O que é preciso saber para entrar no mundo da I.A?

Olá pessoal. faço Sistemas de Informação e estou no terceiro período, bom, estou vendo algumas matérias muito importantes como Análise de SI, POO, BD, etc…
Mas confesso que sou fascinado por esse mundo da I.A, nunca aprofundei em nenhum material sobre este assunto, gostaria de saber o que tenho que ter como base primeiro para poder começar a estudar e entender sobre Inteligencia Artificial,
meu professor disse que tenho que ter muita LÓGICA, saber programar e dominar os conceitos de Análise. Gostaria que alguém me explicasse porque tenho de saber análise e me falasse mais um pouquinho sobre o que tenho que aprender para poder começar a estudar sobre este assunto. Obrigado pessoal!!!

Obviamente você precisa saber programar. Dependendo da área de IA, você precisará saber muita matemática (visão artificial, steering behaviors). Estudar bem as estruturas de dados é uma ótima também, elas são úteis em centenas de situações e IA não é uma exceção à regra.

Análise de sistema? IA é muito focada em algoritmos, não tanto em sistemas. Acho que nesse ponto seu professor quis é vender o peixe dele.

Procure material sobre o assunto:
http://www.ai-junkie.com/
http://ai-depot.com/articles

deve ter um livro verde gigante na tua faculdade pega ele e le… livros são as melhores coisas da faculdade.

=)

Esse livro é o “Inteligência Artificial” do Russel e Norvig.

Outro livro ótimo é o Programming Game AI by Example, do Mat Buckland:

E o AI. Game Engine Programming, do Brian Schwab

Eu tenho os 3 em casa. :slight_smile:

[quote=ViniGodoy]Obviamente você precisa saber programar. Dependendo da área de IA, você precisará saber muita matemática (visão artificial, steering behaviors). Estudar bem as estruturas de dados é uma ótima também, elas são úteis em centenas de situações e IA não é uma exceção à regra.

Análise de sistema? IA é muito focada em algoritmos, não tanto em sistemas. Acho que nesse ponto seu professor quis é vender o peixe dele.
[/quote]

Concordo com o Vini, porem em relação a Análise de Sistema eu preciso apresentar uma opinião contraria.

Muitos hoje em dia não se importam em / sabe fazer um boa analise do escopo do projeto e acaba elaborando projetos deficientes em seu conteúdo. Um bom algoritmo para um objetivo incerto ainda continua sendo uma idéia ruim. Portanto estude analise de sistemas sim senhor - aprenda a entender as estruturas, metodologias de estudo, técnicas de construção e reconstrução, processos, perceber as fronteiras do seu projeto, aprenda a conversar (fazer peguntas inteligentes) com as pessoas que entendem o dominio do projeto, pensar em como funciona antes de pensar em como fazer (muito dificil isso hoje em dia), QUALIDADE DA INFORMAÇÃO, entender que TI não é apenas software e hardware as pessoas são importantes também, perceber que os profissionais que mais entendem de sistemas não estão na àrea de TI arrisque aprender alguma coisa com elas, e por ai vai.

flws

[quote=fantomas]Concordo com o Vini, porem em relação a Análise de Sistema eu preciso apresentar uma opinião contraria.

Muitos hoje em dia não se importam em / sabe fazer um boa analise do escopo do projeto e acaba elaborando projetos deficientes em seu conteúdo. Um bom algoritmo para um objetivo incerto ainda continua sendo uma idéia ruim. Portanto estude analise de sistemas sim senhor - aprenda a entender as estruturas, metodologias de estudo, técnicas de construção e reconstrução, processos, perceber as fronteiras do seu projeto, aprenda a conversar (fazer peguntas inteligentes) com as pessoas que entendem o dominio do projeto, pensar em como funciona antes de pensar em como fazer (muito dificil isso hoje em dia), QUALIDADE DA INFORMAÇÃO, entender que TI não é apenas software e hardware as pessoas são importantes também, perceber que os profissionais que mais entendem de sistemas não estão na àrea de TI arrisque aprender alguma coisa com elas, e por ai vai.[/quote]

Eu estava falando especificamente sobre estudar IA, não sobre fazer sistemas no geral. No que a análise de sistemas ajuda no estudo da IA? Basta ver que os três livros citados acima tem pouquíssimo conteúdo relacionado a análise de sistemas.

Mas lógico, a análise vai ser importante se você for projetar um sistema inteiro envolvendo IA, como por exemplo, se você quiser construir um robô, ou um simulador. Nesse caso, você provavelmente terá algum tipo de prazo, escopo e custo. Agora, esse é um domínio diferente, que não envolve tanto o estudo da IA em si, mas o desenvolvimento de um projeto.

Análise de sistemas não tem nada haver com ia. O que tem haver com IA é algebra linear, teoria de conjuntos, porque sem saber isso não se aprende fuzzy. Cálculo pelo menos no nível básico(limites, somatórios, Cálculo diferencial e integral). Senão não se consegue nem entender os algoritmos, ja que qualquer um destes é representado em equações matemáticas.

A melhor maneira de aprender ia é ter um livro de cálculo do lado. Não só ia, mas qualquer teoria da computação, já que computação é uma área de exatas.

Talvez Ciências da Computação fosse um curso mais indicado e não sistemas de informação.