aceita isso? É o mau profissional. “Ah, mas eu preciso pagar minhas contas” Isso por 2, 3 meses. Depois, você consegue se virar e achar algo melhor. Ontem mesmo falava com um ex aluno que me dizia que, embora esteja desenvolvendo, foi registrado como tester. Agora ele quer sair, mas tem medo, pois não sabe se consegue outra oportunidade.[/quote]

É não dá para crescer tendo medo de errar ou do inesperado.

Já dizia Waldez Ludwig: “corra riscos calculados”

Esse tipo de coisa é comum? ser contratado como programador e ser registrado como outra coisa qualquer?

Acho que isso é comum em todas as áreas, né… As coisas acabam sendo feitas assim, normalmente por causa dos empregadores.

Agora eu não aceitaria.

Obs: Parabéns hein, Machado :slight_smile: Antes estava montando a grade e tudo mais, e agora já tem até ex-alunos!

[quote=jrg.silva][quote]
Mas quem aceita isso? É o mau profissional. “Ah, mas eu preciso pagar minhas contas” Isso por 2, 3 meses. Depois, você consegue se virar e achar algo melhor. Ontem mesmo falava com um ex aluno que me dizia que, embora esteja desenvolvendo, foi registrado como tester. Agora ele quer sair, mas tem medo, pois não sabe se consegue outra oportunidade.[/quote]

Esse tipo de coisa é comum? ser contratado como programador e ser registrado como outra coisa qualquer?

[/quote]

Se é comum eu não sei. Mas é ilegal.

[quote=jrg.silva][quote]

[/quote]
Comum em empresas ruins. Ou ser contratado como “CLT flex”.

Sinceramente, também não entendi a crítica com relação a quem presta concurso público. Qual é o problema de alguém buscar um bom salário e estabilidade, supondo que essa pessoa vai cumprir com sua função com ética e honestidade ? Será que todo mundo pode realmente correr o risco de empreender ? Além do mais, qual é a motivação que o profissional tem para continuar no setor privado quando o que mais se vê são: contratos PJ ilegais, desvios de função, horas extras não pagas, etc. ? E a motivação para empreender (altos impostos, crédito caro, etc.)? Na minha opinião, se existe uma corrida exagerada por cargos públicos, isso é uma consequencia direta da porcaria que é o setor privado no Brasil: os salários são ruins, a gestão das empresas é amadorae o serviço prestado é uma porcaria. Façam uma reflexão, pensem nos seguintes setores:

:arrow: telefonia
:arrow: TVs por assinatura
:arrow: supermercados
:arrow: companhias aéreas
:arrow: planos de saúde
:arrow: TI

e por aí vai. O padrão sempre se repete: preços altos, serviço ruim e funcionários explorados. Sendo assim, eu não me surpreendo que o senso comum seja favorável ao emprego público.

Frameworks, Frameworks, Frameworks. CRUD, CRUD, CRUD.

Isso definitivamente não é.

Primeiro de tudo, é saber ter postura profissional:

O segundo passo, é aprender a fundo informática, e não frameworks. Se você ainda não tem noção de padrões, não conhece outra linguagem que não o Java, outro paradigma que não a OO, não sabe TDD, nunca ouviu falar de modelagem de domínio, não entende como funciona um ciclo ágil, então, você ainda não entende de informática. Sem falar, claro, em entender bem de estruturas de dados, ter boas noções de funcionamento de um BD (incluindo JOINs, índices, etc), de threads, de matemática, estatística, e do sistema operacional, ou seja, de tudo aquilo que o pessoal geralmente diz que não é prático e não sabe porque está estudando na faculdade.

CRUD soma pouco na sua carreira. Os CRUDs são sistemas geralmente simples (embora algumas vezes com grande volume de dados), mas repetitivos. Se você quer se melhorar, tem que estar disposto a encarar desafios, e a pegar alguns sistemas pepinosos, diferentes, exóticos.

Finalmente, você também tem que estar preparado para sair da casinha e procurar empregos em empresas maiores, como por exemplo, na indústria (a maioria se mantém só no comércio).

Não é um caminho fácil. E vai começar, sim, por alguns empregos ruins na empreitada. Mas estejam seguros que se vocês são programadores que só sabem fazer o que todo mundo faz, vão continuar amargando nos cargos mal remunerados.

O que deve ser aprendido por todos é que faça tudo com ética e honestidade. Educação é primordial em qualquer hora e lugar.
O setor público oferece em determinados cargos boa remuneração, benefícios entre outros para atrair bons profissionais. Quem iria prestar concurso público com curso superior e etc para ganhar R$1.000,00 ? Não enxergo um motivo válido para isso.

Cabe a cada um julgar o que é define como “o que é melhor”.
Uns optam pela carreira exclusivamente privada, outros, tem pleno interesse em trabalhar no setor público.
No meu ponto de vista, é opinião particular de cada um e deve ser respeitada.

Todo mundo também não pode virar servidor público.

[quote=ViniGodoy]
Isso definitivamente não é.

Primeiro de tudo, é saber ter postura profissional:

O segundo passo, é aprender a fundo informática, e não frameworks. Se você ainda não tem noção de padrões, não conhece outra linguagem que não o Java, outro paradigma que não a OO, não sabe TDD, nunca ouviu falar de modelagem de domínio, não entende como funciona um ciclo ágil, então, você ainda não entende de informática. Sem falar, claro, em entender bem de estruturas de dados, ter boas noções de funcionamento de um BD (incluindo JOINs, índices, etc), de threads, de matemática, estatística, e do sistema operacional, ou seja, de tudo aquilo que o pessoal geralmente diz que não é prático e não sabe porque está estudando na faculdade.

CRUD soma pouco na sua carreira. Os CRUDs são sistemas geralmente simples (embora algumas vezes com grande volume de dados), mas repetitivos. Se você quer se melhorar, tem que estar disposto a encarar desafios, e a pegar alguns sistemas pepinosos, diferentes, exóticos.

Finalmente, você também tem que estar preparado para sair da casinha e procurar empregos em empresas maiores, como por exemplo, na indústria (a maioria se mantém só no comércio).

Não é um caminho fácil. E vai começar, sim, por alguns empregos ruins na empreitada. Mas estejam seguros que se vocês são programadores que só sabem fazer o que todo mundo faz, vão continuar amargando nos cargos mal remunerados.[/quote]

Esqueceu a parte onde pega o avião e chega em outro país. :slight_smile:

[quote=nel]O que deve ser aprendido por todos é que faça tudo com ética e honestidade. Educação é primordial em qualquer hora e lugar.
O setor público oferece em determinados cargos boa remuneração, benefícios entre outros para atrair bons profissionais. Quem iria prestar concurso público com curso superior e etc para ganhar R$1.000,00 ? Não enxergo um motivo válido para isso.

Cabe a cada um julgar o que é define como “o que é melhor”.
Uns optam pela carreira exclusivamente privada, outros, tem pleno interesse em trabalhar no setor público.
No meu ponto de vista, é opinião particular de cada um e deve ser respeitada.[/quote]

Falou bonito. :wink:

O nosso colaborador do guj Hebert Coelho é um exemplo disso!
Cara que investe totalmente no seu curriculo, formado, pos graduado, senior e professor
Com varias certificacoes e ambicoes de mais
Leitor de varios livros
Varios posts no guj (POST UTEIS, sempre ajudando os outros)
Blog famoso, com bons tutoriais e com bastante acesso
Criador de um framework
E agora lancando um livro!

Desculpe parecer talvez um pouco de “paga pau” (como diz aqui no noroeste paranaense :)) mas ele é um cara que vejo como exemplo a ser seguido[/quote]Opa, valeu pelo reconhecimento! :oops:

Tento ajudar o máximo possível enquanto trabalho meu currículo.

Conheço uma pessoa que sempre tira sarro da minha cara dizendo: e ae, vai estudar mais não? vai lá estudar vai…
Mas quando ele precisou passar por uma cirurgia foi trabalhar por medo de perder o trabalho após a operação. E na boa? Eu tenho certa tranquilidade quanto a isso pois sei que tenho trabalhado em meu CV. Essa é a vantagem que eu vejo. =D