O que esta acontecendo com o salario de TI em Curitiba

Definam para mim, o que seria um profissional que estaria entre os melhores, por favor.

Inclusive você?

[quote=Thiago Senna]Definam para mim, o que seria um profissional que estaria entre os melhores, por favor.

Inclusive você?[/quote]

Uhum. Inclusive eu.

Melhores = Experiência + conhecimento técnico + trabalho em equipe (minha opinião)

[quote=Thiago Senna]Definam para mim, o que seria um profissional que estaria entre os melhores, por favor.

Inclusive você?[/quote]

Ja vi pedreiros que ganham bem mais que programadores… :frowning:

[quote=luistiagos][quote=Thiago Senna]Definam para mim, o que seria um profissional que estaria entre os melhores, por favor.

Inclusive você?[/quote]

Ja vi pedreiros que ganham bem mais que programadores… :frowning: [/quote]
Talvez por que eles reconheçam o quanto o trabalho deles é importante, e eles mesmos sabem que não é qualquer engravatado que vai subir parede. Diferente da nossa área, onde os próprios programadores jogam o valor do seu conhecimento lá pra baixo. Por isso que é bom zarpar dessa área o quanto antes.

[quote=Thiago Senna][quote=luistiagos][quote=Thiago Senna]Definam para mim, o que seria um profissional que estaria entre os melhores, por favor.

Inclusive você?[/quote]

Talvez por que eles reconheçam o quanto o trabalho deles é importante, e eles mesmos sabem que não é qualquer engravatado que vai subir parede. Diferente da nossa área, onde os próprios programadores jogam o valor do seu conhecimento lá pra baixo. Por isso que é bom zarpar dessa área o quanto antes.[/quote]

concordo…

Lembre-se de que as empresas em geral exploram o funcionário até a alma, pagam pouco e exigem muito. Quando um funcionário é demitido, é subistituido por outro que receberá 1/3 do salário daquele que fora demitido. Não existe essa história de ser uma boa empresa para se trabalhar ou fazer carreira.

Yuga, realmente nas grandes empresas em Curitiba o conhecimento do povo realmente tem sido bem pra baixo… Infelizmente.

BPM NAO EH FERRAMENTA DE AUTOMACAO DE PROCESSOS !!!

Sobre salarios, as empresas nao estao contratando, mas o grande vilao da historia eh a glosa, tem uma certeza empresa que anda glosando pagamentos desde a metade do ano passado, ja tivemos problemas com atraso nos salarios em algumas consultorias e agora com valor de repasse menor fica dificil segurar um bom profissional.

Desculpe por postar duas vezes.

Outro comentario pra aproveitar esse post indevido.

Ja vi uma pessoa trabalhando com cobol em curitiba por 9 reais por hora q piada!! Ele tinha experiencia!

"

[quote=luistiagos][quote=Thiago Senna]Definam para mim, o que seria um profissional que estaria entre os melhores, por favor.

Inclusive você?[/quote]

Um cara aqui em sampa me cobrou 800 pra pintar uma casa. trabalho de um dia, e ainda tive que marcar com o cara pra uns 15 dias pra frente, pq o cara tava cheio de trampo…

faz a conta: 800 / 8 horas dias = R$100/Hora!!!

E minha mãe falando pra eu estudar…

mas voltando ao assunto, cara, sinceramente, vc nunca considerou a possibilidade de mudar de cidade? não sei como é o custo de vida ai, ou quanto vc ganha atualmente, mas 1500 é palhaçada… duvido que de pra “sobreviver” com essa grana.

[]'s

Realmente o mercado de trabalho de TI em Curitiba vai mal, e as perspectivas são as piores.
Seguem algumas considerações, baseadas na minha experiência de quase 10 anos por aqui.
Algumas coisas já foram ditas, e outras tambem se aplicam a outras cidades.

O boom e o estouro da bolha.
No início da década, o mercado estava muito bom, os valores pagos eram semelhantes aos praticados em São Paulo. Isto acabou atraindo muita gente para a área. Muitos vieram de outros estados, principalmente Santa Catarina. E até de São Paulo. Este cenário se manteve por vários anos, mas os salários foram contiuamente reduzidos desde então. A situação acabou deteriorando-se totalmente por causa da crise financeira. É inegável que ela afetou profundamente a TI de Curitiba. Há ainda uma infinidade de cursos superiores e de tecnologia despejando no mercado recem formados ávidos por qualquer oportunidade para começar na carreira, com qualquer salário.
Obviamente que a queda na oferta de trabalho e a abundância de mão-de-obra só poderia resultar nesta situação que estamos vendo agora.

O HSBC.
O HSBC sempre foi, e provavelmente continua sendo, o maior empregador da área de TI na cidade. Inúmeras consultorias existem praticamente só para atender a este cliente. Com a crise financeira, o banco cortou quase todos os projetos de TI. Está apenas fazendo o obrigatório para manter os sistemas funcionando. Demitiu dezenas ou centenas de funcionários. E continua demitindo. Não passa uma semana sem que se tenha notícia de mais demissões. Nas consultorias então, foi uma catástrofe. Rolaram muitas cabeças. A cada projeto descontinuado pelo banco, execução sumária em massa nas consultorias.

A terceirização e as “consultorias”.
A terceirização é o maior mal da nossa área. E está sendo cada vez mais adotado por empresas dos mais diversos tamanhos. É uma conta que não fecha. Antes, trabalhava-se para a empresa A, que tinha com isso um custo X. Agora, esta empresa contrata a empresa B, que deve nos contratar, pagar o nosso salário, lucrar, e cobrar da empresa A menos que X !!! Quem paga o pato? Nós, é óbvio.
Estas consultorias não passam de atravessadores de mão-de-obra, e este esquema vai acabar com o mercado de trabalho. Não vale mais a pena estudar tanto para ganhar tão pouco. Estamos rumando rapidamente para uma “indianização” do nosso trabalho. Este é o sonho de todo empresário atravessador: contratar programadores indianos. E eles vão chegar lá, é só questão de tempo.

Para bons profissionais nunca faltarão bons empregos e bons salários.
Conversa pra boi dormir. Balela. Quem determina os salários são as empresas. Em alguns nichos específicos, temporariamente, até pode acontecer o contrário. Mas as empresas estão permanentemente lutando para reduzir os nossos salários. Somos apenas custos, somos inimigos das empresas. É natural que seja assim, as empresas existem para gerar lucro. Nós tambem agimos assim quando vamos às compras. Se existe um genérico que dê conta, por que comprar o de griffe? Mas estamos falando de pessoas. E o mercado de trabalho para nós pessoas não pode ser bom apenas para quem está no topo da carreira. O topo vai ser sempre o topo e sempre será reservado para os melhores e mais brilhantes. Mas há uma grande maioria em vários níveis de experiência que carrega o piano e que está lutando para atingir melhores cargos e salários, e que devem ser remunerados decentemente conforme sua capacidade.

Resumindo.
A coisa tá feia em Curitiba. Quem pode tá indo embora. Quem está pensando em vir para cá, eu não aconselho. Ainda mais que estamos chegando no fim do ano e no verão, período em que normalmente o mercado diminui o ritmo. O que já está escasso vai sumir quase totalmente.
Aliás, a coisa tá feia para a profissão.
Eu estou fazendo o que posso para sair desta área.
Você pode até discordar agora, enquanto tem energia para noites e fins de semana de trabalho muitas vezes não remunerado, e para estudar e se certificar a cada novo release sei lá do que. Por enquanto o salário cobre as suas festas e tá tudo bem, mas quero ver quando você tiver que bancar filho(s), escola, carro, casa, etc., com este salário miserável que nos impõe o tal mercado. Isto sem contar a eterna insegurança de estar nas mãos de um atravessador que a cada vez que seu cliente espirra passa o rodo e empurra um monte de gente pra calçada.

É isso.
Pessimista, eu sei, mas é que cansa dar murro em ponta de faca…

[quote=Thiago Senna][quote=luistiagos]

Talvez por que eles reconheçam o quanto o trabalho deles é importante, e eles mesmos sabem que não é qualquer engravatado que vai subir parede. Diferente da nossa área, onde os próprios programadores jogam o valor do seu conhecimento lá pra baixo. Por isso que é bom zarpar dessa área o quanto antes.[/quote]

Não. O problema da nossa área não são os programadores que são explorados. Ponto.

Mas acho a analogia falha. Digo, o engravatado pagaria alguém pra pintar mesmo se ele próprio fosse apto a realizar o trabalho. Com software a situação toda muda já que a “matéria-prima” não é regida pelas leis da física. Logo, um use-case possível seria:

Use Case: Pintar parede sem sujar o terno
Sumario: Desejável performance em tempo-real
Cenário Alternativo: Comprar tinta online

Pronto, um fim de semana pra implementar e muitos clientes satisfeitos. (Tá certo, um mês. :))

Aos que acham que as empresas são os “vilões” e tem medo de perder o emprego pros indianos recomendo ler o livro My Job Went to India do Chad Fowler. É pequeno e na minha opinião vale muito a pena 8)

Na minha opinião, se as empresas estão se dedicando cada vez mais a diminuir os custos com TI é porque elas acham que o trabalho feito pelos profissionais até então não valeu o dinheiro investido. E eu concordo plenamente. Em toda empresa que passo vejo que enormes aplicações feitas em Java já viraram legado e não tem custos de manutenção menores do que tecnologias “inferiores” por terem sido mal-feitas. Trabalho mal-feito por trabalho mal-feito é melhor pagar menos da metade pros indianos pra eles fazerem.

[quote=Juk]Aos que acham que as empresas são os “vilões” e tem medo de perder o emprego pros indianos recomendo ler o livro My Job Went to India do Chad Fowler. É pequeno e na minha opinião vale muito a pena 8)

Na minha opinião, se as empresas estão se dedicando cada vez mais a diminuir os custos com TI é porque elas acham que o trabalho feito pelos profissionais até então não valeu o dinheiro investido. E eu concordo plenamente. Em toda empresa que passo vejo que enormes aplicações feitas em Java já viraram legado e não tem custos de manutenção menores do que tecnologias “inferiores” por terem sido mal-feitas. Trabalho mal-feito por trabalho mal-feito é melhor pagar menos da metade pros indianos pra eles fazerem.[/quote]
Ah sim, a culpa é dos programadores por serem ruins?

As empresas no Brasil sao uma zona, com processos burocraticos sem fundamento, gerentes tontos perdendo os cabelos no meio do caos que eles criaram, ninguem se entende, ninguem sabe o que fazer, e a culpa é dos programadores por serem ruins?

Ora, esse é o problema mais simples de se resolver, contratem programadores melhores. Como? Pois é, nem isso as empresas sabem fazer, nao sabem avaliar a mao-de-obra dentro do proprio ramo.

Se um programador faz besteiras consecutivamente, a culpa TEM que cair em quem pos ele la. Mas não é o que acontece, o gerente da uns tapas na mesa, faz um relatorio pra diretoria, culpando alguem ou alguma coisa que nao seja ele e contrata outro pangaré.

Coitadinhas das empresas, contrataram profissionais que nao deram o retorno esperado.

[quote=mochuara]Não. O problema da nossa área não são os programadores que são explorados. Ponto.

Mas acho a analogia falha. Digo, o engravatado pagaria alguém pra pintar mesmo se ele próprio fosse apto a realizar o trabalho. Com software a situação toda muda já que a “matéria-prima” não é regida pelas leis da física. Logo, um use-case possível seria:

Use Case: Pintar parede sem sujar o terno
Sumario: Desejável performance em tempo-real
Cenário Alternativo: Comprar tinta online

Pronto, um fim de semana pra implementar e muitos clientes satisfeitos. (Tá certo, um mês. :))[/quote]

Não entendi onde você quis chegar.

Acho que o pessoal que se manifestou aqui não está exatamente com medo dos indianos. Apenas comentaram que as empresas no geral querem tornar a mão de obra mais barata. Uma possível estratégia por trás das consultorias é exatamente esta.

Não, muito pelo contrário. Bem antes de te contratar eles colocaram uma consultoria no meio pra sucatear a mão de obra. Isso para você ver como eles estão interessados. Aliás, talvez eles até estejam interessados em um trabalho bem feito, mas as consultorias tem sido mais convincente do que agente.

Pode ser, no entanto, é ilusão acharem que só por que você é bom não vai faltar emprego e que seu salário vai ser top. É uma minoria de empresas que sacaram que peopleware é o ativo mais importante da empresa, pelo menos em TI.

[quote=YvGa][quote=Juk]Aos que acham que as empresas são os “vilões” e tem medo de perder o emprego pros indianos recomendo ler o livro My Job Went to India do Chad Fowler. É pequeno e na minha opinião vale muito a pena 8)

Na minha opinião, se as empresas estão se dedicando cada vez mais a diminuir os custos com TI é porque elas acham que o trabalho feito pelos profissionais até então não valeu o dinheiro investido. E eu concordo plenamente. Em toda empresa que passo vejo que enormes aplicações feitas em Java já viraram legado e não tem custos de manutenção menores do que tecnologias “inferiores” por terem sido mal-feitas. Trabalho mal-feito por trabalho mal-feito é melhor pagar menos da metade pros indianos pra eles fazerem.[/quote]
Ah sim, a culpa é dos programadores por serem ruins?

As empresas no Brasil sao uma zona, com processos burocraticos sem fundamento, gerentes tontos perdendo os cabelos no meio do caos que eles criaram, ninguem se entende, ninguem sabe o que fazer, e a culpa é dos programadores por serem ruins?

Ora, esse é o problema mais simples de se resolver, contratem programadores melhores. Como? Pois é, nem isso as empresas sabem fazer, nao sabem avaliar a mao-de-obra dentro do proprio ramo.

Se um programador faz besteiras consecutivamente, a culpa TEM que cair em quem pos ele la. Mas não é o que acontece, o gerente da uns tapas na mesa, faz um relatorio pra diretoria, culpando alguem ou alguma coisa que nao seja ele e contrata outro pangaré.

Coitadinhas das empresas, contrataram profissionais que nao deram o retorno esperado.

[/quote]
Ninguém é obrigado a pegar trabalho em empresas que são “uma zona”, e elas não são todas, como você diz.

Eu mesmo me demiti agora de uma dessas grandes consultorias com processos dos quais eu discordo. Vou pra outro lugar ganhar menos mas com um trabalho mais legal, equipe mais ágil e idéias que eu concordo (tdd, xp, etc).

É muito fácil generalizar e dizer que todas empresas são um caos, todas são exploradoras e etc. É muito mais dificil olhar pra si próprio.

[quote=mario.fts]

mas voltando ao assunto, cara, sinceramente, vc nunca considerou a possibilidade de mudar de cidade? não sei como é o custo de vida ai, ou quanto vc ganha atualmente, mas 1500 é palhaçada… duvido que de pra “sobreviver” com essa grana.

[]'s [/quote]

cara, sobrevive sim, tem muita gente aqui em sampa que sobrevive com 800 reais por mes acordando 4 da manha, pegando 3 horas de conduções por dia e se não fossem os beneficios, VR, VT, etc não chegariam no final do mês.

será que vocês estão se esquecendo que a realidade da maior parte do país não é a nossa? fica um dia lá na praça da sé e pergunta para as pessoas que passarem quantas ganham salário de 1500 reais por mês…

[quote=Juk]Ninguém é obrigado a pegar trabalho em empresas que são “uma zona”, e elas não são todas, como você diz.

Eu mesmo me demiti agora de uma dessas grandes consultorias com processos dos quais eu discordo. Vou pra outro lugar ganhar menos mas com um trabalho mais legal, equipe mais ágil e idéias que eu concordo (tdd, xp, etc).[/quote]

Obrigado, você acabou de contribuir para que o nosso valor hora diminuisse mais 1 real.

[quote=mario.fts][quote=luistiagos][quote=Thiago Senna]Definam para mim, o que seria um profissional que estaria entre os melhores, por favor.

Inclusive você?[/quote]

Um cara aqui em sampa me cobrou 800 pra pintar uma casa. trabalho de um dia, e ainda tive que marcar com o cara pra uns 15 dias pra frente, pq o cara tava cheio de trampo…

faz a conta: 800 / 8 horas dias = R$100/Hora!!!

E minha mãe falando pra eu estudar…

[]'s [/quote]

Pra mim compensa pouco… pois meus familiares sao todos daqui e tenho casa propria aqui… em sp terei que bancar os custos com aluguel e contas… e tbm se isto é “solução” logo tera uma porrada de neguinho indo pra sp e dai em pouco tempo la estara que nem aqui… foi o que aconteceu aqui basicamente… conheço um monte de gente que era de Londrina e veio aqui pra ctba pq o mercado de londrina era ruim e pagava pouco… agora la em londrina ta melhor que aqui… pergunto… adianta muito esse nomadismo? sera que compensa? sabendo que em alguns dias vc tera de procurar outro lugar pra sobreviver? estudamos muito para ter de ser nomades…

quem sabe voi este o problema? quem sabe se não estudassemos tanto estariamos porai pintando paredes e ganhando 800 conto por dia? como nosso amigo ali disse…

Caro Juk, não se trata de vilania, é apenas uma guerra. Empresas X Custos. E as empresas não cortam custos em TI por causa de projetos anteriores fracassados ou outro motivo qualquer, elas cortam custos porque é da natureza delas fazer isto.

Caro YvGA, você pegou bem o espírito da coisa. Já que se fala tanto atualmente em regulamentação da nossa profissão, cabe fazer uma comparação com uma profissão regulamentada: se um prédio desabar, a culpa será dos pedreiros… :lol: