O que esta acontecendo com o salario de TI em Curitiba

Confesso que quando me falaram sobre a existência desse post, fiquei MUITO curioso e, gostaria muito de saber mais detalhes sobre quais são essas empresas citadas pelo criador desse post, além do seu próprio perfil, especialização, etc.

Não posso ignorar reflexos do agitação recente do mercado, claro. A consequência desses reflexos estão sendo vistos, principalmente nas empresas que prestam serviços para os bancos, como HSBC, entre outros. Mas mesmo nesses casos, os salários não estão na cifra citada por você. O que acontence é que o contrato deles pode ser congelado ou mesmo cancelado dependendo do caso.

Eu creio que sua análise esteja incompleta, no mínimo. Um bom salário é obtido por um grande conjunto de variáveis que você não apresentou. Posso entrar em mais detalhes caso queira, de um grande número de pessoas que conheço, até mesmo júniors, que ganham acima de 1.800, 2.000 reais / mês, em pelos menos 4 empresas tradicionais da cidade.

Abraço,

Até onde eu sabia, a Politec, que presta serviço para o HSBC tem uma fábrica em CTBA e para programador java júnior, o salário era em torno de R$1.700,00.

(eu trabalhava na Politec, em Brasília)

O mercado está mais comedido ao contratar, e realmente, vagas com salários mais altos em boas empresas são mais raras em Curitiba do que já foram uma vez. Entretanto, a faixa que você citou é risível - mesmo para o perfil Jr de diversas empresas daqui. Talvez você tenha se equivocado, ou a pessoa que lhe informou os valores lhe informou errado, mas as faixas em Curitiba são, por experiência, de 1.7 a 4 mil (CLT), e 3 a 6 mil (PJ). Dificilmente está abaixo ou acima desses valores.

A não ser, é claro, que você tenha recebido proposta de alguma terceirizada, que atende a um certo banco, que usa tecnologias um tanto ultrapassadas e costuma absorver e dispensar profissionais aos montes, alta rotatividade, conservando só o pessoal do FORMOL… digo, COBOL.

Concordo, acho que neste momento é isso que está acontecendo.

Muito bem colocado. Não acho que TI facará aquecido a vida inteira. Antes criar outros negócios que apostar todas minhas fichas apenas em TI.

Só uma observação: fico surpreso como nós gostamos de aprender novas tecnologias e depois distribuímos isso de graça. Toda a vida pessoal que você perde estudando novas tecnologias serve pra chegar em uma sala de reunião e dizer que estou tecnologia X e que você é capaz de implantar no projeto, de graça. Não ganhamos um centavo a mais por isso, é implícito que não é nada mais do que nossa obrigação. Eu preferiria que nós programadores colocassemos preço no que estudamos, ou que pelo menos, soubessemos o quanto a empresa vai ganhar de dinheiro se você implantar a tecnologia que você estudou.

Um exemplo, do que sustentei no post acima:

http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/mais-tecnologica-485234.shtml

E esse post está longe de ser a melhor ou única fonte de informações úteis a quem se preocupa com tendências.

Abraço,

[quote=schmidt]Confesso que quando me falaram sobre a existência desse post, fiquei MUITO curioso e, gostaria muito de saber mais detalhes sobre quais são essas empresas citadas pelo criador desse post, além do seu próprio perfil, especialização, etc.

Não posso ignorar reflexos do agitação recente do mercado, claro. A consequência desses reflexos estão sendo vistos, principalmente nas empresas que prestam serviços para os bancos, como HSBC, entre outros. Mas mesmo nesses casos, os salários não estão na cifra citada por você. O que acontence é que o contrato deles pode ser congelado ou mesmo cancelado dependendo do caso.

Eu creio que sua análise esteja incompleta, no mínimo. Um bom salário é obtido por um grande conjunto de variáveis que você não apresentou. Posso entrar em mais detalhes caso queira, de um grande número de pessoas que conheço, até mesmo júniors, que ganham acima de 1.800, 2.000 reais / mês, em pelos menos 4 empresas tradicionais da cidade.

Abraço,[/quote]

Nao fui eu que criei o topico mas posso responder parte do seu post pelo menos.
Pelo menos no meu caso sao baseados nos anuncios que tenho vista na apinfo, catho, netcarreiras e afins. Alguns de fato chegam aos valores que o Luis falou. Na caso que citei no meu post, aconteceu da seguinte maneira: Eu vi o anuncio na apinfo, enviei meu curriculo, eles me ligaram, perguntando da pretensao salarial e disponibilidade e tals. Eu falei, eles disseram que tava fora, que o salario oferecido era de 2000 reais no regime de PJ.

Meu salario CLT é 2,6k, registrado como programador pleno. Estou insatisfeito, nao com o salario mas com as condicoes de trabalho, que provavelmente nao vao mudar. Estou procurando um lugar melhor, ainda que com o mesmo salario. Mas as ofertas, pelo menos nesses sites que eu citei, tem sido sim risiveis.

[quote=YvGa]
Meu salario CLT é 2,6k, registrado como programador pleno. Estou insatisfeito, nao com o salario mas com as condicoes de trabalho, que provavelmente nao vao mudar. Estou procurando um lugar melhor, ainda que com o mesmo salario. Mas as ofertas, pelo menos nesses sites que eu citei, tem sido sim risiveis.[/quote]

Seu comentário é válido, estar insatisfeito é natural e muito “bom”, no sentido de fazer com que o profissional não “estacione”, busque novos desafios, um ambiente melhor, etc. Eu me referia ao primeiro post desse assunto e, veja a descrepância: você tira 2.600 como pleno. À ele oferecem 1.500 como sênior!! :shock: Não acha que existe algo errado?

Não acho que omercardo esteja menos aquecido que o normal para essa época do ano. Acho sim que o perfil do profissional desejado pela empresas evolui. Não existe mais aquela coisa de profissional Java. As empresas estão buscando profissionais práticos e flexíveis quanto a tecnologia.

Com certeza há algo errado.
Não há possibilidade disso acontecer.

[quote=haamilton][quote=schmidt]
…Não acha que existe algo errado?
[/quote]

Com certeza há algo errado.
Não há possibilidade disso acontecer.[/quote]

mas é o que esta ocorrendo…

Seus comentarios estao nao contra-mao do topico. Nos estamos falando que as propostas estao com salarios menores em sua maioria e voce esta dizendo que as empresas estao mais exigentes. Ora, se estao mais exigentes, por que estao procurando profissionais mais baratos?

Uma empresa que oferece 1500 reais para um cargo de analista/programador java senior só pode estar de brincadeira.

Em Curitiba eu já vi estagiários da área de TI ganharem R$ 1000. Tudo bem que isso foi no passado, mas o mercado não mudou tanto assim.

Sempre existirão empresas que anunciam uma vaga pra analista senior e na verdade contratam o primeiro que aparecer. Fazem isso pra passar aos clientes a imagem de que a equipe é composta por profissionais experientes. Já vi muito estagiário sendo vendido por pleno/senior. Infelizmente esse tipo de coisa ainda acontece.

[quote=lfpolli]Uma empresa que oferece 1500 reais para um cargo de analista/programador java senior só pode estar de brincadeira.

Em Curitiba eu já vi estagiários da área de TI ganharem R$ 1000. Tudo bem que isso foi no passado, mas o mercado não mudou tanto assim.

Sempre existirão empresas que anunciam uma vaga pra analista senior e na verdade contratam o primeiro que aparecer. Fazem isso pra passar aos clientes a imagem de que a equipe é composta por profissionais experientes. Já vi muito estagiário sendo vendido por pleno/senior. Infelizmente esse tipo de coisa ainda acontece.[/quote]
Isso acontece em todo lugar, nas suas devidas proporções. Aqui em SP acontece tambem de monte.

Quando estava procurando emprego fui a uma grande empresa (não de TI) pra uma entrevista pra desenvolvedor java sênior. O cara que me entrevistou veio com um papel escrito R$ 2800,00. Falei logo de cara minha pretensão pra poder sair de lá logo!

Puxa! Eu realmente pensei em me mudar para Curitiba em busca de trabalho no setor de TI. Sou formado em engenharia e, recentemente, decidi mudar de área. Sempre ouvi falar bem de Curitiba (sempre diziam que o mercado era generoso até com os iniciantes) . Mas isso não vai atrapalhar meus estudos…

[quote=javaBeats]O mercado está mais comedido ao contratar, e realmente, vagas com salários mais altos em boas empresas são mais raras em Curitiba do que já foram uma vez. Entretanto, a faixa que você citou é risível - mesmo para o perfil Jr de diversas empresas daqui. Talvez você tenha se equivocado, ou a pessoa que lhe informou os valores lhe informou errado, mas as faixas em Curitiba são, por experiência, de 1.7 a 4 mil (CLT), e 3 a 6 mil (PJ). Dificilmente está abaixo ou acima desses valores.

A não ser, é claro, que você tenha recebido proposta de alguma terceirizada, que atende a um certo banco, que usa tecnologias um tanto ultrapassadas e costuma absorver e dispensar profissionais aos montes, alta rotatividade, conservando só o pessoal do FORMOL… digo, COBOL.[/quote]

rachei com a parte do FORMOL… porem não é nenhuma dessas empresas não… e não estou so me baseando nas propostas que recebi… estou me baseando nos sites mais conhecidos como: netcarreiras, catho, apinfo e realmente a coisa ta preta poraqui…
e ando acompanhando o mercado a muito tempo e a coisa nunca foi tão tragica assim em TI… e não e so java não q a coisa ta feia…
.Net, Oracle, PL/SQL, o mercado aqui esta em uma crise tremenda… não sei se ta assim em tdo lugar… o que sei e que aqui a coisa ta tensa…

Cara se vc é engenheiro pq quer mudar de area? engenharia da muito mais $$ que TI… pq quer ir para uma area que a $$ não compensa? a menos que vc goste muito da coisa assim como eu… :roll:

Seus comentarios estao nao contra-mao do topico. Nos estamos falando que as propostas estao com salarios menores em sua maioria e voce esta dizendo que as empresas estao mais exigentes. Ora, se estao mais exigentes, por que estao procurando profissionais mais baratos?[/quote]

se a filtragem dos “melhores” esta mais eficiente para empregos de ponta tem mais disponibilidade de não de obra praquele servicinho de cada dia que qq code monkey da conta.

Acabou o oba-oba do profissional Java valorizado. Vcs querem ganhar 5 mil pra fazer aplicação web? Crud?

Nada como uma crise para voltarmos de novo a realidade.

Programadores serão os pedreiros do século 21.

Talvez essa maior exigencia quanto a profissionais exista na sua cidade, mas em Curitiba nao tem sido assim, pelo menos nas empresas maiores, que tem os salarios maiores. Eu trabalho numa delas e conheco profissionais de outras. As boas praticas, metodologias ageis, refactoring, nao passam nem perto dessas empresas. A maior parte dos programadores mal ouviu falar disso.

Talvez em algumas cidades as empresas estejam mais exigentes, mas nao aqui, pelo menos isso nao é regra por aqui. O que se faz é uma provinha mixuruca, com algumas pegadinhas na maioria, um blablabla com alguem sobre tecnologias e framework e mais nada.