O mestrado "vale menos" se precedido por um tecnólogo?

Por exemplo, pretendo terminar o tecnólogo, fazer uma especialização e seguir no mestrado pra depois tentar conseguir um emprego fora do país. O fato de a minha formação ter começado com um tecnólogo e não com um bacharelado, diminuiria minha pontuação (em sistemas como o do Canadá, Japão etc) ou o que conta mesmo é o mestrado?

Olá,

É muito difícil generalizar, você precisa escolher o país que deseja e depois analisar o processo para obter visto de trabalho.

Como você falou do Canadá eu dei uma olhada rápida no site do CIC, pelo que eu vi eles dão a pontuação pelo diploma que iria contar mais pontos, se você for tecnólogo recebe uma pontuação, sendo mestre, a pontuação do tecnólogo para de valer e recebe a referente ao mestrado. Acho que o problema em relação a essa pontuação é a equivalência entre os diplomas do Brasil e do Canadá. O site é esse: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/eca-conversion.asp

Outro problema é o tempo… hoje o processo é de uma forma, ano que vem pode mudar. O Canadá possui vários processos(se não me engano, mais de 50 processos diferentes), alguns mais fáceis do que outros se você possuir os requisitos é claro.

Não sei quais são seus planos, mas será que vale a pena fazer o mestrado aqui? Um caminho geralmente mais fácil é estudar no país que deseja, se fizer o mestrado no país, provavelmente irá conseguir o visto de trabalho, mas volto a falar, cada caso é um caso. Primeiro precisa decidir o país ou os países de interesse e depois estudar os processos disponíveis e avaliar a viabilidade.

Abraço.

vc não precisa de mestrado pra conseguir um emprego fora do pais.

te dou o exemplo da Holanda onde nem pedem diploma pra vc ter um visto de trabalho.

se o seu objetivo é trabalhar fora vai ser mais relevante o dominio de idioma estrangeiro, a relevancia do seu curriculo profissional e tambem a sua formação, porem em muitas vezes isso é avaliado no processo seletivo por meio de entrevistas e/ou um projetinho que vc pode submeter.

cada caso é um caso. O Google avalia diferente do NYTimes que é diferente de um Banco, que é diferente da Booking.com em Amsterdam.

eu investiria em ficar TOP no ingles, e ficar fera em Algortimos q é o que mais cai em entrevistas, coisas tipo O(n log n) ou alguma tecnologia relevante.

se vc quer ter uma ideia, procure umas vagas e submeta seu curriculo, aguarde contato via skype. veja como eles te avaliam. veja o que eles perguntam. e tenha amigos que estejam com os mesmos planos ou que ja trabalhem fora.

procura no monster.com por exemplo

se preocupar com mestrado por conta disso EU acho perda de tempo. Faça um mestrado só se fizer sentido.

Geralmente a área de TI não é regulamentada(pelo menos nos países que já pesquisei), então em teoria você não precisa de diploma algum, só experiência.

Até onde sei, se você não tiver cidadania européia, para ser contratado na Holanda, você terá que encontrar um empregador disposto a passar por todo o trabalhoso processo para contratar um estrangeiro sem visto. O que é normal em vários países e não é exclusividade da Holanda.

Agora resta saber quais são os planos dele, pois se pretende ir para Quebec, o ideal seria ficar top no francês. Ser quer ir para Holanda, seria bom aprender o idioma local além do inglês.

Primeiro ele precisa dizer o que quer, quer trabalhar 1 ou 2 anos fora do país e depois voltar para o Brasil? Quer tentar virar residente permanente? Quer tentar a cidadania? Ele tem dupla cidadania? Qual a idade dele?

isso não é totalmente verdade. alguns tipos de visto exigem curso superior ou experiência comprovada - o que é algo totalmente abstrato e pode contar a sua experiência CLT/certificações de TI ou não.

sabe onde o bixo pega? se vc é casado. alguns tipos de visto como o H1B americano não permitem que o cônjuge trabalhe por um tempo.

outra coisa: contratar um estrangeiro pode ser caro independente do processo e visto. a empresa pode ser obrigada a pagar uma taxa pesada apenas pq resolveu contratar alguem de fora. nesse caso a formação pode ser sim um diferencial pq é mais um papel na burocracia pra mostrar “nao queremos contratar os pangarés que apareceram aqui, queremos esse brasileiro pq ele é top”. o que, convenhamos, é um problema da empresa.

é um assunto, no minimo, complexo.

Bem… como eu disse… em teoria você não precisa de diploma, só experiência. E essa experiência pode ser sim algo bem subjetivo.

Dependendo do plano, ser casado pode ser uma vantagem, por essa e outras falei que é difícil generalizar e falei que o ideal é definir um país e conhecer o processo do país. Só assim é possível determinar o que é mais viável.

Contratar um estrangeiro que tenha visto de trabalho é simples e sem custo para a empresa, pelo menos nos países que já pesquisei, a dificuldade seria esse estrangeiro obter esse visto. O trabalho e custo para empresa existe quando ela fica responsável por solicitar o seu visto, pois um dos requisitos é a empresa comprovar que não existe cidadão, residente ou pessoa com visto de trabalho no país interessado na vaga. E pode complicar ainda mais dependendo da sua área de atuação, mas acredito que aqui todos estejam procurando algo voltado para TI.

E com certeza é um assunto complexo tanto que existem pessoas que se especializam nisso e abrem empresas para auxiliar em todo esse processo. E com certeza não existe ninguém que conheça todos os processos de todos os países.

Abraço

seria bom vc listar os paises que vc pesquisou, pra evitar confusões.

eu sem q em alguns paises (França por exemplo) a empresa paga um extra sim.

outros caso que tem q se considerar é se o visto esta ou não atrelado a uma empresa. as vezes o primeiro visto ( no primeiro ano ) te da direito de trabalhar somente naquela empresa e pra trocar vc precisa de uma burocracia maior ( pq precisa que a outra entre na parada ). isso varia de pais pra pais.

nos EUA tem momentos que vc pode trocar de empresa pq isso interfere no processo do Green Card ( pq a empresa faz o sponsor, ela paga pra isso ). dependendo da etapa que vc esta, trocar pode atrapalhar em alguma coisa (não entendo direito, tem que conversar com quem passou por isso).

pq estou falando nisso? pq se vc não curtir a empresa ( acontece ) vc tem que saber exatamente como proceder pra trocar de emprego, uma vez que, quando vc se mudar, pode chover oferta também.

na duvida, procure um advogado no pais de destino. nem sempre é caro e eles vão saber te orientar.

por fim vc deve estar ciente das regras de renovação de visto. tem lugares que vc nos primeiros anos renova anualmente e depois consegue um visto de 5, 8 ou 10 anos E sob certas condições vc pode pedir um visto de residencia, naturalização, etc. outros paises ( os nordicos são assim ) vc só pode renovar o visto, indefinidamente, e jamais se torna cidadão.

O visto H1B tem prazo ( acho q 5 anos ) e vc precisa entrar com pedido de Green Card ( que te da + 5 ou 10 anos ) no tempo certo. É BEM chato de renovar estes vistos - a galera q eu conheço precisa voltar pro Brasil pra renovar. Tem vistos até mais complicados como o O1. E numa dada etapa do Green Card vc nao pode sair do país senão reinicia alguma cosa ( ou vc precisa receber uma parada pelo correio ).

Só do assunto visto pode rolar uma apostila, porem o que acontece é que essas regras mudam e existem regras de adaptação. não é pq o seu amigo foi pros EUA hoje com uma papelada X que vc vai conseguir daqui a 3 anos.

A unica coisa q não muda é que qualquer besteira, qualquer vacilo, esqueceu imposto de renda, foi preso, se meteu em briga, etc, a chance de vc fuder a renovação do seu visto é gigante - e ainda corre risco de ser deportado. Eu não sei precisar se acidente de transito ou download ilegal de filme pode dar esse tipo de problema, na duvida EVITE.

Se vc tiver alguma condenação no Brasil ( ou mesmo nome no SPC ) isso também pode atrapalhar ( a obter visto ). Em algum momento a sua vida pode/vai ser investigada. Se este for o caso, fale com um advogado.

O processo vai ser menos chato se o pais quer receber imigrantes.