O que é mais interessante?

Qual é o jeito mais comum?

Ter na mesma tela a opção para o usuário cadastrar, pesquisar, editar e excluir um objeto, como na tela abaixo:

Ou, deixar somente a parte do cadastro nessa tela, e realizar os outros procedimentos em uma tela separada?

Pela minha experiência, uma tela pro grid de pesquisa e outra só pro formulário.

1 curtida

Então, essa tela funciona da seguinte maneira: ao clicar em um professor lá na tabela, todos os campos do formulário são preenchidos com os seus respectivos valores, e também, habilita o botão atualizar e o deletar. Então para alterar alguma dessas informações basta modificar algum campo e clicar no botão Atualizar.

Se eu fosse fazer em duas telas, eu não teria que replicar o formulário mesmo assim? É isso que não está fazendo sentido na minha cabeça. Como eu poderia deixar mais dinâmico?

Duas telas, mas não seria replicar, seria separar. Uma tela vai ser pro grid de pesquisa e botões de ações, o outro form o somente para o formulário com caixas de entrada e botoes salvar e voltar/cancelar. Não tem mistério, mas se ainda tiver dúvida só peguntar.

Como você pediu opinião, só te passei o que a maioria dos clientes que já trabalhei preferem,
que é dessa forma separada e mais limpa. Mas quem tem que decidir isso é o seu cliente com você apresentando protótipos e avaliando a experiência de uso.

1 curtida

Aqui tem um exemplo:

É outra tecnologia, C# com WindowsForms, mas a intenção é só te mostrar aquela ideia da separação de telas, que pode ser feita com Java Swing também.

1 curtida

Perfeito amigo, ajudou muito! Muito obrigado pela contribuição!! Vou aplicar no meu projetinho pra já ir acostumando hehe

1 curtida