O que fazem os caras do setor de TI em uma empresa que não trabalha com TI?

Boa Tarde

Eu atualmente não trabalho na área de TI, na verdade faço manutenção em ares condicionados em várias empresas grandes e em todas tem um departamento de TI.
Minha dúvida é quanto ao que esses profissionais que trabalham nesse setor fazem em empresas que não são de TI.

Eles são analistas? Existem programadores que trabalham nesses setores das empresas?

Complementando gostaria de saber a rotina desses profissionais, se eles tem que desenvolver soluções para a empresa, se passam por desafios, etc.
Também gostaria de saber se a experiência adquirida trabalhando assim é bem vista pelas empresas de TI.

Obrigado pela atenção, abraços.

Jogam paciência…

Existe de tudo um pouco, variando de empresa para empresa. Alguns exemplos:

  • analistas, programadores, desenvolvedores (desenvolvem os sistemas internos da empresa)
  • DBA’s (administradores de bancos de dados)
  • administradores de rede
  • técnicos em hardware
  • etc. etc. etc.
    Enfim, no TI há espaço para vários tipos de profissionais na área da computação. Se uma empresa tem “setor de TI”, é porque ela própria mantém seus profissionais de TI e seu parque de máquinas. Pequenas empresas, por exemplo, costumam recorrer a software houses para desenvolver seus sistemas de infomação, e mandam formatar suas máquinas em assistências técnicas.

[quote]Existe de tudo um pouco, variando de empresa para empresa. Alguns exemplos:

  • analistas, programadores, desenvolvedores (desenvolvem os sistemas internos da empresa)
  • DBA’s (administradores de bancos de dados)
  • administradores de rede
  • técnicos em hardware
  • etc. etc. etc.[/quote]

Pelo que entendi, esses nao trabalham com T.I ?
:shock:

Algumas empresas mantém equipes de programadores. Geralmente eles fazem pequenos sistemas que não justificariam a contratação de um consultoria, mas a grande maioria desses profissionais trabalham com questões ligadas à infra-esrtutura de TI da empresa: são eles os DBA’s, administradores de redes e técnicos em manutenção. Não podemos também nos esquecer também dos gerentes de TI, que são responsáveis pela compra de equipamento e soluções de software, conforme o necessário.

Mendigo_do_Futuro,

Depende muito da empresa, há diversos cenários. Mas em todas que já trabalhei, seja como funcionário ou terceiro, o consenso óbvio que vejo é: precisam MUITO de bons analistas de negócio, onde estes são profissionais que geralmente são da área de TI (embora não seja pré-requisito) e que tenham profundo conhecimento do core-business da empresa em questão. Este tem uma participação fundamental na elaboração e no andamento dos projetos que envolvem TI. O maior problema é que, em alguns cenários, podem colocar o cara para fazer mais alguns tipos de serviços, como: dar suporte ao usuário final, gerar relatórios diretamente do banco de dados, programar (se for alguém de formação em TI), etc…

Já os Analistas/Desenvolvedores, é relativo. Se os sistemas da empresa forem pacote fechado, não será necessário, já que a empresa estará totalmente amarrada ao fornecedor e não possui código-fonte. Mas, mesmo se possuírem, em alguns casos preferem terceirizar completamente o desenvolvimento e ter “analistas de sistemas” para conduzirem diversos projetos em paralelo (se funciona ou não, é outra questão). Já, em outros cenários, mantém os analistas/desenvolvedores, para trabalharem em todo o ciclo do projeto, inclusive programando. Já trabalhei em um atacado onde este possuía o código-fonte da maioria dos sistemas e mantinha uma equipe onde todos eram analistas/desenvolvedores.