O que é um objecto?

ola a todos.
eu sou novo por aqui e estou a ter os primeiros contactos com o java.
eu gostaria que me explicassem o que significa um objecto na linguagem de programação java.
e se possivel me dessem exemplos.

desculpa por ser tão ignorante.
me respondem por favor. nunca entendi muito bem sobre este assunto.

E ae Vitor, blz!!!

então

Um objeto é a referência de uma classe contreta.

Para ter mais informções sobre o assunto estude os Artigos/Tutorias do guj e também as ótimas apostilas da CAELUM.

André

Veja este material para tirar as dúvidas:

Pensa assim victor, temos uma classe, a classe é como uma receita, um modelo, por exemplo, a classe Casa. Podemos morar na planta de uma Casa? Não, essa “planta”, que chamamos de classe é o que devemos seguir para construirmos uma Casa de verdade na qual podemos morar. Uma Casa construída onde podemos colocar móveis, onde temos coisas as quais podemos interagir é o que na orientação à objetos chamamos de Objeto.

Então a classe é um modelo e o objeto é algo concreto que podemos mexer, interagir.

[]'s

Você provavelmente ja programou de maneira estrutural, onde o programa que soluciona um problema é baseado em funções. Em programação orientada ao objeto, você não pensa mais em funções, você pensa em objetos (sim como se fossem objetos que existem no mundo real). Você conhece o struct em C? É uma maneira mais ou menos parecida, só que ao invés de apenas conter variáveis, seu struct vai ter variáveis e funções (que na linguagem orientada a objetos é chamada métodos). Esse “struct” é chamada classe, que é um novo tipo que você criou. Quando você cria uma variável desse novo tipo que você criou (ou seja sua classe) você na verdade está criando um objeto.
Exemplo:

[code] class Veiculo{

String nome;
int tamanho;
int velocidadeMaxima;
int velocidadeAtual;

void acelera(){

velocidadeAtual = velocidadeAtual + 1;

}

void freia(){

velocidadeAtual = velocidadeAtual - 1;

}
}//fim da classe

class TestaCarros{

static void main(String args[]){

Veiculo fusca = new Veiculo();
 fusca.acelera();
 fusca.freia();

}
}[/code]

Na linguagem java, tudo é feito em classes, inclusive o main. O programinha acima está bem simples e está faltando um monte de coisas sobre orientação a objetos. Mas é mais ou menos assim o raciocínio.

Espero ter te dado um norte. A sugestão dada acima é uam boa. Pegue uma apostila ou um livro bom que vai te ajudar bastante. Tem o livro Use a Cabeça Java que é show de bola para explicar orientação a objetos.

Abraços e boa sorte

Tutorial Sun: http://java.sun.com/docs/books/tutorial/java/concepts/index.html
Tradução independente: http://programacaoemjava.blogspot.com/2009/01/conceitos-orientao-objetos.html

Um objeto é por definição uma instância de uma classe carregada em memória (heap). Para criarmos um objeto, fazemos uso da palavra reservada new.

Vamos a um exemplo:

Casa c = new Casa(); //cria um objeto do tipo casa em memória

Um abraço. :wink: