ola a todos.
eu sou novo por aqui e estou a ter os primeiros contactos com o java.
eu gostaria que me explicassem o que significa um objecto na linguagem de programação java.
e se possivel me dessem exemplos.
desculpa por ser tão ignorante.
me respondem por favor. nunca entendi muito bem sobre este assunto.
Para ter mais informções sobre o assunto estude os Artigos/Tutorias do guj e também as ótimas apostilas da CAELUM.
André
somma
Veja este material para tirar as dúvidas:
D
Delita
Pensa assim victor, temos uma classe, a classe é como uma receita, um modelo, por exemplo, a classe Casa. Podemos morar na planta de uma Casa? Não, essa “planta”, que chamamos de classe é o que devemos seguir para construirmos uma Casa de verdade na qual podemos morar. Uma Casa construída onde podemos colocar móveis, onde temos coisas as quais podemos interagir é o que na orientação à objetos chamamos de Objeto.
Então a classe é um modelo e o objeto é algo concreto que podemos mexer, interagir.
[]'s
douglas_vidotto
Você provavelmente ja programou de maneira estrutural, onde o programa que soluciona um problema é baseado em funções. Em programação orientada ao objeto, você não pensa mais em funções, você pensa em objetos (sim como se fossem objetos que existem no mundo real). Você conhece o struct em C? É uma maneira mais ou menos parecida, só que ao invés de apenas conter variáveis, seu struct vai ter variáveis e funções (que na linguagem orientada a objetos é chamada métodos). Esse "struct" é chamada classe, que é um novo tipo que você criou. Quando você cria uma variável desse novo tipo que você criou (ou seja sua classe) você na verdade está criando um objeto.
Exemplo:
Na linguagem java, tudo é feito em classes, inclusive o main. O programinha acima está bem simples e está faltando um monte de coisas sobre orientação a objetos. Mas é mais ou menos assim o raciocínio.
Espero ter te dado um norte. A sugestão dada acima é uam boa. Pegue uma apostila ou um livro bom que vai te ajudar bastante. Tem o livro Use a Cabeça Java que é show de bola para explicar orientação a objetos.