Ola ecarmo e bem vindo ao GUJ e ao maravilhoso mundo Java :lol:
Primeiramente instala apenas o JSDK que é o kit básico para rodar, compilar, e as API básicas para desenvolver em Java.
Talves uma IDE complexa no momento não seria o mais interessante pra você, acredito que fazer tudo na mão no começo seja interessante para entender bem os conceitos do Java.
Eu particularmente comecei usando o TextPad, é um editor bem simples mas compilava e rodava os programas em Java… Com o tempo, você passa para uma IDE de verdade, e eu aconselho o Eclipse.
Sobre Servlet e JSP, você irá precisar de um webcontainer, o mais popular é o jakarta tomcat. Mas aconselho primeiro aprender bem JAVA e depois passar par ao mundo do servlet (lembrando que servlet é um progrma em java que roda do lado servidor).
Estude MUITO os conceitos, a parte teórica mesmo, pois isso é muito importante… e quando iniciar a programação de códigos, lembre-se sempre de dar um olhada nos design patterns.
Struts, Hibernate, etc etc etc… são ferramentas que auxiliam na produtividade e qualidade do seu software, mas aprenda por partes, depois que tiver bem com Java, ae comece estudar masi coisas… e pode ter certeza, você sempre vai ter coisas novas pra estudar
O legal no começo é usar uma IDE simples, pra você aprender bem coisas simples como compilar na mão e talz, depois que você tiver entendido bem isso pode partir pra algo infinitamente melhor: Eclipse
A vantagem do JEdit é ela que ela vem como um Notepad das IDEs. Quase sem recurso. Mas tem muitos pluggins. Vc instala um de cada vez, aprende a usar e então passa para o próximo. E essa é a mesma filosofia do Eclipse.
Minha sugestão: Siga o caminho JEdit -> NetBeans -> Eclipse. NetBeans tem boa parte dos recursos do Eclipse e é bem mais fácil de usar. http://www.netbeans.org. É bom testar outras e não ficar preso a uma IDE específica.
Acho que eu abaixei todos os IDE’s que vc’s falaram e estou testando pra ver com qual eu me identifico melhor.
Estou seguindo a idéia de que devo aprender a fazer tudo na unha pra depois partir pra um Netbeans ou Eclipse, então estou testando o JEdit e o JCreator (que achei bem legal).