O Modelo de Boehm em uma idéia Cross-functional deve ser direcionado ao Product Owner

é verdade :smiley:

Oi Marcio:

Vou tentar contribuir com algumas opiniões, porém fugindo um pouco do tópico …

Há duas coisas que chamam a atenção no seu post. Uma é a forma: aparentemente as palavras
que vc escolheu não foram simpáticas a outros usuários do fórum. Estou entrando aqui
de gaiato, e não entendi por que tanto barulho e animosidade. Dito isto, eu tb tive dificuldade de
entender a pergunta e precisei ir na wikipedia para ver o que era esse tal modelo de Boehm
para descobrir que se tratava do velho conhecido COCOMO.

Agora o conteúdo: pelo que acho que entendi, vc está querendo saber se alguém já usou o COCOMO
para fazer estimativas em cima do backlog do Scrum. Não trabalhei em nenhuma empresa que usasse
explicitamente esse modelo de estimativa de custos, conheço apenas da literatura. Mas acho que o
buraco é mais em baixo: me preocupo quando o responsável por um projeto investe demais em gerar “estimativas confiáveis” e procurar métodos ou fórmulas prontas.

Toda estimativa é furada, por mais fórmulas prontas que se queira usar (ou talvez por causa delas)
e a energia gasta em ter uma estimativa menos grosseira acaba sendo melhor aplicada em criar
mecanismos para ligar o desconfiômetro o mais cedo possível e melhorar a comunicação com o
solicitante/pagante/cliente quando uma estimativa anterior se mostra muito fora da realidade.

Espero não ter falado difícil, ou serei tb vítima dos flames como vc …

Jorge Diz

[quote=Marcio Duran] :?: O Modelo de Custo de Boehm é constituido de três níveis de detalhes:modelo básico, que oferece equações para estimativas grosseiras de esforço e o tempo baseando-se em vários fatores do produto, equipamento, pessoas e projeto, etc…

:?: Pensando em práticas do Scrum

:idea:“O backlog de sprint é uma interpretação do backlog do produto e contém tarefas concretas que serão realizadas durante o próximo sprint para implementar alguns dos itens principais no backlog do produto”

:idea:Em vista disso o Modelo de Boehm já foi usado em sua Corporação para essa finalidade ?[/quote]

O Duran, você poderia informar alguma literatura sobre o esse tal modelo de Boehm?

Olá

Verdade, você ainda vai perceber que no fundo estas palavras embaralhadas ao léu às vezes são bem divertidas.

[]s
Luca

Mesmo com a boa vontade do Jorge em nos traduzir o dialeto “Marcianoduranês”, acredito que o fórum de Arquitetura não tem nada ver com o assunto.
No mínimo, “isso” deveria estar no fórum de Metodologia.

OUTRO topico sem pe nem cabeca.

Rafael