O que os colegas acham de compartilhar código?

As vezes penso que fiz um bom programa ou enfim sei que deu um certo trabalho, geralmente ou as vezes compartilho tudo ou boa parte do programa,
mas as vezes fico com a ‘pulga atrás da orelha’, como se diz, porque afinal, certas coisas dão tanto trabalho, e o código é o ‘know how’ do programador em outras palavras,
e fico até com ‘pena’ de distribuir tudo assim tão gratuitamente. Claro fico com um enorme peso na consciência em certos casos de não estar ajudando alguém a estudar
ou entender meu programa etc, tento falar do logaritmo ou coisa parecida.
Uma vez em um estágio tinhamos que mandar o código para o empregador aprovar ou não, resolvi publicar o projeto na net, funcionando, pois era em php,
afinal sair distribuindo códigos se seremos pagos para isso, parece algo meio anti-ético, enfim. Chamo a questão ao díalogo.

Achamos muita coisa boa na internet, e muitos tutorias bons, geralmente simples até, mas fico pensando se fazemos bem ou mal ao distribuirmos um código pronto.
Pode ser que a maioria nem veja o código pois a poucos talvez interessem ou entendam quem sabe, mas novamente, o que a turma pensa sobre isto??

[quote=raghy]As vezes penso que fiz um bom programa ou enfim sei que deu um certo trabalho, geralmente ou as vezes compartilho tudo ou boa parte do programa,
mas as vezes fico com a ‘pulga atrás da orelha’, como se diz, porque afinal, certas coisas dão tanto trabalho, e o código é o ‘know how’ do programador em outras palavras,
e fico até com ‘pena’ de distribuir tudo assim tão gratuitamente. Claro fico com um enorme peso na consciência em certos casos de não estar ajudando alguém a estudar
ou entender meu programa etc, tento falar do logaritmo ou coisa parecida.
Uma vez em um estágio tinhamos que mandar o código para o empregador aprovar ou não, resolvi publicar o projeto na net, funcionando, pois era em php,
afinal sair distribuindo códigos se seremos pagos para isso, parece algo meio anti-ético, enfim. Chamo a questão ao díalogo.

Achamos muita coisa boa na internet, e muitos tutorias bons, geralmente simples até, mas fico pensando se fazemos bem ou mal ao distribuirmos um código pronto.
Pode ser que a maioria nem veja o código pois a poucos talvez interessem ou entendam quem sabe, mas novamente, o que a turma pensa sobre isto??

[/quote]

Não vejo problema alguem em compartilhar codigo, é uma forma de compartilhar conhecimento, claro que vai se ter uns engraçadinhos que nem o trabalho de entender só vao copiar e colar, mas acredito que não é a grande massa…
quanto a publicar na internet font privada isso acho extremamente anti-etico e fora que se o empregador pegar vc vai tomar processo ate não ter mais 1 real para pagar…

Penso o seguinte: se o projeto for sem fins lucrativos, abrindo o seu código, você só tem a ganhar (ou talvez a perder, depende do seu código), pois com bons projetos, você tem alguns benefícios, tais como:

Diferencial para entrevistas

  • Seu nome vai ficando reconhecido e conhecido por outras pessoas, até podendo chegar a alguém que um dia estará fazendo uma entrevista de emprego com você. Com certeza será um grande diferencial, ver que o contratador já havia visto seu tipo de código, quais projetos realizou. De outra forma, caso o contratador não tenha visto seu código, ele poderá ver e avaliar, o que também dará grande diferencial, caso seu código seja bem escrito, independente da finalidade do seu projeto.

Marketing pessoal

  • Talvez um produto que você fez brincando, em uma tarde chuvosa sem nada pra fazer, vire algo que interesse a muitas pessoas. Disponibilizando o código, fica muito mais fácil de você fazer essa divulgação, de uma forma gratuita, que se espalha melhor sem investimentos, podendo mais pra frente você fazer algo melhor deste produto para vender, tendo já uma carga de clientes e interessados. Ex: Fiz um jogo para android, mas como não tive muito investimento, fiz poucas fases e poucos objetivos pro jogo. Disponibilizei o código no github, o código teve muitos acessos, pois muitos estavam interessados em saber como faz um jogo desse tipo, com esses recursos tecnológicos. Bom, já que tem bastante procura, vou colocar no Google Play, de graça mesmo, pra ver o que vai dar. Chega no Google Play e também tem sucesso. Pronto, a partir daí, você já da uma investida no projeto e faz uma versão paga para ele. Claro, neste caso, fechando o código do jogo full.

Melhorando seu código

  • Quando você tá divulgando algo seu, você não vai querer que os outros pensem coisas ruins de você, por conta disso, você irá ter muito mais cuidado e pensar muito em melhores práticas para que o código fique o mais limpo possível. Coisas que vejo que chama atenção em códigos opensource são: Códigos em inglês, independente se o produto é brasileiro ou não. Arquitetura bem feita, com camadas bem separadinha, métodos pequenos, com a quantidade de OO adequada. Classes e métodos bem documentadas, pois caso alguém queira contribuir com o projeto, facilita para os demais.

Mas cuidado

  • Mas se seu código for ruim, ele poderá trazer efeitos contrários. Te atrapalhar nas horas das entrevistas. Pessoal desinteressar pelas coisas que você faz

[quote]
Não vejo problema alguem em compartilhar codigo, é uma forma de compartilhar conhecimento, claro que vai se ter uns engraçadinhos que nem o trabalho de entender só vao copiar e colar, mas acredito que não é a grande massa…
quanto a publicar na internet font privada isso acho extremamente anti-etico e fora que se o empregador pegar vc vai tomar processo ate não ter mais 1 real para pagar…[/quote]

Alo obrigado pela resposta. só quero esclarecer que vc não entendeu a questão do publicar na internet.
Já estou sendo acusado e ameaçado de ficar pobre a toa.

O que aconteceu ali foi o seguinte, era uma avaliação para estágio em que tinhamos que codificar alguns casos de uso, talvez simples, como cadastrar e listar, etc…
E tinhamos que enviar nós, os códigos que haviamos feito, para o suposto empregador. Os códigos não eram dele, entendem? Eram dos candidatos que o faziam para participar da seleção.
A fonte era minha, e não do empregador.

Mas justamente o que me refiro é esta questão que vc diz, sobre processo. Se alguém pode ficar tão ‘furioso’ assim por ter seu código divulgado, nem sempre divulgar o código é uma opção tão altruísta assim, pode justamente sim estar abrindo mão do seu esforço ou conhecimento, etc.

Ainda nessa questão do empregador, se existe uma seleção, e a prova é sobre um conhecimento mais ou menos elevado, com os códigos em mão, talvez nem se precise mais do empregado. Claro que isso é um extremo, e geralmente os projetos pedidos para avaliação são mais ou menos simples. Citei isto como um exemplo, porque fiquei constrangido em enviar todo um projeto, que para mim naquela época era, diremos assim , mais ou menos difícil inclusive, sem a menor garantia de contratação por exemplo. E de fato publiquei por teste, e enviei o link do projeto funcionando como pedido, o que dava muito bem para ver seu funcionamento em prática. Na ocasião acho que questionei se esta forma era suficiente, mas me parece que a exigência era de fato pelo código.

No guj vemos alguns códigos importantes e muitas vezes recorro aqui, em livros também achamos códigos que nos são muito utéis para o aprendizado e mesmo uso, até porque a linguagem tem certos ‘scripts’, dos quais não se pode fugir muito em certos casos. Quando com um objetivo compartilhamos determinada parte ou código todo pode ser legal, pois muita coisa é ‘open source’, mas as vezes pode surgir a sensação de justamente estar abrindo mão de algum esforço, ou ficar restringido a algum conhecimento autoral.

São as questões que levantei.

[quote=igor_ks]. Claro, neste caso, fechando o código do jogo full.
[/quote]

Então acho que é neste ponto que me refiro. Pois em algum momento o código passa a ser importante para o programador e passa de fato a ser seu próprio projeto.
Assim como uma música quando passa a fazer sucesso, precisa ser registrada por exemplo. Quando se torna famosa, muita briga pode surgir por saber quem registrou primeiro… não é verdade?

Ao divulgarmos determinado código por exemplo, ‘não full’, ou ‘no full’, diríamos assim, pode dar margem a outras pessoas , terminarem seu projeto antes, e se apropriarem diríamos assim de determinada idéia.

Mas certamente há um bom senso nisso.
Acho que o grande ponto a evitar, é de em algum momento depois ser acusado de plágio por exemplo, em um projeto que talvez originalmente fosse seu?
Já pensou que ‘repimboca da parafuseta’?

Falo isto, pois como disse tenho esta sensação ou questionamento. Se ao divulgar algo(todo código) não estou de fato abrindo mão de todo um esforço, ou como vc disse talvez só divulgando melhor seu esforço até adquirir uma versão final por exemplo. É uma forma interessante de ver o compartilhamento também.

Certamente muitos projetos divulgados ainda estão somente no seu início, e muita gente que vê, pode dar uma olhada e esquecer tudo, ou partir da idéia para daí fazer o seu.
Penso também que na informática , ninguém é muito inventor de tudo. Conta com a participação de muitos e cada um cria uma coisinha por exemplo.

Mas citemos Bill Gates por exemplo, que é famoso por construir softwares.
O Windows não me parece um projeto aberto e não se vê usuários fazendo alteração no Windows, pelo menos não comumente.
Portanto existem atitudes de acordo com o projeto ou empresa por exemplo.

acho q depende do projeto cara, se alguma empresa te contratou ou vc ta fazendo um freelance, vc n vai sair distribuindo codigo de projeto comercial ne, mas se for aqueles projetos (q acho q td mundo tem) q vc faz pra treinar, ou pra se divertir no proprio tempo livre eu n vejo mal algum

Você usa linux? Algum aplicativo open source? Se sim, então tem obrigação moral de deixar seu código disponível para qualquer pessoa, seja para ela melhorar o mesmo ou para copiar.
Se você usa Mac, você tem obrigação moral de não mostrar teu código a ninguém.
Se usa windows, não tem muita moral, mas tem a obrigação de vender seu código pelo preço mais alto, mas sem o editor. Vender o editor e todo ano mudar o mesmo para que não seja compatível com o código anterior e descontinuar quando começar a ser muito usado.

Eticamente falando, o empregador não vai pegar seu código fonte e vender ou reusar sem os direitos autoriais, nem retirar o @author das classes, ou apagar o leia-me. Ele simplesmente quer avaliar seu código.

Mas, como nem todos são éticos o suficiente para tal, uma forma que vejo é você se dispor a apresentar seu projeto pessoalmente ao empregador, ele não precisa do código-fonte para ter noção do seu código. Fazendo uma apresentação a ele, você poderá se defender de algo que ele ache incorreto da sua forma de implementação, mostra que o negócio está funcionando mesmo, você fala sobre tudo que precisou aprender pra desenvolver esse projeto e além de tudo, o empregador não fica com o seu codigo.

Quanto a abrir ou não seu codigo, isso é muito mais pessoal. Como você mesmo disse, você se esforçou muito e não quer divulgar devido a isso. Esse é seu motivo e ninguém vai falar que você é ignorante por não compartilhar seu código, é uma opção sua e ninguém é obrigado a compartilhar.

[quote=drsmachado]Você usa linux? Algum aplicativo open source? Se sim, então tem obrigação moral de deixar seu código disponível para qualquer pessoa, seja para ela melhorar o mesmo ou para copiar.
Se você usa Mac, você tem obrigação moral de não mostrar teu código a ninguém.
Se usa windows, não tem muita moral, mas tem a obrigação de vender seu código pelo preço mais alto, mas sem o editor. Vender o editor e todo ano mudar o mesmo para que não seja compatível com o código anterior e descontinuar quando começar a ser muito usado.[/quote]

grato pela resposta, mas se uso netbeans que é open source então deveria mostrar todo código que faço por isso? Não necessariamente não é?
Sobre linux, windows e mac, penso que onde fiz não importa tanto para quem vai usar.

Sobre vender é interessante, pois pensamos em sobreviver do que gostamos de fazer, mas o produto tem que ser bom.
Códigos abertos em livro, tem um preço. Esta é a discussão.

… Como já disse tudo com um certo bom senso.

[quote=raghy][quote=drsmachado]Você usa linux? Algum aplicativo open source? Se sim, então tem obrigação moral de deixar seu código disponível para qualquer pessoa, seja para ela melhorar o mesmo ou para copiar.
Se você usa Mac, você tem obrigação moral de não mostrar teu código a ninguém.
Se usa windows, não tem muita moral, mas tem a obrigação de vender seu código pelo preço mais alto, mas sem o editor. Vender o editor e todo ano mudar o mesmo para que não seja compatível com o código anterior e descontinuar quando começar a ser muito usado.[/quote]

grato pela resposta, mas se uso netbeans que é open source então deveria mostrar todo código que faço por isso? Não necessariamente não é?
Sobre linux, windows e mac, penso que onde fiz não importa tanto para quem vai usar.

Sobre vender é interessante, pois pensamos em sobreviver do que gostamos de fazer, mas o produto tem que ser bom.
Códigos abertos em livro, tem um preço. Esta é a discussão.

… Como já disse tudo com um certo bom senso.[/quote]
A questão é essa, você está se aproveitando do trabalho de outrém (alguém programou e investiu para que o netbeans saísse) para obter lucro. Moralmente isso é errado. Você deveria fazer com seus próprios esforços. “Ah, a licença dele permite”.
Outro ponto é que você não entendeu a ironia. Eu acho uma merda esse povo “freeware”, “abaixo M$”, mas que usa Ubuntu, Debian, Slackware e que não contribui com a comunidade.
Sobre disponibilizar código para uma análise por um possível empregador, creio que pedir isso é antiético.
Você não pede a um alfaiate um terno como amostra. Ele terá um catálogo com fotos para que você veja. Vai tirar tuas medidas e então criar o terno que você quer.

[quote=igor_ks]Eticamente falando, o empregador não vai pegar seu código fonte e vender ou reusar sem os direitos autoriais, nem retirar o @author das classes, ou apagar o leia-me. Ele simplesmente quer avaliar seu código.

Mas, como nem todos são éticos o suficiente para tal, uma forma que vejo é você se dispor a apresentar seu projeto pessoalmente ao empregador, ele não precisa do código-fonte para ter noção do seu código. Fazendo uma apresentação a ele, você poderá se defender de algo que ele ache incorreto da sua forma de implementação, mostra que o negócio está funcionando mesmo, você fala sobre tudo que precisou aprender pra desenvolver esse projeto e além de tudo, o empregador não fica com o seu codigo.

Quanto a abrir ou não seu codigo, isso é muito mais pessoal. Como você mesmo disse, você se esforçou muito e não quer divulgar devido a isso. Esse é seu motivo e ninguém vai falar que você é ignorante por não compartilhar seu código, é uma opção sua e ninguém é obrigado a compartilhar.[/quote]

é naquela ocasião tinha que enviar por email e ‘tchau’ pro código foi isso que me chamou a atenção.

E as vezes não é que não queremos divulgar, é interessante compartilhar,
tudo depende do que, como quando e porque, etc.
Mas aqui mesmo se fala, que ninguém faz ‘dever de casa’, então entregar tudo de ‘mão beijada’,
pode até ser um certo ‘desfavor’.

Por exemplo, se meu código ou projeto fosse baixado na internet por 1 real,
com quinhentos ou mais downloads, poderia ganhar até uma boa recompensa por um certo trabalho.

Não que não se possa dar a um amigo ou a um estudante, ou colocar no fórum para discussão,
mas quando falamos em sair doando o código é preciso ver qual é a melhor solução de distribuição.

Também é preciso lembrar que a ‘fórmula da coca cola’, foi vendida a um farmaceutico por uma bagatela,
e o cara fez fortuna. Se vc vende o código, tb não significa se desfazer da sua autoria.

Filosofo sobre isso pois programador também é profissão.

Sem questionar (ou questionando até ) se tenho bons projetos ou não, ou se valem ou não dinheiro,
mas caso venham a valer, ou caso os faça valer etc, esta é a discussão.

É visto que grandes sistemas não são facilmente distribuídos.

Tudo na sua proporção.

[quote=raghy][quote=drsmachado]Você usa linux? Algum aplicativo open source? Se sim, então tem obrigação moral de deixar seu código disponível para qualquer pessoa, seja para ela melhorar o mesmo ou para copiar.
Se você usa Mac, você tem obrigação moral de não mostrar teu código a ninguém.
Se usa windows, não tem muita moral, mas tem a obrigação de vender seu código pelo preço mais alto, mas sem o editor. Vender o editor e todo ano mudar o mesmo para que não seja compatível com o código anterior e descontinuar quando começar a ser muito usado.[/quote]

grato pela resposta, mas se uso netbeans que é open source então deveria mostrar todo código que faço por isso? Não necessariamente não é?
Sobre linux, windows e mac, penso que onde fiz não importa tanto para quem vai usar.

Sobre vender é interessante, pois pensamos em sobreviver do que gostamos de fazer, mas o produto tem que ser bom.
Códigos abertos em livro, tem um preço. Esta é a discussão.

… Como já disse tudo com um certo bom senso.[/quote]

só compartilhe seu código se for ganhar algo com isso.

pode ser:

  • dinheiro.
  • reconhecimento.
  • fama
  • satisfação pessoal.
  • se sentir bem por ajudar a sociedade.
  • etc.

as vezes eu até faço coisas que poderiam ser compartilhadas, ai vejo que é algo inutil, e excluo para os outros não perderem tempo.

ex: voce vai la e faz um joguinho 2d, que usa um mecanismo conhecido que você procurou na internet. e que existem N parecidos…

da pra ganhar dinheiro com o jogo ? vende, não da compartilha…rsrs

algumas frases:

“nem sempre compartilhar código significa ser bonzinho”.
“o código mais incrivel pra você, pode significar nada para outra pessoa”

[quote=drsmachado]
Sobre disponibilizar código para uma análise por um possível empregador, creio que pedir isso é antiético.
Você não pede a um alfaiate um terno como amostra. Ele terá um catálogo com fotos para que você veja. Vai tirar tuas medidas e então criar o terno que você quer.[/quote]

esta foi a sensação que tive na época.
Mas em um loja provamos a roupa para saber se levamos ou não, por exemplo.
E revejo que o código era razoavelmente simples, mas na época aquilo não era tão simples para mim, por exemplo.
Talvez alguém diga para que não sejamos tão ‘uzura’ e compartilhe qualquer código.
Mas como disse se os músicos não registrassem suas músicas, talvez não ganhassem direitos autorais. (talvez mesmo registrando tenham dificuldade para ganhar, etc).
Em algum momento talvez o programador tenha que pensar nisso, por exemplo, ou se quer fazer algo de qualidade, no caso.

E porque a música é gratuita, as notas são gratuitas, e qualquer um pode escolher ou aprender gratuitamente, ele tem que oferecer tudo gratuitamente?
Ele tem trabalho mesmo com o que é gratuito. Até ouvimos gratuitamente, mas tv ou rádio tem despesas com isso (ou mesmo o couvert em um bar).

Por outro lado, é bom que as coisas sejam open source, até porque todo mundo pirateia tudo de qualquer maneira.

[quote=douglaskd]

ex: voce vai la e faz um joguinho 2d, que usa um mecanismo conhecido que você procurou na internet. e que existem N parecidos…

da pra ganhar dinheiro com o jogo ? vende, não da compartilha…rsrs

algumas frases:

“nem sempre compartilhar código significa ser bonzinho”.
“o código mais incrivel pra você, pode significar nada para outra pessoa”[/quote]

as vezes pode estar nas nossas expectativas. Se já presumimos: “Ah isto aqui não vale nada, vou compartilhar e esquecer!” É uma forma de desvalorizar o trabalho feito.

Como disse do windows, se o código fosse aberto, eles não ganhariam a fortuna que ganham, mesmo com a pirataria, e tudo começou com um projeto simples.

[quote=raghy][quote=drsmachado]
Sobre disponibilizar código para uma análise por um possível empregador, creio que pedir isso é antiético.
Você não pede a um alfaiate um terno como amostra. Ele terá um catálogo com fotos para que você veja. Vai tirar tuas medidas e então criar o terno que você quer.[/quote]

esta foi a sensação que tive na época.
Mas em um loja provamos a roupa para saber se levamos ou não, por exemplo.
E revejo que o código era razoavelmente simples, mas na época aquilo não era tão simples para mim, por exemplo.
Talvez alguém diga para que não sejamos tão ‘uzura’ e compartilhe qualquer código.
Mas como disse se os músicos não registrassem suas músicas, talvez não ganhassem direitos autorais. (talvez mesmo registrando tenham dificuldade para ganhar, etc).
Em algum momento talvez o programador tenha que pensar nisso, por exemplo, ou se quer fazer algo de qualidade, no caso.

E porque a música é gratuita, as notas são gratuitas, e qualquer um pode escolher ou aprender gratuitamente, ele tem que oferecer tudo gratuitamente?
Ele tem trabalho mesmo com o que é gratuito. Até ouvimos gratuitamente, mas tv ou rádio tem despesas com isso (ou mesmo o couvert em um bar).

É bom que as coisas sejam open source, até porque todo mundo pirateia tudo de qualquer maneira.
[/quote]
Cara, não confunda as coisas. A música é livre, não tem patente, não tem registro (e uma patente tem um prazo para expirar).
O sujeito que fabrica cadeiras não paga royalties para quem a inventou por que isso é de domínio público.
Agora, você não pode pegar os componente do iPhone e criar um telefone igual a ele. Você será processado, pois está violando o direito de exclusividade do mesmo.
Direito intelectural, propriedade intelectual e uma série de outras coisas estão envolvidas. Mas, eu me refiro ao fato de que você usa uma ferramenta opensource, por mais que o autor desta ferramenta use a licença Apache, que permite que você faça qualquer coisa com ela, você deveria, por uma questão ética e moral, entender que parte do lucro deveria ser dividida com o autor da ferramenta sem a qual você teria mais dificuldades ou sequer conseguiria trabalhar.
Ativismo para freeware é bonito, mas quando o freeware é dos outros.
Ok, eu estou usando o mesmo argumento que o Metallica usou contra o napster. “Compartilhar é legal quando não é seu”. De fato.
Claro que existem circunstâncias que nos levam a coisas assim. O preço de um CD bom, por exemplo, é astronômico. Sem falar que um CD já está totalmente deslocado em nossa realidade. Risca, mofa, quebra… Um formato digital não tem esse problema. E, convenhamos, comprar um CD inteiro, por uma ou duas músicas, é descabido.
Em uma outra esfera, temos o polêmico plano proposto pelo governo para resolver o problema de falta de médicos.
Todo estudante de medicina seria obrigado a trabalhar 2 anos para o SUS. É legal a idéia, mais médicos? Sim. Mas para os médicos, é bom? Não.
E quem garante que isso não iria se estender para outras áreas? Já pensou você tendo que trabalhar 6 meses para o governo, por uma bolsa ridícula?
Quando é seu, tem valor e é crime compartilhar sem permissão, quando não é, é normal, plausível e possível.

[quote=raghy]As vezes penso que fiz um bom programa ou enfim sei que deu um certo trabalho, geralmente ou as vezes compartilho tudo ou boa parte do programa,
mas as vezes fico com a ‘pulga atrás da orelha’, como se diz, porque afinal, certas coisas dão tanto trabalho, e o código é o ‘know how’ do programador em outras palavras,
e fico até com ‘pena’ de distribuir tudo assim tão gratuitamente. Claro fico com um enorme peso na consciência em certos casos de não estar ajudando alguém a estudar
ou entender meu programa etc, tento falar do logaritmo ou coisa parecida.
Uma vez em um estágio tinhamos que mandar o código para o empregador aprovar ou não, resolvi publicar o projeto na net, funcionando, pois era em php,
afinal sair distribuindo códigos se seremos pagos para isso, parece algo meio anti-ético, enfim. Chamo a questão ao díalogo.

Achamos muita coisa boa na internet, e muitos tutorias bons, geralmente simples até, mas fico pensando se fazemos bem ou mal ao distribuirmos um código pronto.
Pode ser que a maioria nem veja o código pois a poucos talvez interessem ou entendam quem sabe, mas novamente, o que a turma pensa sobre isto??

[/quote]

Vejo que nos somos muito parecidos nesse ponto. Muitas vezes, posto algum código ou parte dele, pois sei que além de contribuir com o aprendizado da comunidade, posso encontrar alguém que o melhore e que me dê dicas e sugestões.
Mas também existem algumas parte que não disponibilizo. São os que concentram algum estudo mais profundo (testes e idéias malucas) ou se eu notar que o software beneficiaria um setor ou área onde seu nicho é composto por pessoas egoístas.
De resto, não existe esse lance de obrigação… se vc se sentir bem com isso, vai fundo. Suas sementes vão florescer.
Eu não utilizo fontes sem ler linha por linha, entender seus contexto e mesmo sem colocar as fontes e autores. Não me preocupo tanto com os fontes que publico, mas acho ético respeitar isso pq quem criou o fonte e o disponibilizou o fez com as melhores das intenções e merece esse respeito.

Concordo totalmente com os argumentos do drsmachado. Realmente, freeware é bonito quando é dos outros… :stuck_out_tongue:

O problema é que o verdadeiro altruísmo não existe. Esse negócio de compartilhar com a comunidade é simplesmente pra conseguir lucrar em algum ponto.

Muitos dos que fazem pose de mocinho falando que participam dos projetos open-source só pra ajudar a comunidade, querem na verdade algo em troca. Pode ser reconhecimento, idéias pra fazer algo próprio, enfim…

Outra idéia que ao meu ver é complicada, e já vimos acontecer muito, é daquela “comunidade” sem fins lucrativos, que segue a filosofia “da comunidade para a comunidade”, que ao notar que um dos membros fez um bom produto de código fechado que começa a faturar uma grana boa, começa a reivindicar parte dos ganhos pra si…

Qual o problema de uma pessoa ajudar a comunidade e ter projetos paralelos com o intuito de lucrar?

Mesmo que tal indivíduo use de algum conhecimento ou técnica que aprendeu junto à comunidade, isso descaracteriza todo o apoio até então dado à comunidade?

Realmente, é complicado ver o gramado do vizinho crescendo bonito. Sempre parece que o dele é mais bonito, por mais que você cuide bem do seu…

Essa relação entre comunidade e membros que lucram é a mesma história de profissionalismo versus amizade…

Existe uma linha tênue entre os dois, muito fácil de se estrapolar. E tem gente que não faz o mínimo pra não parecer hipócrita…

Não vejo problema nenhum em compartilhar códigos, acredito que é válido, o problema é quando alguém do outro lado utiliza - se do seu código para lucrar com isso ou simplesmente se apropria do seu trabalho dizendo ser ele mesmo o autor. Isto sim é um problema afinal é como você disse acima o código é o “know how” do programador;
Por outro lado pense no seguinte, quando você estava começando quantos códigos você viu na Internet ou amigos te deram que te foram úteis? Quanto do que você sabe hoje veio por meio de códigos de terceiros que postaram eles na internet?

No fim das contas acho que o que realmente importa é o bom senso de cada um, por que um cara que tem competência e é sério no que faz, não pegaria um código de outro e se apropriaria dele sem uma prévia negociação vide Bill Gates.

Penso dessa forma,

[quote=Ruttmann]Concordo totalmente com os argumentos do drsmachado. Realmente, freeware é bonito quando é dos outros… :stuck_out_tongue:

O problema é que o verdadeiro altruísmo não existe. Esse negócio de compartilhar com a comunidade é simplesmente pra conseguir lucrar em algum ponto.

Muitos dos que fazem pose de mocinho falando que participam dos projetos open-source só pra ajudar a comunidade, querem na verdade algo em troca. Pode ser reconhecimento, idéias pra fazer algo próprio, enfim…

[/quote]
Linus Torvalds disse algo assim em uma entrevista uma vez, n vou lembrar com as exatas palavras dele, mas o que ele quis dizer foi que ele (e as pessoas que contribuem com o linux) não o fazem pq sao boazinhas e querem ajudar todo mundo, as pessoas contribuem por suas proprias razoes, seja por desejo de conhecimento ou pra satisfazer o ego

[quote=yurifw][quote=Ruttmann]Concordo totalmente com os argumentos do drsmachado. Realmente, freeware é bonito quando é dos outros… :stuck_out_tongue:

O problema é que o verdadeiro altruísmo não existe. Esse negócio de compartilhar com a comunidade é simplesmente pra conseguir lucrar em algum ponto.

Muitos dos que fazem pose de mocinho falando que participam dos projetos open-source só pra ajudar a comunidade, querem na verdade algo em troca. Pode ser reconhecimento, idéias pra fazer algo próprio, enfim…

[/quote]
Linus Torvalds disse algo assim em uma entrevista uma vez, n vou lembrar com as exatas palavras dele, mas o que ele quis dizer foi que ele (e as pessoas que contribuem com o linux) não o fazem pq sao boazinhas e querem ajudar todo mundo, as pessoas contribuem por suas proprias razoes, seja por desejo de conhecimento ou pra satisfazer o ego [/quote]

Pois, tem aquele outro maluco barbudão lá(não lembro do nome), que mais parece “O Jesus do software Open-Source”, que vive dando pitaco nas grandes corporações de software e talz…

Mas enfim, qual o problema de que alguém, ajudando a comunidade, contribuindo para o crescimento do software livre, tenha seus próprios projetos pessoais visando lucro, mesmo que se utilize de algum conceito do open-source? Não vejo motivo algum para invalidar todas as contribuições dadas até então para a comunidade, simplesmente porque teve uma idéia de sucesso pra lucrar…

De certo modo vejo muito defensor do open-source querendo enfiar goela abaixo essa utopia de mundo livre, software livre para todos os fins. Isso não existe, é necessário saber separar as coisas…