O perigo de se idolatrar qualquer empresa

Pessoal,

Tenho pensando no perigo de se idolatrar empresas. Esse é um erro muito comum na nossa área e principalmente para os novatos. Isso impede que o profissional encontre o seu verdadeiro lugar, em uma empresa menor por exemplo. Existem diversas empresas que são verdadeiramente idolatradas (ex: Google, ThothWorks, IBM, Apple, Facebook, etc). Essas empresas são realmente “top” mas não quer dizer que elas sejam o melhor para mim ou para vc. Não sei se concordam comigo?.

PS: não estou querendo dizer que não se deva querer trabalhar num lugar melhor, mas que existe um sério perigo em vc idolatrar qualquer coisa, inclusive empresas.

Concordo com seu ponto de vista!!

Sempre trabalhei em Startups e sempre admirei mais do que essas empresas grandes.

Um dos motivos que admiro em Startups são que elas lutam com determinação pelo seu espaço, diferente das empresas gigantes que só ficam se vanglorizando com seus produtos.

E tbm adoro trabalhar com várias tecnologias e de maneira informal, coisa difícil de se encontrar em empresas grandes.

Sim, sem dúvida.

Essas empresas são bons lugares para se adquirir experiência e vivenciar todas as etapas de um grande projeto.

Mas geralmente suas normas de carreira são bastante engessadas. Você sobe apenas quando todos na sua frente
em tempo de trabalho também subirem, a elevação de nível do cargo se dá a partir de princípios rígidos e a
hierarquia impede que você tenha acesso a quem realmente manda.

Tenho uma aluna que trabalha em uma empresa de TI multinacional. Um dia ela veio toda desanimada conversar
comigo querendo saber quanto um profissional com x anos naquela área deveria estar recebendo. Ela não recebia
nem a metade daquilo.

Aconselhei que falasse com seus superiores. Ela choramingou pois embora trabalhasse num setor estava subordinada
uma gerencia que ficava em outra cidade e a qual ela só tinha acesso direto por email. Além da matriz da empresa
ser na europa.

Aconselhei que falasse com o gerente da sucursal dela. Perguntava toda aula para ela se já tinha falado. Ela me dizia
que ainda estava tentando um jeito de falar com o chefe. Passados quase um mês veio toda feliz dizendo que falou
com o chefe e ele lhe havia dito que achava justo que ela recebesse um aumento, que transmitiria o pedido a central
da empresa na Europa. Mais um mês e veio me dizer que a central autorizou a progressão dela para o nível seguinte,
e claro com um aumento correspondente.

Mais um mês e veio toda triste. Havia recebido o pagamento com aumento. Mais 56 reais. E ela desanimada pois
se fosse falar novamento com o chefe ele diria que ela fora promovida e aumentada segundo os parametros da
matriz na europa e que nada mais ele poderia fazer.

Empresas muito grandes são assim. Elas se garantem. Além disso, chefes e gerentes geralmente são instruidos a
limitar ao máximo de seus subordinados a requisicoes pessoais. Além, é claro, de escolherem para estes cargos
pessoas geralmente controladoras e que temem que qualquer um cresça e os alcance. Chefes que acham que
sabem pois fizeram uma pós ou um doutorado e decidem muitas vezes de forma arbitraria o que é melhor para
o projeto daquele momento.

As empresas pequenas não são tão organizadas. Algumas não tem nem a estrutura formal de análise, projeto, programador,
mas pelo menos o nível é mais familiar e o acesso a chefia geralmente fica mais fácil. Inclusive na hora de discutir alguma
questao de projeto.

cara, a idolatria é ruim em qualquer esfera do mundo em que vivemos… porque ??

Simples, idolatria cega, idolatria gera senso de defesa e de guerra por aquilo que se idolatra…

É mais ou menos assim, eu admiro todas as empresas citadas, em especial admiro Apple e Oracle… Sou fascinado pela história da Google e Facebook, porém sei que os mesmos só querem uma coisa de mim, que eu use os seus produtos e lhes renda $$… O que eu ganho com isso ??? No máximo um produto de qualidade (as vezes questionável).

Logo, mercado é assim, gosto de IPhones e por isso gosto da Apple e seus produtos, mas se um dia, comprar um dos produtos e sair prejudicado, irei reclamar com todas as minhas forças pelos meus direitos, e é aí que mora o diferencial de algumas delas, sabem ouvir seus usuários…

Adimiro o trabalho da Oracle, tanto com seu SGBD, quanto a forma que a mesma vem conduzindo o Java, mas não fico me iludindo ou crendo que será assim para sempre, enfim, também sou um cliente da Oracle (de certa forma).

Sou torcedor São Paulino e como o mesmo acompanho de perto a Carreira do Rogério Ceni, mas outro dia o mesmo largou algumas abobrinhas que não concordei e ví um monte de São Paulino concordando com o mesmo como se fosse a verdade mais absoluta da história, só porque foi ele que falou. Idolatria causa á perda de senso também, há quem goste, eu não gosto.

Admiração sim, idolatria jamais. Pra nada nesse mundo.

Abs []

[b]"Participe da campanha: Empresa legal não contrata profissional de TI como PJ. CLT já!

#PJNãoCLTJá"[/b]

Curti hein!! =)

Nunca idolatrei empresas que trabalhei, mas tenho saudade de algumas que passei.

Ter saudade é normal, principalmente quando o pessoal foi bacana. Agora ficar falando que empresa X ou Y é a melhor em tudo, é idolatrar.

Sobre PJ, por favor entre nessa campanha tb: Empresa legal não contrata profissional como PJ!

tbm concordo…

#Empresa legal não contrata profissional como PJ

twitter ou facebook !!

rs

vcs prefeririam PJ do que CLT? é isso?

abrxx

Acho que já existem discussões sobre PJ X CLT demais aqui no fórum, o tópico fala sobre outra coisa, se for pra tomar outro rumo, que seja logo fechado.

Abs []

Pois eu detesto isso, essa molecada nova que bota uma camisa com o Tux e nunca nem mexeu num slackware na vida. Só pra ser “cool”. Dar uma de nerdzinho legal é o que mais tem. Mas isso é em todo canto. Já cansei de ver estudante da UnB que mora no Lago Norte, em Brasília, com camisa do MST…

Mas é aquilo, só discutir com quem tem nível, com esses moleques, ah, tô fora. :lol:

Eu acredito que idolatria é uma forma de pegar carona no sucesso dos outros.

Quando você põe uma camisa de uma banda ou time, o que vc quer na verdade é que as pessoas olhem pra você com um conceito já formado por aquela camisa.

Eu defendo a filosofia de ser eu mesmo, o que pode resultar em um sucesso… ou não, quem sabe :), não idolatro time, nem banda, nem nada… isso é uma perca de tempo (na minha opinião).

[quote=Mstanguine][b]"Participe da campanha: Empresa legal não contrata profissional de TI como PJ. CLT já!

#PJNãoCLTJá"[/b]

Curti hein!! =)

Nunca idolatrei empresas que trabalhei, mas tenho saudade de algumas que passei.[/quote]

Não concordo… vcs já pararam para pensar o quanto de dinheiro seu estão dando para politicos porcos corruptos?
ta certo PJ vc vai dar do mesmo jeito… porem é bem menos que no CLT…

[quote=luistiagos]
Não concordo… vcs já pararam para pensar o quanto de dinheiro seu estão dando para politicos porcos corruptos?
ta certo PJ vc vai dar do mesmo jeito… porem é bem menos que no CLT…[/quote]

Nunca concordei com esse raciocínio. Pensando dessa forma é que temos os políticos que temos hoje, eles são o mais puro reflexo do povo.

Se quiser melhorar o país, temos que fazer de tudo pra ser exemplo, e não ficar dando motivo pros políticos aumentarem mais ainda os impostos e desviarem mais ainda.

o perigo de se idolatrar é que, uma vez idolatrando, você abriria mão do seu salário para poder ter a chance de trabalhar em tal empresa

o “fator ibm/google/microsoft/aacenture/etc” pesaria no seu salário, o que pra mim, na situação atual, não é interessante

Eu já pensei assim… Hoje penso um pouco diferente, mas quase que na mesma linha de raciocínio, como você falou, prefere ser você mesmo e isso também é uma forma de encarar a vida, do qual você abstraiu isso de algum lugar, vendo outras pessoas e suas formas de agir, lendo algum livro, etc… Isso, querendo ou não, é herdado ou adiquirido a partir da forma com o que você enxerga nos outros…

O que acontece muitas vezes, é que as pessoas confundem o que é diversão e o que é a vida. As 2 coisas ficam tão misturadas que se tornam uma única coisa…

Eu compro de tempos em tempos a camisa do time de futebol que eu torço… Não pra pegar carona, nem compro para os outros, compro pra mim e porque gosto de torcer e é minha forma de ajudar o clube já que não vou ao estádio. Jamais ofenderia alguém por causa de futebol, jamais iria agredir alguém por causa do futebol e jamais deixaria de fazer qualquer programa com a minha família ou algum trabalho por causa de futebol…

Isso nos torna diferentes, nenhum de nós 2 temos ídolos, embora nada diga que alguém que tem um seja uma pessoa ruim…

A idolatria a meu ver, gera burrice, mas ainda assim é uma escolha pessoal e deve ser respeitada…

Abs []

[quote=Leozin]o perigo de se idolatrar é que, uma vez idolatrando, você abriria mão do seu salário para poder ter a chance de trabalhar em tal empresa

o “fator ibm/google/microsoft/aacenture/etc” pesaria no seu salário, o que pra mim, na situação atual, não é interessante[/quote]

É uma forma de ver também… mas sério, eu toparia trabalhar em uma dessas, mesmo ganhando abaixo do que ganho hoje… Acho que o valor de ter uma IBM, Google, Oracle no CV rende frutos mais a frente… Não por idolatria, tanto que qualquer das citadas eu iria. Gostaria de conhecê-las por dentro, encararia como uma experiência na carreira.

Já ví isso acontecer. Pena que o “MERDA” que eu conheci, era só Status e quase 0 de capacidade.

Abs []

Conheço amigos que morrem de amores pela ThothWorks. OK, tudo bem, a empresa é boa, possui alguns projetos interessantes e os funcionários escrevem livros bacanas (reconheço tudo isso apesar de não concordar com a filosofia comunista do dono). Mas o problema é que o moleque pensa (Há, eu preciso de qualquer jeito trabalhar na ThothWorks, nada mais serve pra mim). Esse caso parece com aqueles kras que não param de pensar na modelo que aparece na TV ou revista e ao lado dele tem uma menina bonita ou normal que poderia ser a mulher da vida dele.

De certa forma isso cria distorções por parte da empresa também. O exemplo de empresa que eu dei por exemplo, se o kra não acertar um teste terrível de lógica, não fazer um projeto completo, não ser aceito em terríveis entrevistas, ele simplesmente não entra la, mesmo eles pagando apenas 75% da média do mercado. Vcs tem que concordar comigo que isso é uma distorção tremenda, pois o esforço que empregamos para conseguirmos algo é diretamente proporcional ao ganho que teremos no futuro. Sempre foi assim e sempre vai ser.

[quote]Eu compro de tempos em tempos a camisa do time de futebol que eu torço… Não pra pegar carona, nem compro para os outros, compro pra mim e porque gosto de torcer e é minha forma de ajudar o clube já que não vou ao estádio. Jamais ofenderia alguém por causa de futebol, jamais iria agredir alguém por causa do futebol e jamais deixaria de fazer qualquer programa com a minha família ou algum trabalho por causa de futebol…
[/quote]

Pois é, eu não tenho nada contra quem gosta, inclusive aqui o pessoal é fanático por futebol e nunca proferi nenhuma palavra de crítica a ninguém por causa disso, sou eu que não me importo mesmo. Acho que isso não me faz melhor nem pior nem nada, são só diferenças.

[quote=eduacsp]Conheço amigos que morrem de amores pela ThothWorks. OK, tudo bem, a empresa é boa, possui alguns projetos interessantes e os funcionários escrevem livros bacanas (reconheço tudo isso apesar de não concordar com a filosofia comunista do dono). Mas o problema é que o moleque pensa (Há, eu preciso de qualquer jeito trabalhar na ThothWorks, nada mais serve pra mim). Esse caso parece com aqueles kras que não param de pensar na modelo que aparece na TV ou revista e ao lado dele tem uma menina bonita ou normal que poderia ser a mulher da vida dele.
[/quote]

Por isso que eu disse… A idolatria nos leva a um estado de burrice…

Você está certíssimo em sua afirmação e isso se amplia para todas as esferas da vida…

Dracula, entendi seu ponto tbm, só quis mostrar um outro lado da moeda. Nem todos que vestem uma camisa de algo, idolatram aquilo, as vezes é por diversão, mas com certeza entendi onde você quis chegar :wink:

Abs []

Idolatrar qualquer coisa é não se abrir para todas as outras possibilidades que determinado assunto pode proporcionar e ignorar totalmente o contexto e a estatística.

Isto é válido para tudo: tecnologia, framework, empresa, pessoa, videogame, sistema operacional, cultura, carro.

Não vou entrar no mérito de futebol (ou qualquer esporte), política e religião porque é ainda mais polêmico hahah :smiley: