O que é AOP?

13 respostas
luiz_ross

Se você não sabe o que é orientação a aspectos (AOP) mas tem interesse em saber qual a sua utilidade, de uma olhada nesse doc. em portugues da UFSC.

http://www.inf.ufsc.br/~guto/teaching/sce/ine5612-2001-2/work/aop.pdf

mais documentos sobre AOP

http://aopdcs.enst-bretagne.fr/program.html

13 Respostas

cv1

Eu estou trabalhando com AOP nos ultimos 6 meses, e posso dizer que é algo realmente muito interessante. Vale a pena estudar - pena que é o tipo da coisa sem volta… depois que você se acostuma com a ideia dos interceptors, por exemplo, fica extremamente difícil voltar a trabalhar com o bom e velho OOP :slight_smile:

Tem bastante (des)informação legal sobre AOP no meu blog, também. (clique no icone www no rodapé dessa msg)

Paulo_Silveira

acho que mais itneressante ainda, eh dar uma estudada em Separation of Concerns (SoC) e Inversion of Control (IoC).

AOP ta ai pra ajudar nisso. Componentizacao. Delegacao de responsabilidades.

cv1

Muito bem colocado, Paulo!

Aproveitando o topico, quem aih já andou dando uma olhada em IoC? O que estão achando?

dukejeffrie

Eu andei olhando IoC, e não enxergo a revolução que vcs estão falando. Pra mim é a coisa mais natural do mundo quando se pensa OO.

Será que tem alguma coisa que eu não vi??

Pra mim a grande dúvida de desenho quando vc trabalha com Inversão de Controle é manter o acoplamento entre os objetos o menor possível e não aumentar desnecessariamente o número de classes (nem de interfaces).

[]s!!

Paulo_Silveira

eh isso ai Tiago
nao passa de uma super boa pratica em OO.
flexibilizar as implementacoes das interfaces para poder decidi-las sem recompilacoa, ou quem sabe ateh mesmo em RunTime!!! loucao! essa eh uma aprte de IoC: quem faz o lifecycle eh o container.

Outra parte de IoC: quem faz seguranca e logging, eh o container. Nada melhor que AOP ai.

E IoC pertence a Separation of Concerns. O seu objeto nao deve ter a preopcupacao (melhor palavra pra concern?) de fazer o logging.

cv1

Taí uma coisa muito interessante com o IoC tipo 3 (usado pelo PicoContainer): o numero de classes e interfaces nao aumenta! :slight_smile:

Deem uma olhada na documentacao do Pico, acho que ela explica melhor que eu: www.picocontainer.org :smiley:

Akila

Caros amigos do AOP, eu e um colega escrevemos um tutorial sobre AOP com AspectJ.

Ai se alguem quizer dar uma olhada me manda um e-mail para que eu posso responder e enviar o tutorial, ele ainda não está acabado, mas da para tem uma boa ideia do que vem a ser AOP e como se programa com AspectJ. :wink:

Daniel_Quirino_Olive

E por que não publicá-lo no GUJ? http://www.guj.com.br/servlet/guj?MAMUTE_TEMPLATE=static/Temporeal

Raff

Pessoal eu gostaria de saber como eu posso aprende aop … mas tenho tambem duvidas pois eu não sei muito oop o que eu faço o que voces aconselham por favor… me ajudem… :wink:

pcalcado

Aprenda (bem!) OOP, depois pense em AOP.

neofito

Olá,

Pelo q andei vendo e pensando sobre AOP ela é algo que veio para expandir e completar a OOP, mas não substituí-la. Seria isso mesmo?

Outra coisa. Qual é a maneira mais comum, prática e produtiva de se utilizar AOP com java hoje em dia? Com os aclamados lightweight conteiners, a exemplo Spring e PicoContainer? AspectJ?

:wink:

neofito

… :?:

A

O Louds escreveu um post legal sobre AOP no blog dele recentemente.

Criado 4 de julho de 2003
Ultima resposta 27 de out. de 2006
Respostas 13
Participantes 10