O padrao MVC?

Olá a todos,

bom programo a pouco tempo mais ou menos 1 ano em uma empresa, apesar de ter bons conhecimentos sobre programação paradigmas padroes de desenvolvimento e tudo que esta no verge, naoposso ser comparado a quem tem mais anos de estrada ou ate decada.

tenho uma duvida aos experientes ou ate aos menos experientes que possa saber mais que eu:

sobre o padrao MVC pelo que tenho lido e observado cheguei a conclusao que qualquer projeto pode fazer uso do MVC, mesmo que faça uso de outros padroes TBM, digo ao mesmo tempo.

vcs concordam? se nao, alguem teria algum exemplo pra me mostrar onde o MVC nao se aplicaria?

Muito Obrigado!

Como você chegou a esta conclusão/percepção?
Por favor, poderia apresentar argumentos, para que possam ser confrontados.

addller,

muito obrigado pela atenção, minha intenção não é confrontar los tanto quanto conseguir algum tipo de confirmação de alguem mais experiente saca? Eu tive esse insight e gostaria de saber se alguem mais pensa assim? Eu dei uma vasculhada pelo google e nao achei nada sobre desvantagem do MVC ou nenhum exemplo onde ele nao pode ser aplicado o que reenforçou ainda mais minha crença entende?

Sem um contexto não faz sentido essa questão.

Isso ai que você está pedindo é muito difícil de explicar, pois toda opinião deve ser crítica.
Ex.: é lançada uma notícia na rede e logo todo mundo compartilha ela como se fosse verdade, esse é um grande problema.

É importante não sermovido pelas massas, pois em uma multidão há muita cacofonia.

Imagine um acidente, todos correm, muitos não sabem o que é, muitos se ferem e não era nada.

Admito que é difícil, confiar em meio ao medo.

Imagine que você vem na rua, sai todo mundo correndo, você simplemente começa a correr junto.
É difícil, pois há casos em que não se pode esperar uma confirmação.

Vou sair desse assunto, era só pra ter uma idéia da importância do pensamento crítico.

O que me motivou a participar, não foi somente o tópico, mas também:

Agora, vou te dizer, que apenas estudo e programo por hobbye (atualmente), ou seja, não trabalho, não vivo de programação.

São duas visões distintas:
Uma de quem está no mercado de trabalho e outra de quem está aprendendo.

Agora pense:
A construção a seguir só é possível com os frameworks existentes, ou seria possível criar um novo framework, caso não exista.

A resposta dessa pergunda basicamente, poderia dizer que a arquitetura a seguir é ineficaz (comprovação por absurdo).

Agora, manifeste seu pensamento crítico, me tenha como mentiroso do fundo do SEU conhecimento e diga, baseado nas tecnologias que conhece, se sou um mentiroso que está falando a verdade ou estou apenas mentindo(me enganando - manifestação do pensamento crítico).

Eis a arquitetura:

OBSERVAÇÃO: “PARA MENORES DE 18 ANOS”, AS TECNOLOGIAS MENCIONADAS (java, js, etc), SÃO APENAS EXEMPLIFICATIVAS.

Eu “conversei” no fórum (“rapidamente”) com um de meus professores e ele me disse que a arquitetura que postei é possível do ponto de vista computacional.
Com relação ao MVC como conhecido por todos, ele mostrou que existem desvantagens, como em qualquer escolha e ele me mostrou uma arquitetura Publish/Subscribe, eu não sei como explicar direito mas é bem legal, lembra bastante a internet das coisas, mas se entendi direito seria para SISTEMAS distribuídos, no caso eu falo de SERVIÇOS distribuídos.

Ele também explicou que o WhatsApp poderia usar MVC, mas por causa da complexidade (levando em conta os requisitos não funcionais) do sistema, eles utilizam outros padrões.

A partir daqui, encerro o assunto referente a consulta que realizei junto ao professor, tanto por ética quanto por responsabilidade.

A partir daqui: são meras observações pessoais, minhas (com redundância mesmo), portanto podem estar erradas.

Para tanto, os modelos de comparação são o que postei acima:

E:

A observação pessoal é:

Olhei o funcionamento básico da arquitetura do WhatsApp.

O que eu percebi é que o whatsapp funciona basicamente como um chat.

Por que esta comparação:

  1. os dados não ficam em um servidor, este é apenas um mediador;

  2. os dados ficam armazenados com os clientes;

  3. a função do servidor(mediador) seria basicamente encontrar os destinatários e redistribuir os dados.

Assim, a necessidade é atendida.

Contudo, a arquitetura que eu mostrei tem um formato de árvore, logo não seria aplicada ao WhatsApp.

Seria algo próximo disso:

No WhatsApp, a arquitetura se “assemelha” a um Nó, que é compartilhado por todos, além disso, os dispositivos móveis estão ACUMULANDO responsabilidade, pois eles são ao mesmo tempo view e servidor (no sentido de banco de dados).

Para o WhatsApp, “vejo” a arquitetura como algo próximo da imagem a seguir, onde o servidor está no centro:

Esta correta?

Sim, pois atende a necessidade da aplicação, a forma como ela foi pensada: se não temos servidor, jogue pros clientes.

É interessante, pois parando pra pensar, motores de busca são semelhantes a mediadores.

Poderia ser aplicada para o youtube, Guj, Mercado Livre, etc …?

Na minha avaliação, não, pois as informações ficam armazenadas no servidor do site e não com seus usuários.

Assim, em se tratando de uma aplicaçao que se assemelha a um chat(mediador), com direito a fotos, chamada e tal, sim, a arquitetura é interessante, pois não precisa de um servidor para persistir os dados, mas se eu for abrir um e-commerce não vou me espelhar nestas aplicações, já que a persistência dos dados está com usuários.

Além disso há o incomodo de ficarmos armazendo o conteúdo do WhatsApp (fotos/audios/videos), bom por um lado, eu daria cerca de 5% de importância pro cliente e 100% pra aplicação, pois isto ao meu ver foi pensado para economizar com servidor.

Deu certo?

Deu, mas é restritivo de+, (função mediador, mesmo que temporariamente segure uma informação).

Mas sim, é interessante, pois atende a finalidade.

Ambas realizam isto:

Ao interligar os nós, independente da forma de armazenamento, haveria a configuração da web.

No final, prevalece a finalidade e não a separação de responsabilidades, cabendo pesar vantagens e desvantagens.

Se alguém estranhou as imagens apontadas, gostaria de lembrar que muitos estudos se baseiam na análise da natureza.

Será que árvores não resolvem problemas de crescimento/ “escalabilidade” com o “surgimento” de novas raízes?
Mas ai já é coisa de botânico e de quem gosta de árvores sejam elas binárias ou não.
Té+