O paradigma MVC

Para todos aqueles que como eu está inciciando neste universo da criatividade vai um esclarecimento obtido pela curiosidade.

O paradigma MVC é um modo de quebrar uma aplicação, ou até um pedaço da interface de uma aplicação, em três partes: o modelo (model), a visualização (view) e o controlador (controller). MVC foi originalmente desenvolvido para mapear os papéis de entrada, processamento, e saída no reino da Interface Gráfica do Usuário (IGU ou GUI, em inglês):
Entrada ?> Processamento ?> Saída
Controlador ?> Modelo ?> Visualização
:bauro:

irmao…
Seja bem vindo a familia PJ!!
Obrigado por coolaborar com nois!!!

Abracao e te + :razz:

eu não sei nada sobre padrões de projeto

alguem não teria um exemplo prático pra me enviar ou mostrar aki no PJ mesmo?

Microfilo, na verdade n existe padrao para desenvolvimento de software, temos ideias baseadas nos paradgmas escritos por autores como pressman, sommervile, xexeu.
O gerente de projeto tem q somente basear-se nessas ideias pra saber como c fosse um rumo para qual vai tomar, e apostar na sua experiencia pra o bom desenvolvimento do projeto!
Os projetos de softwares n sao como projetos de construcao civil, ond vc v o q esta sendo feito, vc simplesmente tem relatorios do q esta sendo feito, essa e + uma da dificil posicao q o gerente d projeto enconta.

BLZ ??

[quote=“microfilo”]eu não sei nada sobre padrões de projeto

alguem não teria um exemplo prático pra me enviar ou mostrar aki no PJ mesmo?[/quote]

Cara, tem esse livro:

http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=2128

Aqui no PJ tem anti padrões de projeto

http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=News&file=article&sid=476

Ou se quiser dar uma olhada no site da sun

http://java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/index.html

Abracos

[quote=“Ratinho”]Microfilo, na verdade n existe padrao para desenvolvimento de software, temos ideias baseadas nos paradgmas escritos por autores como pressman, sommervile, xexeu.
O gerente de projeto tem q somente basear-se nessas ideias pra saber como c fosse um rumo para qual vai tomar, e apostar na sua experiencia pra o bom desenvolvimento do projeto!
Os projetos de softwares n sao como projetos de construcao civil, ond vc v o q esta sendo feito, vc simplesmente tem relatorios do q esta sendo feito, essa e + uma da dificil posicao q o gerente d projeto enconta.

BLZ ??[/quote]
Ratinho, não fique bravo comigo, mas acho q entendi mal o q vc quis dizer, pq o que eu entendi foi um disparate enorme![quote]na verdade n existe padrao para desenvolvimento de software[/quote] - isso é um absurdo, isso é jogar por terra o CMM!!!

[quote]Os projetos de softwares n sao como projetos de construcao civil ond vc v o q esta sendo feito[/quote] O objetivo da Engenharia de Software é justamente esse, tornar a construção de software mensurável.
Foi isso mesmo?
:wink:

é… nessa ai eu concordo com o bleeder… :slight_smile:

Bem, acho q me espressei mal rsrs :lol:

Tp, eu quiz dizer q no existe o processo PADRAO, pois nenhum sistema e identico ao outro!! Entao, tem-se ideias fixas, mas n c pd apoiar 100% em cima destas, tb temos q contar muito com a experiencia do gerente d projetos!

Entenderam ??? :razz:

eu ainda não li os artigos, mas é basicamente vc construir sua aplicação com base em algumas interfaces e moldes?

É mais que isso, é a base da reutilização de software. Hoje em dia é difícil construir software de qualidade sem conhecimentos de Design Patterns
Veja:
http://www.google.com.br/search?q=cache:fsTKd8X9vX0J:www.cin.ufpe.br/~sugarloafplop/articles/wp/GabrielaUnisinos_novo.pdf+%22Padr%C3%B5es+de+software%22&hl=pt-BR
Exemplos de alguns Padrões:
http://www.google.com.br/search?q=cache:hHGrGmCWnTcJ:www.inf.unioeste.br/pesIII/3bim/DesignPatterns.pdf+%22Padr%C3%B5es+de+software%22+singleton&hl=pt-BR

:wink:

Então o principal uso dos Design Patterns é a reutilização e a construção de softwares de qualidade?

É o famoso não reinventar a roda, usar os padrões que já foram testados e aprovados no desenvolvimento de software=menos erros e falhas de softwares. :wink:

[quote=“Hanibbal”]Para todos aqueles que como eu está inciciando neste universo da criatividade vai um esclarecimento obtido pela curiosidade.

O paradigma MVC é um modo de quebrar uma aplicação, ou até um pedaço da interface de uma aplicação, em três partes: o modelo (model), a visualização (view) e o controlador (controller). MVC foi originalmente desenvolvido para mapear os papéis de entrada, processamento, e saída no reino da Interface Gráfica do Usuário (IGU ou GUI, em inglês):
Entrada ?> Processamento ?> Saída
Controlador ?> Modelo ?> Visualização
:bauro:[/quote]
Hanibbal, é sempre bom citar a fonte das notas que a gente posta nos fóruns. Para quem quer saber mais sobre o MVC, segue a fonte do Hanibbal
Fonte:http://ootips.org/mvc-pattern.html
:wink:

Utilizar padrões eh aproveitar a experiência de outra pessoa na resolução de um determinado problema. Geralmente em um mesmo projeto você utiliza vários padrões para resolver diversos problemas…

[]'s