[quote=Luiz Augusto Prado][quote=adriano_si]É… tem muita coisa pra ser esclarecida nesse caso.
Infelizmente a mulher deixa crianças suas para trás por conta da falta de educação de um povo.
[/quote]
Toda vez que eu lembro desta história me dá até dor no peito e vontade de chorar.
É muito injusto. Apanhar até morrer e ainda por um crime que não cometeu deixando filhos pequenos. Eu espero que estas pessoas consigam pelo menos se perdoar. Se eu tivesse participado disso acho que me mataria de tanto remorso. Elas achavam que tavam fazendo justiça e acabaram errando feio. Deve ser uma culpa horrível.
A gente podia fazer alguma mobilização pra pelo menos levar algum conforto à esta família.
Alguém sabe se já estão fazendo algo assim?[/quote]
O problema é que a mente humana é muito complexa. Essas pessoas não sentirão remorso algum por terem feito isso. Para essas isso é apenas um engano, e não se sentirão culpadas. Tem um amigo meu que é psicólogo e tratou pessoas como assassinos de aluguel. Na mente desses, quem mata é quem paga pelo serviço. Uma maneira do sujeito burlar a culpa. O cérebro é um grande computador.
Agora quando se vive num país em que a educação chegou no limite da decadência, fica fácil prever esses problemas com muito mais frequência.
No budismo esse é o nobre caminho óctuplo e a quarta nobre verdade:
[quote=Shakya]
“Agora, bhikkhus, esta é a nobre verdade do caminho que conduz à cessação do sofrimento: é este Nobre Caminho Óctuplo: entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, concentração correta.”[/quote]
Se você entende errado, pensa errado, fala errado, age errado e vive no inferno.
Entendo o que quer dizer quando se trata de matadores de aluguel, mas acredito que a população, mesmo que seja em uma favela nas piores condições de vida, seja formada em sua grande maioria de pessoas que desejam o bem. Só com educação e estudo que elas poderão aprender como agir corretamente para atingir esse bem.
Eu tenho estudado já faz alguns anos sobre os problemas que tem ocorrido em nosso país e no mundo e entendo os históricos e os motivos destas pessoas, apesar de não concordar com algumas as atitudes.
Temos um pequeno grupo de pessoas que não respeitam tratos (básicos) e colocam toda a organização da sociedade em risco.
As pessoas nascem em nosso país e já são, desde pequenas, induzidas a fazerem parte de um trato que mal conhecem (Carta Magna: Que define o que são os direitos e deveres do cidadão e que suas infrações são consideradas injustiças).
[quote=Luiz Augusto Prado][quote=juliocbq]
Essas pessoas não sentirão remorso algum por terem feito isso. Para essas isso é apenas um engano, e não se sentirão culpadas. Tem um amigo meu que é psicólogo e tratou pessoas como assassinos de aluguel. Na mente desses, quem mata é quem paga pelo serviço. Uma maneira do sujeito burlar a culpa. O cérebro é um grande computador.
[/quote]
Entendo o que quer dizer quando se trata de matadores de aluguel, mas acredito que a população, mesmo que seja em uma favela nas piores condições de vida, seja formada em sua grande maioria de pessoas que desejam o bem. Só com educação e estudo que elas poderão aprender como agir corretamente para atingir esse bem.
Eu tenho estudado já faz alguns anos sobre os problemas que tem ocorrido em nosso país e no mundo e entendo os históricos e os motivos destas pessoas, apesar de não concordar com algumas as atitudes.
Temos um pequeno grupo de pessoas que não respeitam tratos (básicos) e colocam toda a organização da sociedade em risco.
As pessoas nascem em nosso país e já são, desde pequenas, induzidas a fazerem parte de um trato que mal conhecem (Carta Magna: Que define o que são os direitos e deveres do cidadão e que suas infrações são consideradas injustiças). [/quote]
Vou ter que discordar de você luiz. O “homem primordial”, ou seja sem a educação da civilização é uma “fera”(animal bestial). O que cria homens civilizados são livros, conhecimento do passado, educação que exerce sua influência desde a infância. Sem isso os homens são apenas “bestas” destruidoras.
[quote=juliocbq]
Vou ter que discordar de você luiz. O “homem primordial”, ou seja sem a educação da civilização é uma “fera”(animal bestial). O que cria homens civilizados são livros, conhecimento do passado, educação que exerce sua influência desde a infância. Sem isso os homens são apenas “bestas” destruidoras.
Já ouviu falar das garotas lobo?
Isso é o que somos sem o devido suporte.[/quote]
Sim, concordo contigo sobre isso. =D
O que quero dizer no post anterior é que a maioria das pessoas que estejam ligada a nossa sociedade de alguma forma (um pouco de educação que exerce influência pelo menos na infância) desejam o bem. Mesmo quem esteja lá na pior favela possui esse mínimo (sabem que não devem matar, roubar, nem machucar os outros). Mas quero dizer também que que só esse mínimo ainda não é suficiente, pois esse mínimo não contem noções sobre filosofia, direito, E. M. e Cívica, história… (Os pais, e a sociedade ao redor, criam seus filhos com amor, mas na maioria das vezes não possui esse conhecimento, que só pode vir com a leitura) E essa falta, apesar dessa maioria desejar o bem de nossa sociedade, os fazem meter os pés pelas mãos.
Por isso, graças a esse mínimo, que as vezes ainda vemos heróis (como faxineiras, lavadeiras, pedreiros, porteiros, garis…) que acreditam que a sociedade (apesar de saberem não ser perfeita) pode dar certo e trabalham 12 horas por dia pra tentar suprir as necessidades básicas da família e ainda dar conselhos para que seus filhos não se entreguem as más companhias.
Como sei que o senhor também é admirador da boa cultura, sugiro mais este filme:
O enigma de Kaspar Hauser
Como é?!?! Eles brincaram de sensacionalismo pra conseguir público online, e essa “brincadeira” resultou na morte de um inocente.
Claro que eles não são os assassinos, mas certamente devem sofrer alguma sanção, principalmente pra que outras pessoas pensem 2 vezes antes de divulgar mentiras.
Massa a história Julio, já tinha visto há bastante tempo um documentário sobre elas, mas me lembro que no documentário, assim como no link, chegava-se a conclusão que elas não eram assim tão bestiais e que isso teria sido inventado lá pelo Padre (frei, monge, sei lá) pra sustentar um costume lá do local (que eu acho que é Índia).
Como é?!?! Eles brincaram de sensacionalismo pra conseguir público online, e essa “brincadeira” resultou na morte de um inocente.
Claro que eles não são os assassinos, mas certamente devem sofrer alguma sanção, principalmente pra que outras pessoas pensem 2 vezes antes de divulgar mentiras. [/quote]
Não acho. Divulgar um retrato falado público, num site sobre assuntos de polícia, não deveria levar ninguém para cadeia. E, no caso, o retrato falado nem sequer se parece com a moça. Se começarmos a criminalizar um cara A pela interpretação errada de um cara B, poderemos deixar qualquer um culpado de qualquer coisa.
Poderíamos, por exemplo, colocar na cadeia os policiais que divulgam retratos falados.
É aquele negócio. A culpa sempre do bandido. No fim, alguém decidiu atacar a menina ao invés de chamar a polícia e, esse cara (além dos que o seguiram), são os verdadeiros culpados. O outro só poderia ser culpado se o site falasse dessa pessoa especificamente - o que não foi o caso.
O povo não perde a oportunidade para colocar em pauta uma lei de interpretação frouxa que da margem a censura. A página, que era justamente para tratar de suspeitas e denúncias, divulgou um retrato falado que nada tinha a ver com a mulher. Onde está a mentira? Por que o autor deveria ser punido pela má interpretação de quem freqüentou a página?
Se ele tivesse mentido sobre a menina, já seria passível de culpa por calúnia, difamação, etc…
O povo não quer mesmo é da admitir que faltou educação para o pessoal. Essa mulher morreu por fruto de ignorância. Também pela sensação de impunidade, que faz com que as pessoas achem que justiça com as próprias mãos resolva alguma coisa - ao invés de simplesmente imobiliza-la e chamar a polícia.
[quote=ViniGodoy]O povo não perde a oportunidade para colocar em pauta uma lei de interpretação frouxa que da margem a censura. A página, que era justamente para tratar de suspeitas e denúncias, divulgou um retrato falado que nada tinha a ver com a mulher. Onde está a mentira? Por que o autor deveria ser punido pela má interpretação de quem freqüentou a página?
Se ele tivesse mentido sobre a menina, já seria passível de culpa por calúnia, difamação, etc…
O povo não quer mesmo é da admitir que faltou educação para o pessoal. Essa mulher morreu por fruto de ignorância. Também pela sensação de impunidade, que faz com que as pessoas achem que justiça com as próprias mãos resolva alguma coisa - ao invés de simplesmente imobiliza-la e chamar a polícia.
[/quote]
Pois é,
impressionante como todo mundo julga a si mesmo responsável e “capaz” de lidar com as informações, mas quando estoura a bomba, ninguém reconhece a própria falha. O próprio título do tópico diz isso: “informação nas mãos erradas”, certas são as minhas sempre. E basta um passeio pelo facebook para se ver o mesmo erro sendo cometido de novo e de novo e de novo e de novo. Pessoas compartilhando fotos de outras pessoas que compartilharam de outras pessoas que nem conhecem, estampando a imagem de alguém sendo acusado de algum crime bárbaro e “andando solto por aí”, sem nenhuma averiguação se é ou não uma notícia verdadeira.
Mas quando acontece merda (esse foi um caso extremo, mas vários já aconteceram de pessoas verem suas vidas se tornarem um inferno por causa de acusações completamente infundadas), quando acontece merda ninguém assume, nem reconhece que contribuiu pra isso.
Lembrem que quem compartilha foto de suposto bandido no facebook (ou seja la onde for) sem averiguar a veracidade também é passível de punição, não só quem começa a corrente.
Sim, já teve gente aqui que disse que ele cometeu crime de calúnia, sendo que ele nunca falou sobre a mulher em específico. A foto compartilhada era de uma criminosa real, um retrato falado policial, e não era sobre a menina que foi espancada.
Já pensou se ele resolve usar a mesma lei para dizer que esse post inteiro é uma mentira, e resolve colocar todo mundo que disse que ele caluniou a menina na cadeia? Afinal, se ele não cometeu crime de calúnia, todos então que se manifestaram contra ele, e disseram que ele fez isso, teriam cometido crime de “mentira”?
Essas pessoas não sentirão remorso algum por terem feito isso. Para essas isso é apenas um engano, e não se sentirão culpadas.[/quote]
É por aí mesmo, e isso se manifesta sob a forma de culpar quem postou o retrato falado.
Uma maneira de dizer a si mesmas “eu fiz certo, a culpa é desse cara que nos induziu a pegar a pessoa errada”.
E outro fato irônico: o homem diz que está se mantendo oculto porque tem recebido milhares de ameaças pela Internet. Provavelmente ameaças de linchamento… tentei entender esse fato, mas deu bug no cérebro! Alguém explica por favor?
Realmente… Eu costumo dizer que esse fenômeno de “justiceiros” (uso aspas porque eles não fazem justiça alguma) é uma consequência da incompetência do sistema.
Existem leis, mas quem as transgride não recebe a punição que deveria. Chega numa hora em que a paciência das pessoas estoura e elas resolvem meter os pés pelas mãos -adicione à receita alguns jornalistas que adoram jogar lenha na fogueira… rsrs.
Enfim, talvez eu tenha pecado ao achar que quem postou esse “retrado-falado” devesse ser punido, mas eu continuo achando que esta pessoa está com as mãos sujas de sangue. Infelizmente, como você disse, uma punição nesta pessoa pode gerar margem pra uma série de injustiças. Uma pena.
Ah, não havia registro algum de sumiço de crianças naquela região, ou seja, nunca existiu uma criminosa (mas agora existe uma vítima…). O tal retrato-falado era uma grande mentira para adquirir likes.