O que é uma variável

Estou estudando java praticamente sozinho e tenho uma certa dificuldade de caracterizar uma variável. Alguém, de uma forma prática, pode ma ajudar no entendimento desta questão?

Onde você guarda informações no seu programa que podem variar, por exemplo um calculo de salário, no programa esse salário seria variavel pois existem salarios diferentes para cada funcionario

Exemplo

public int calculaSalario(int salario){
   int impostos = 150;
   return salario-impostos;
}

Você pode ver a variavel como uma referência, a um espaço alocado na memoria.

Variável é um nome, que armazena um valor em determinada posição
de memória…

lembrando que variáveis podem ser constantes… :lol:

Mas é isso… é um nome q aponta pra algum local de memória…

:idea:

é uma caixa
serve para guardar coisas
cada caixa tem um tipo de objeto a ser guardado

Uma variável consiste em um elemento ao qual lhe damos um nome e lhe atribuímos um determinado tipo de informação.

Existem regras, nas linguagens de programação, sobre como lidar com variaveis. Algumas exigem que vc declare-as antes de usa-las, outras podem criar as variaveis dinâmicamente. Vc pode ter variaveis cujo valor não pode ser alterado. Vc pode ter variaveis cujo valor depende de algo externo ao programa. Vc pode ter variaveis em um escopo global, local, de instancia, de classe, etc. Vc pode ter variaveis fortemente tipadas, que não aceitem outros tipos de dados que não aqueles definidos para ela. Vc pode ter variaveis que guardem valores literais ou que guardem referencias a outras variaveis ou objetos.

Nem toda a linguagem suporta variaveis, existem algumas que só possuem uma pilha interna, por exemplo.

variavel eh um local aonde vc armazena algo por exemplo:

para que serve o produto GUARDA-ROUPA?
para armazenar roupas né?

traduzindo:
em um programa posso ter uma variavel guardaroupa que vai armazenar as roupas da Daniela Cicareli hehe!

guardaroupa = calcinha, sutiã;

Valeu por essas mensagens. Essa de Daniella Cicarelli foi muito boa e me fez entender rapidinho. Mas, valeu pelas outra, também.