Uma coisa que eu nunca entendi foi isso. O que faz uma linguagem de programação ser usada para um projeto? Tipo, eu quero criar um app android. Por que sempre se usam Java ou Kotlin? O que impede, ou pelo menos, dificulta usar outras? Quando um cara está fazendo um projeto totalmente novo, como, criar o sistema android. O que eles pensam para escolher as linguagens pro próprio sistema e para seus aplicativos?
Pq a Google oficialmente indica usar Kotlin para novas aplicações e a comunidade apoia bem. Linguagem Java só para manter legados, por ser improdutivo.
Você como autonomo pode se aventurar em usar qualquer linguagem para Android, mas poucos adotam Python, entao pra bagagem de mercado acaba nao sendo uma boa. Maioria usa Kotlin, JavaScript e Dart.
Na verdade, eu queria saber o que faz alguma linguagem ser escolhida para algum projeto
Decisão da equipe. Cada um de nós temos uma cabeça diferente. Eu e minha equipe preferirmos Kotlin e Swift com pessoas dedicadas em cada plataforma, mas outra equipe pode preferir JavaScript com ReactNative.
E não escolheriamos Python pq não teria quase ninguem no mercado especializado em Python no Android.
Isso depende das características do projetos, das linguagem em que você tem conhecimento, seu gosto, a plataforma que você está desenvolvendo! Cada linguagem tem seus “pontos fortes”. Exemplo Python tem vários módulos matemáticos internos e externos, para plotagem de dados, cálculos de variantes, então acaba sendo uma boa opção para análise de dados. C e C++ acaba tendo desempenhos melhores, mais liberdade a memória , etc, então é uma boa opção para criar sistemas operacionais e compiladores. Regra isso não é! Na teoria você pode adotar qualquer linguagem para seus projetos. Para desenvolvimento de App existem outras opções como javaflex citou Dart, também tem o Flutter. Resumindo isso depende do seu gosto, decisão da equipe e das características do projeto!