O que o Desktop faz que a Web não faz?

Pessoal, bom dia.

Estou realizando um estudo para apresentar ao meu cliente e fui questionado sobre o seguinte:

Considerando a Web 2.0, existe algo em termos visuais que uma aplicação desktop faz que uma aplicação web munida de ajax não consiga fazer?

Pergunto em termos de componentes visuais e funcionalidades referentes a experiencia do usuário, não estou focado em coisas como acessar hardware local ou coisas assim.

Agradeço a todos que puderem colaborar, pois não consegui pensar em nada que não fosse possível.

Obrigado.

arrastar um arquivo que está no desktop e soltar na aplicação realizando o upload do mesmo automaticamente fica bem mais complicado…

O Gmail tem essa funcionalidade de arrastar do desktop e soltar na página web e já realizar o upload do arquivo.

Acho que fazer uma comparação desse tipo é meio complicado, a escolha da plataforma vai mais da necessidade que devemos atender no projeto.

Até mais.

Concordo com o colega aí de cima.

Se a escolha está entre Desktop ou WEB, devemos focar a necessidade do cliente. Acredito que atualmente a diferença entre desktop e web está cada vez mais sutil, logo, se vc escolher uma plataforma X baseado nas diferenças de visual logo vc irá se deparar com essas “sutilezas” e vai acabar se ferrando, por isso que acho melhor não focar na tecnologia e sim na necessidade.

Mas fazer o quê? Cliente é cliente.

Pessoal, muito obrigado pelas respostas.

Eu estou levantando prós e contras. Muitos dizem que q experiencia desktop é mais ‘rica’ porque os componentes são mais completos ou complexos, mas realmente parei para pensar e vi que com o ajax isso é furada.

Obrigado a todos.

Só mais uma coisinha!

Na web tem a questão da diferença entre as versões/tipos dos browsers, dependendo dos recursos especiais que for utilizar a aplicação pode não executar adequadamente na maioria dos browsers do seu cliente.

flws

[quote=paulo.f.rodriguez]Pessoal, bom dia.

Estou realizando um estudo para apresentar ao meu cliente e fui questionado sobre o seguinte:

Considerando a Web 2.0, existe algo em termos visuais que uma aplicação desktop faz que uma aplicação web munida de ajax não consiga fazer?

Pergunto em termos de componentes visuais e funcionalidades referentes a experiencia do usuário, não estou focado em coisas como acessar hardware local ou coisas assim.

Agradeço a todos que puderem colaborar, pois não consegui pensar em nada que não fosse possível.

Obrigado.[/quote]

Seu cliente sabe o que é Web 2.0? :shock:

[quote=mochuara][quote=paulo.f.rodriguez]Pessoal, bom dia.

Obrigado.[/quote]

Seu cliente sabe o que é Web 2.0? :shock: [/quote]

o que é Web 2.0?

[quote=Felagund][quote=mochuara][quote=paulo.f.rodriguez]Pessoal, bom dia.

Obrigado.[/quote]

Seu cliente sabe o que é Web 2.0? :shock: [/quote]

o que é Web 2.0? [/quote]

Boa pergunta, porque eu tb não sei. E quando combinado com a falácia da computação distribuída fica mais dificil de entender. Como ajax pode fazer uma pequena parte da aplicação se comportar como se estive toda no mesmo espaço de memória?

Nós tempos atuais, da forma como a tecnologia anda, acho que um dos principais motivos para se usar web é permitir que vários usuários utilizem recursos de maneira segura.

Um exemplo disso é base de dados, image a preocupação com segurança para acessar uma base de dados na web,
Imagine o trafego numa consulta, imagine proteger esses dados. tudo isso vai gerar um custo muito alto.

Vc ainda pode usar alguma coisa quando a net caí :shock:

Isso depende, se seu sistema tem funcionalidades que utilizam o banco, sem a internet não dar para utilizar nada.