O que é DAO / DTO?

O que é DAO e DTO ??
é uma ferramente, api, ou o que??

[quote=“simundi”]O que é DAO e DTO ??
é uma ferramente, api, ou o que??[/quote]

DAO -> Um Design Pattern que encapsula e abstrai o acesso aos dados…

DTO - > Objeto de transferência de dados a fim de reduzir o número de chamada de métodos…

http://java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/DataAccessObject.html

http://corej2eepatterns.com/Patterns2ndEd/TransferObject.htm

:wink:

Detalhando um pouco mais o que o Guilherme já disse, DAO e DTO são Designe Patterns. Ou seja, são padrões documentados em um livro ou na internet, e que mostram uma forma comum de resolver determinado problema.

DTO = Data Transfer Objetcts. Basicamente são objetos apenas com atributos e seus métodos acessores (gets e sets). Um DTO representa um conjunto de dados reunidos de forma coesa e serve para transportar este conjunto de dados entre as camadas de uma aplicação, sem a necessidade de efetura uma chamada para cada atributo do objeto. Isto economiza tráfego de rede e são muito importante em sistemas J2EE.
DTO também é conhecido como VO, ou Value Object.

DAO - Data Access Object. Basicamente é o bjeto que abstrai tudo que for referente ao acesso a dados da aplicaçõa. Por exemplo, é onde ficam o acesso JDBC em uma aplicação que use Banco de Dados.

Dê uma olhada nos links que o Guilherme passou para pegar todos os detalhes destes dois patterns. Já aproveite e dê uma olhada nos outros…

Muito bom!!!

Entendi o esquema.

Obrigado pela ajuda!!

abraços

Perfeito, logo [b]sód eve ser utilizado se você possui camadas lógicas (layers) em difrentes servidores (tiers). Se você utiliza apenas um servidor (uma máquina), você não tem motivos para usar DTOs.

Perfeito! Muita gente acaba adotando J2EE Patterns como Padrões para todo tipo de projeto.

Eu sou um destes :cry: Digamos que eu já tenho um modo de pensar baseado neles e o código “nasce” facilmente deste jeito.
“Façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço” :razz:

1 curtida