O q realmente é a experiência?

Quando uma empresa pede experiência, p exemplo, 3 anos, o q extamente seriam esses 3 anos pra ela? Digo, ela só irá aceitar se vc tiver trabalhado em tais empresas com Java (digamos, ela só aceita via comprovação pela carteira de trabalho)? Isso teria q tá comprovado? Ou essa experiencia poderia ser um tanto q vc ja trabalhou com ela, sozinho em casa ou na empresa?

cara… na minha opnião… experiencia é o q vc trabalhou…

mas naum precisa provar nada em carteira!!.. até pq… mtos são pj… e ai naum teria como comprovar…

enquanto ao trabalho em casa… naum conta como experiencia naum!..

repito!!! na minha opnião!

Empresas pedem experiência profissional, ou seja, quanto tempo e quanto vc conhece de uma tecnologia que vc tenha trabalhado profissionalmente.

Por exemplo… se eu sei Java e Spring a 3 anos, posso contar como experiência pro currículo, mesmo nunca tendo trabalhado numa empresa com tais tecnologias?

E quanto aos projetos open-source, seria legal colocá-los no currículo? Isso ajuda? Conta como experiência na visão de um empregador?

Exato, e muitas empresas(ex. IBM) querem saber em quais projetos você trabalhou com essa tecnologia, para que era o projeto, para quem e qual o seu papel na implementação do mesmo.

[quote=duvidante]Por exemplo… se eu sei Java e Spring a 3 anos, posso contar como experiência pro currículo, mesmo nunca tendo trabalhado numa empresa com tais tecnologias?

E quanto aos projetos open-source, seria legal colocá-los no currículo? Isso ajuda? Conta como experiência na visão de um empregador?[/quote]

vc pode colocar que vc tem conhecimento em Java e Spring! mas naum como experiência!!..

experiência se refere a experiência profissional…

a palavra q vou usar é meio feia… mas é a realidade…
quem nunca trabalhou com alguma coisa é amador! por melhor que vc seja… vc passa a ser profissional qnd vc trabalha com akilo…

agora… pode acontecer da empresa chamar vc para uma entrevista,… e vc pode falar que vc mexia mto na sua casa… e que vc tem um conhecimento considerável… mas ae… na boa…
é só trampando mesmo que vc ve as treta mto loka que aparece!!.. hehe… isso é experiência!!!

minha intenção ñ foi de ofender usando o termo amador… por favor… naum interprete mal!!

[quote=erickcellani][quote=duvidante]Por exemplo… se eu sei Java e Spring a 3 anos, posso contar como experiência pro currículo, mesmo nunca tendo trabalhado numa empresa com tais tecnologias?

E quanto aos projetos open-source, seria legal colocá-los no currículo? Isso ajuda? Conta como experiência na visão de um empregador?[/quote]

vc pode colocar que vc tem conhecimento em Java e Spring! mas naum como experiência!!..

experiência se refere a experiência profissional…

a palavra q vou usar é meio feia… mas é a realidade…
quem nunca trabalhou com alguma coisa é amador! por melhor que vc seja… vc passa a ser profissional qnd vc trabalha com akilo…

agora… pode acontecer da empresa chamar vc para uma entrevista,… e vc pode falar que vc mexia mto na sua casa… e que vc tem um conhecimento considerável… mas ae… na boa…
é só trampando mesmo que vc ve as treta mto loka que aparece!!.. hehe… isso é experiência!!!

minha intenção ñ foi de ofender usando o termo amador… por favor… naum interprete mal!![/quote]

Sem querer ofender também, mas meio dificil é interpretar você amiguinho.

Gabriel,

Na realidade o que o Eric quis dizer é o seguinte:

“Treino é treino; jogo é jogo.”

O que tu conhece e aprende sózinho (em casa) é treino, estais esperando uma oportunidade para ser titular do time (um emprego). Ai sim, vais mstrar tudo que sabes, durante o jogo.

Acho que foi isso.

[quote=fsquadro]Gabriel,

Na realidade o que o Eric quis dizer é o seguinte:

“Treino é treino; jogo é jogo.”

O que tu conhece e aprende sózinho (em casa) é treino, estais esperando uma oportunidade para ser titular do time (um emprego). Ai sim, vais mstrar tudo que sabes, durante o jogo.

Acho que foi isso.
[/quote]

Na verdade entendi o que ele quis dizer, mas só depois de ler bem devagar o que ele escreveu hahaha.

ou seja… só para fazer graça!

ou seja… só para fazer graça![/quote]

Não.

Cada um tem direito de se expressar da maneira que bem entender e conseguir. Eu só sou chato com pessoas que assassinam o português, e acredito não ser o único.

Custa escrever direito? Quando você sabe escrever direito, é claro(se você não sabe, então minhas sinceras desculpas).

[quote=Gabriel]
Não.

Cada um tem direito de se expressar da maneira que bem entender e conseguir. Eu só sou chato com pessoas que assassinam o português, e acredito não ser o único.

Custa escrever direito? Quando você sabe escrever direito, é claro(se você não sabe, então minhas sinceras desculpas).[/quote]

Pelo menos vc sabe que é chato!
Mas enfim, a finalidade do guj naum é ficar com briguinhas!

um forte abraço brother! :wink:

Eu já trabalhei por um tempo, e já só estudei por um tempo, e pela minha experiência pessoal sempre aprendi muito mais quando não estava trabalhando. Tanto que esse foi um dos principais motivos de eu ter pedido demissão.

Claro, devem existir empregos em que você aprende alguma coisa, mas acho que é minoria. Normalmente você aprende nos dois primeiros meses e depois cai ma mesmice.

[quote=Bani]Eu já trabalhei por um tempo, e já só estudei por um tempo, e pela minha experiência pessoal sempre aprendi muito mais quando não estava trabalhando. Tanto que esse foi um dos principais motivos de eu ter pedido demissão.

Claro, devem existir empregos em que você aprende alguma coisa, mas acho que é minoria. Normalmente você aprende nos dois primeiros meses e depois cai ma mesmice.[/quote]

Hmmm acho que depende, depende do emprego e da pessoa.

Acho eu que quando você está disposto a crescer, você tenta aprender mais e mais rápido dentro do seu emprego pra poder subir de cargo/nivel de conhecimento. Você pode estagnar também…continuar fazendo as mesmas coisas sempre e não mudar nunca.

Mas eu também acho que realizando os mesmos procedimentos você ganha prática, e para mim, prática também conta como experiência.

Como exatamente você aprende alguma coisa quando você já sabe o que está fazendo, cobram produtividade de você, e você tem que trabalhar x horas por dia, y dias por semana, onde normalmente x >> 8 e y > 5?

Li o assunto do tópico e lembrei de um email que recebi tempos atrás…onde em um processo de seleção da Volkswagen, os candidatos deveriam responder a seguinte pergunta: “Você tem experiência”?

A redação abaixo foi desenvolvida por um dos candidatos.

Hahaha bom…o que eu quis dizer é que muitas vezes fazendo a mesma coisa, você ganha prática. Por exemplo: se você montar o mesmo guarda-roupas todos os dias durante um ano, ao final do ano você vai estar montando ele mais rápido do que alguém que só montou ele uma vez, concorda?

Eu entendi o que você quis dizer com o aprendizado, só que ser programador é, de certo modo, repetitivo não é? Você resolve problemas e cria soluções diferentes em aplicações diferentes, mas geralmente a linguagem e as ferramentas são as mesmas. Mas como eu vou me tornar um analista pleno, sênior e adiante se eu não fizer isso?
Você diz que aprendeu bem mais o tempo em que ficou em casa estudando. Eu acho que isso é relativo, depende muito da pessoa…mas até onde eu sei, onde você aprende a trabalhar mesmo é no trabalho.

E querendo ou não, como as coisas e o mercado são hoje, você pode ficar 10 anos estudando Java e aprendendo novas tecnologias na sua casa, mas se eu tiver trabalhado 1 ano com Java(onde quer que seja) quando uma empresa olhar nossos currículos, eu tenho mais expêriencia. Isso sendo verdade ou não :?