O que é mais rápido p/ desenvolvimeto:velocity, xslt ou jsp

gostaria de saber o que e melhor para visualizacao ?

O mais rápido costuma ser JSP se for feito aquele trabalho meia boca e misturar todas camadas no jsp. XSLT me mostrou ser muito lento para desenvolver e executar.

Pessoalmente eu prefiro usar velocity por que obriga ao sistema possuir alguma forma de separação de camadas.

velocity

JSP já era. JSP responde muito mal a mudanças, e depois de uma semana já é difícil entender o que aquela página faz. Mais do que isso, é muito sensível a mudanças no código externo (as classes java). Tudo em 1 arquivo.

XSLT é legal se vc tem como desenvolver o template a partir de um conteúdo estático e pode deixar pra depois gerar o conteúdo dinâmico. Se vc tem que reinicializar uma webapp toda vez, já começa a ficar um saco. Se vc só precisa dar F5, blz. XSLT é totalmente independente do código, mas normalmente vc tem problemas pra validar o XML que vc tá gerando em Java. Ou seja, seus dado tem 3 formas: a representação em objetos, o XML que vc gera e a página final.

Nessa mesma velocidade dá pra desenvolver com velocity, mesmo que o conteúdo seja dinâmico. Aqui vc tem 2 estados pro seu dado: o template, que equivale ao XSLT, e os objetos Java. A página final é idêntica ao template, mas com as variáveis preenchidas.

Velocity é um pouco mais sensível a mudanças no fonte do que o XSLT, mas é também mais rapidamente adaptável.

Eu tb escolhi o velocity como ferramenta primária, e não tem nada que os outros façam que não seja possível com ele. Tem muita gente que integra servlets com XLSTs externos (por exemplo, customização de portais) gerando o XML com velocity.

[]s!

Sö eu que gosto de JSP? Tudo bem que usar só JSP vira uma bagunça, mas se usado decentemente fica bom.

Por exemplo, acho o código da view muito mais elegante com WebWork com JSP do que com WebWork com Velocity. Mas isso é questão pessoal de cada um.

[]'s

[quote=“Rodrigo Carvalho Auler”]
Por exemplo, acho o código da view muito mais elegante com WebWork com JSP do que com WebWork com Velocity. Mas isso é questão pessoal de cada um.

[]'s[/quote]

soh no caso do webwork, pq tem aquelas #tags que realmente sao horrendas e o seu designer nao vai gostar.

Concordo com você Rodrigo. O JSP faz o trabalho muito bem, dando flexibilidade pra quem não quer implementar o MVC e ainda assim oferecendo ferramentas para restrições no uso de tags com o TLV (TagLib Validators) para aqueles projetos grandes e que tem de ter somente View na View.

Além disso as JSTL são uma mão na roda em muitas ocasiões.

Gustavo BacK