Bom dia,boa tarde ou madrugada…
O que fazer quando seu trabalho parece Estagnado ?
Mudar de empresa,buscar novos desafios para carreira ?
Gostaria que a galera mais experiente comenta-se um pouco do que já passaram ? e o que fazer para sair dessa zona de conforto.
Estagnado em que exatamente? Com o que está insatisfeito?
[quote=lucasvvasconcelos]Bom dia,boa tarde ou madrugada…
Gostaria que a galera mais experiente comenta-se um pouco do que já passaram ? e o que fazer para sair dessa zona de conforto.[/quote]
Já aconteceu comigo de eu sair de uma empresa porque o método de desenvolvimento era muito lento.
Eu já trabalhei em empresas que conseguiam desenvolver bem rápido e depois que a gente passa por essa experiência, a gente se sente inseguro mesmo em não manter o ritmo.
Mesmo ganhando razoavelmente bem na época, eu me sentia inseguro. mesmo não tendo motivo. não existia um processo de analise e design eficiente. Eu até tentei mostrar e explicar isso pro pessoal e sugeri uma mudança no processo pra substituir o atual, mas eles não acreditaram e preferiram manter tudo na mesma. Essa falta nesta parte fazia qualquer formulário web ficar indo e voltando para testes por 2 semanas e as vezes 1 mês. Dentro de uma empresa de software, no momento do desenvolvimento, vc tem que reduzir ao máximo o tempo de tramitação de qualquer decisão.
Ficar antenado nas mudanças e novidades sem perder o foco é a única forma de não ser pego de surpresa.
[quote=lucasvvasconcelos]Bom dia,boa tarde ou madrugada…
Gostaria que a galera mais experiente comenta-se um pouco do que já passaram ? e o que fazer para sair dessa zona de conforto.[/quote]
É um bom momento para fazer uma autoavaliação, verifique coisas do tipo:
Como está o mercado para o seu perfil profissional;
Quanto tempo aguentaria desempregado;
Quais são suas possibilidades de crescer na empresa;
Gosta dessas possibilidades;
Falta algum conhecimento ou tecnologia importante para estudar;
Alguma especialização;
Algum projeto pessoal;
Faz parte da vida esses altos e baixos, só não pode deixar passar muito tempo e perder o bonde da história!
Abraço
Procure estudar algo novo que ainda não conheça.
[quote]É um bom momento para fazer uma autoavaliação, verifique coisas do tipo:
Como está o mercado para o seu perfil profissional;
Quanto tempo aguentaria desempregado;
Quais são suas possibilidades de crescer na empresa;
Gosta dessas possibilidades;
Falta algum conhecimento ou tecnologia importante para estudar;
Alguma especialização;
Algum projeto pessoal; [/quote]
Vou fazer essa auto avaliação com mais calma…
[quote]Já aconteceu comigo de eu sair de uma empresa porque o método de desenvolvimento era muito lento.
Eu já trabalhei em empresas que conseguiam desenvolver bem rápido e depois que a gente passa por essa experiência, a gente se sente inseguro mesmo em não manter o ritmo.
Mesmo ganhando razoavelmente bem na época, eu me sentia inseguro. mesmo não tendo motivo. não existia um processo de analise e design eficiente. Eu até tentei mostrar e explicar isso pro pessoal e sugeri uma mudança no processo pra substituir o atual, mas eles não acreditaram e preferiram manter tudo na mesma. Essa falta nesta parte fazia qualquer formulário web ficar indo e voltando para testes por 2 semanas e as vezes 1 mês. Dentro de uma empresa de software, no momento do desenvolvimento, vc tem que reduzir ao máximo o tempo de tramitação de qualquer decisão. [/quote]
Você acabou saindo da empresa ? Ou conseguiu mudar a filosofia deles ?
[quote]Estagnado em que exatamente? Com o que está insatisfeito?
[/quote]
Estagnado nas tecnologias que a empresa trabalha,eles não são abertos para investir em uma nova linguagem ou software etc…
Sinto que sempre faço as mesmas tarefas simples…
Acredito que não estou tendo um crescimento profissional.
Sim,estou sempre procurando aprender algo novo.
Cara acredito que esse tipo de sensação seja normal no trabalho … maioria das empresas não costumam mudar de tecnologia.Na empresa que trabalhava anteriormente , era utilizado uma arquitetura bem antiga, e consequentemente a tecnologia também.Utilizavam Jsf 1 . 2 , ejb 2. alguma coisa, e jpa uma versão bem antiga.Para não ficar parado no tempo , faço Alura , fiz o plano anual , e volta e meia vejo se tem algum curso bacana para fazer.Esse dias fiz o mean , e comprei o livro da casa do codigo , e de quebra peguei o mongo tambem para dar uma lida.Por mais que saiba que dificilmente vou usar isso na minha cidade , vou lendo para aprender coisas novas. O negocio e não ficar parado , nao estudar para uma empresa especifica , e sim para o mercado e as possibilidades.
Eu sai, mas é possível que já tenham mudado tudo. Agora se o que eu disse lá dentro ajudou eu nunca vou ficar sabendo.
Essa também é uma sugestão muito boa.
Sempre tentar explorar outros potenciais em si mesmo.
Estagnado nas tecnologias que a empresa trabalha,eles não são abertos para investir em uma nova linguagem ou software etc…
Sinto que sempre faço as mesmas tarefas simples…
Acredito que não estou tendo um crescimento profissional.
[/quote]
Isso é normal, nem todas as empresas gostam de brincar de TI mudando de linguagem sem necessidade real, quando essa “linguagem” atual não atrapalha o ritmo do crescimento do Negócio e tenha bastante profissionais no mercado.
Crescimento do profissional não está ligado só a tecnologias, mas em ser bom solucionador de problemas independente da tecnologia usada.
Mas pensando em você, deve buscar trabalhar numa empresa que use a tecnologia a qual te faça se sentir satisfeito. Quem se liga mais em diversificação de tecnologias novas deve procurar trabalhar mais em startups ou empresas de TI. Fique tranquilo no seu emprego até achar uma melhor oportunidade para o seu perfil e gosto.
Obrigado a todos.
É sempre bom ouvir pessoas mais experientes e que já passaram pela minha atual situação.
Vou colocar em prática os conselhos e dicas que recebi.
é que não parece e sim esta estagnado.
mude de pais, mude de área, viaje mais e trabalhe menos. depois você volta pra tortura rsrs
Pelo menos o que tenho notado, em TI, é quem quer aumento salarial ou experimentar novas tecnologias só mudando de empresa mesmo.
- Se a empresa for grande, você pode tentar trocar de projeto.
- Se não for tão grande e nem com tantos projetos, só trocando de emprego mesmo.
Outra possibilidade é você buscar reforço em alguma pós para se treinar para uma atividade muito diferente da sua atual. Claro, no fundo, faz parte da estratégia #2, mas a idéia aqui é um recuo estratégico para poder mudar bastante de área. Afinal, de nada adianta trocar de empresa se a outra fizer quase o mesmo que a antiga.