O openjdk possui apenas a versão 7

A última versão da apostila de Java e Orientação a Objetos da Caelum diz que o openjdk possui apenas a versão 7 no tempo que esse texto sobre o openjdk foi escrito (https://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos/apendice-instalacao-do-java#instalando-no-ubuntu-e-em-outros-linux).

Está escrito no link que eu citei acima sobre o openjdk:

"Caso prefira utilizar o openjdk, a distribuição opensource, basta fazer


sudo apt-get install openjdk-7-jdk

Por enquanto ele possui apenas a versão 7. No linux fedora, você faria com su -c "yum install java-1.7.0-openjdk" ."

Está escrito no seguinte site da última versão da apostila de Java e Orientação a Objetos da Caelum (https://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos/o-que-e-java#versoes-do-java-e-a-confusao-do-java2):

“Hoje a última versão disponível do Java é a 8.”

Isso significa que a versão 7 do openjdk não é útil para praticar o conteúdo da última versão da apostila de Java e Orientação a Objetos da Caelum porque segundo essa versão dessa apostila, a última versão disponível do Java no tempo que essa apostila foi escrita é a versão 8?

O openjdk funciona somente em Linux?

Será?
Você conferiu as páginas oficiais do open JDK?
https://openjdk.java.net/
https://jdk.java.net/
https://jdk.java.net/archive/

1 curtida

Não. openjdk tem para um serie de sistemas operacionais.
A exemplo

1 curtida

Clark, pra ficar bem claro, vc tem que ter em mente que o Java SE é um conjunto de especificações.

A página abaixo contém as especificações da linguagem de programação Java e da máquina virtual Java desde a versão Java SE 6 até a mais recente, o Java SE 15.

https://docs.oracle.com/javase/specs/

E abaixo está o link para a especificação da API da biblioteca padrão do Java SE 15.

https://docs.oracle.com/en/java/javase/15/docs/api/index.html

Estas especificações são criadas pela comunidade através de um processo chamado Java Community Process. Eu ainda não entendo completamente como ele funciona, mas sei que ele permite que empresas e pessoas participem da evolução da plataforma Java.

https://www.jcp.org/en/home/index

O OpenJDK é uma das implementações do Java SE. Mas ela é especial por 2 grande motivos:

  1. É a única implementação aberta para a qual a Oracle contribui ativamente.
  2. Possui uma licença compatível com as diretrizes do Free Software, o que permite que toda a comunidade contribua com o projeto de forma independente, mesmo se a Oracle decidir deixar o projeto algum dia.

https://openjdk.java.net/

O problema do OpenJDK é que ele é distribuído apenas na forma de código fonte, ou seja, não há um arquivo executável que vc instala no seu computador, mas isso não é um problema porque:

  1. Há várias distribuições Linux que compilam e disponibilizam várias versão do Java SE nos seus repositórios oficiais prontinhos para serem instalados e usados.
  2. A própria Oracle oferece executáveis do OpenJDK aqui: https://jdk.java.net/
  3. Há outras iniciativas da comunidade que fornecem instaladores do OpenJDK como o projeto AdoptOpenJDK que o @j-menezes sugeriu.

Na minha opinião, o AdoptOpenJDK é atualmente a maneira mais facil de instalar o OpenJDK na sua máquina. Lá no site tem instaladores desde o Java 8 até o Java 15. O mais legal desses instaladores é que, no Windows, ele configura o Path automaticamente pra vc, o que facilita bastante pros iniciantes.

Eu encontrei este vídeo que ensina como instalar. Ele mostra como instalar o Java 14 (que era o mais recente no momento em que o vídeo foi postado), mas os passos são os mesmos para instalar o Java 8 ou o Java 15. O cara do vídeo parece ser Português, mas é simples de entender as instruções que ele dá.


Algumas considerações:

  1. Esquece o Java 7.
  2. É possível instalar o Java 15 e seguir tutoriais do Java 8 sem problemas, então vc decide se vai instalar a versão mais recente ou a versão 8 mesmo.
  3. Muita coisa mudou desde 2014 quando o Java 8 foi lançado. Naquela época o Oracle JDK e o OpenJDK não eram totalmente compatíveis e muitos preferiam o JDK da “dona” do Java. Atualmente há quase nenhuma diferença entre eles e os 2 seguem o mesmo ciclo de lançamento.
  4. Falando em ciclo de lançamento, agora uma nova versão do Java é lançada a cada 6 meses. Atualmente estamos no Java 15, em março de 2021 sairá a 16 e em setembro sairá a 17.
  5. Vc verá muitos incentivando a instalar a versão 11, isto porque ela é o que chamamos de versão LTS, uma versão que terá suporte por vários anos antes de se tornar obsoleta. É que funciona assim: hoje estamos na versão 15, se algum problema sério for encontrado nesta versão ela receberá uma atualização para corrigir este problema, porém, quando a versão 16 for lançada, a versão 15 deixará de ser atualizada. Para continuar recebendo atualização, vc precisa migrar para a versão 16 e assim sucessivamente. Mas a versão 11, apesar de ter sido lançada em 2018, continua recebendo atualizações até hoje e continuará recebendo até ano que vem quando a versão 17 será lançada e se tornará a nova LTS.
4 curtidas

É a última versão da apostila de Java e Orientação a Objetos da Caelum que diz que caso prefira utilizar o openjdk, a distribuição opensource, basta fazer

sudo apt-get install openjdk-7-jdk

(https://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos/apendice-instalacao-do-java#instalando-no-ubuntu-e-em-outros-linux).

Se isso não estivesse escrito na última versão da apostila de Java e Orientação a Objetos da Caelum, eu não teria postado este tópico sobre o openjdk.

Se as páginas oficiais do open JDK não dizem que caso prefira utilizar o openjdk, a distribuição opensource, basta fazer sudo apt-get install openjdk-7-jdk, porque isso está escrito na última versão da apostila de Java e Orientação a Objetos da Caelum?

Cara, vc tem que parar de se prender somente em apostila, nem tudo que ta nela é absoluto.

Eles devem ter colocado isso lá pq do JDK7 pra o JDK15 tem algumas alterações. Se vc acha que vai se perder, baixa o JDK7, mas saiba que está MUITO desatualizado

1 curtida

Colega, qual exatamente é a dificuldade em começar?
Simplesmente:

  • Instala um JDK, recomendo pelo menos a versão 8 pois é o que a maioria das empresas tem utilizado, pelo menos aqui em Santa Catarina.
  • Configura a variável de ambiente JAVA_HOME apontando para a pasta do JDK que você instalou.
  • Edita a variável de ambiente PATH adicionando o %JAVA_HOME%\bin.

Só isso, nada mais.
Feito isso você já consegue compilar e executar qualquer programa Java.

Infelizmente a última versão da apostila da Caelum se limita ao Java 7.
O motivo disso? Só perguntando pra eles.

Você está se limitando a uma única apostila?
Quanta frustração isso já te trouxe?
Se você não está conseguindo avançar com essa apostila, talvez ela não seja boa pra você, pense nisso.
Tenho muitos amigos que adoram o livro “Usando a cabeça: Java”, eu particularmente detesto ele, não gosto do tipo de didática.
As pessoas são diferentes e assimilam conhecimento de formas diferentes, o que é bom pra mim, pode ser difícil pra você e vice-versa.

Pôxa, tem tanto material gratuito e livros bons por aí, se os livros nas livrarias estão muito caros, procura pegar algum emprestado numa biblioteca ou compra algum usado em um sebo.

Particularmente sempre compro livros usados na Amazon e na Estante Virtual, abaixo uma foto dos últimos 3 que adquiri, todos em ótimo estado de conservação:

3 curtidas

Será esforço inútil tentar aprender comandos de entrada, saída, estruturas if, laços de repetição, matrizes em Java sem saber instalar os programas necessários para programar em Java.

Eu decidi postar este tópico sobre o antigo Netbeans e o Apache Netbeans: Quais são as versões do antigo Netbeans e do Apache Netbeans que são úteis para serem usadas junto com o jdk 8?

Aparentemente estás criando complexidade para algo simples.
Na boa, instalar um JDK é igual instalar qualquer outro software.
Só dar um duplo clique e seguir o next, next, finish.
:man_shrugging:

1 curtida

Eu tentei baixar o jdk 8 para Windows de 64 bits (jdk-8u271-windows-x64.exe) e apareceu a seguinte tela:

Tem que ligar pra Oracle. A ligação pra esse número deve sair cara.

Baixa este arquivo do AdoptOpenJDK e instala
https://github.com/AdoptOpenJDK/openjdk11-binaries/releases/download/jdk-11.0.9.1%2B1/OpenJDK11U-jdk_x64_windows_hotspot_11.0.9.1_1.msi
Depois instala o NetBeans 12.2
https://downloads.apache.org/netbeans/netbeans/12.2/Apache-NetBeans-12.2-bin-windows-x64.exe
Feito isso o ambiente para programar já estará pronto.
E não fica querendo descobrir quem veio primeiro: o ovo ou a galinha.

Você baixou no link abaixo?
https://download.oracle.com/otn/java/jdk/8u271-b09/61ae65e088624f5aaa0b1d2d801acb16/jdk-8u271-windows-x64.exe

Pois eu baixei normalmente, (lógico, só tem que fazer o login).

De que empresa é esse binário? Qual confiabilidade disso?

@j-menezes ta sempre recomendando esse jdk tambem

IBM, mas os fontes são os mesmos usados pela Oracle, Amazon e outras tantas.

Pode ficar tranquilo, Java não faz parte da bagunça da microsoft. Distribuir binario Java tem que seguir regras, senão o processo come.

Então nesse caso pra ser confiável tem pagar https://www.ibm.com/cloud/support-for-runtimes

Sim, tenho recomendado não somente ele mas tambem a JVM OpenJ9.
Meu NetBeans com ela assim como meus programas estão economizando até 40% de uso de memoria.

1 curtida

Estou me referindo a sua indagação de qualidade dos binarios e não especificamente ao suporte, a qualidade dos binarios tem a confiabilidade da IBM e embora o grupo seja open source criado e monitorado pela IBM.
E a versão LTS é fiel e de graça.

A J9 sempre foi a máquina virtual mais rápida.
Lá entre 2002 e 2007, eu utilizava a J9 para executar sistemas Java no Windows CE 4.0 e posteriormente no Windows Mobile.