O qual é a função dessa lçinha de comando?

public class ExemploWhile { public static void main(String args[]) { int j = Integer.parseInt(args[0]); while (j >= 0) { System.out.println(j); j--; } } }

Eu estou vendo como funciona loopings

E ja vi essa linha de comando varias vezes mas nao estou entendendo

int j = Integer.parseInt(args[0]);

Qro saber pq tem q converter sempre ? e pq em alguns args tem [0] outros [1] e outros nada []. ?
Grato

Primeiramente é um array de String e vc esta convertendo para int pq se espera que os parametros sejam numéricos…
ou seja , pelo seu código se passar caracteres… PAUUUU!!!
[0] … [1]… etc…

pq é um array;

Obs. Quando passar String não precisa converter nada… rs

Abraços
Wanderson

Ele converte para int para poder fazer o teste (j >= 0) no while e depois decrementar essa variável (j–).
E quanto a usar args[0] ou args[1] é que args é um vetor de Strings então quando você faz args[0] você está acessando a primeira posição desse vetor,
quando faz args[1] está acessando a segunda e assim por diante.
E o String args[] na assinatura do método significa que esse método vai receber um array de Strings denomidado args, esse é o método main que é
o primeiro método a ser chamado num programa java e essa é sua declaração padrão.

Bom…

Você esta recebendo por parametro um array de String: String args[], por isso a necessidade de converter para um inteiro,

pois apesar de ser String como vc deve saber pode-se tambem guardar numeros como deve ser o seu caso.

sobre args[1] e args[0], como é um array os numeros 0 e 1 significam a posição desse array.

É mais ou menos isso.

t+ :slight_smile:

A sim , acho q me liguei, Digamos q seria o msm q isso em outra linguagem: a[i] . seria isso ?

Para declarar um array você usa:

String[] array; ou String array[];
O [] pode ir tanto na frente quanto atrás. Pode até misturar se quiser.

Para instanciar um array:

array = new String[tamanho];

Tamanho é um valor inteiro que ndica a capacidade do array. A capacidade de um array é sempre fixa. Se quiser aumentá-la, terá que criar outro array maior, e copiar os valores de um para o outro.
Ao instanciar arrays de objetos, todos os valores começam como null. Arrays de números começam com 0, de caracteres com o caracter nulo, de booleanos todos com false.

Para acessar uma das posições do array:

String s = array[indice];

Índice um valor inteiro que indica a posição que você quer acessar. A primeira posição é sempre 0, a segunda é 1, e assim por diante até última posição, que se encontra em tamanho - 1.

Para acessar todos as as posições, normalmente o fazemos com um laço:

for (int i = 0; i < array.length; i++) { String s = array[i]; // faz algo com s }
Declaramos o inteiro i para receber valores de 0 até tamanho -1, e acessamos a posição 0, 1, 2, etc, a cada iteração do laço.

Outra forma de iterar por arrays, nova no Java 5 é esta:

for (String s : array) { // faz algo com s }
faz a mesma coisa que o código acima.