O que preciso Instalar para iniciar?

Pessoal, antes de mais nada, esse é meu primeiro post de provavelmente muitos :smiley: .

Estou iniciando em java agora, e gostaria muito de saber o que devo Instalar na minha maquina para começar a estudar.

Tentei dividir em 2 partes que no momento são as que gostaria de iniciar o meu aprendizado

1 - ) Aplicativos (Em ambiente Gráfico e Modo Texto)

• Alem da JSDK o que mais devo instalar ???
  • Devo usar uma IDE ??? Se sim, qual ??? Já estou familiarizado com a linguagem (Eu acho :smiley: )
  • Outras “coisas” que devo instalar em minha maquina que provavelmente iram me ajudar ???

2 - ) Servlet e JSP

• O que devo instalar em minha maquina para iniciar a programar ??
  • Devo usar o velocity ??? Onde encontro ???
  • Devo usar Struts ??? Onde encontro ???
  • A algum IDE que devo Utilizar ???

Muito Obrigado por qualquer resposta, e desculpa perguntar tanta coisa !!

Ola ecarmo e bem vindo ao GUJ e ao maravilhoso mundo Java :lol:

Primeiramente instala apenas o JSDK que é o kit básico para rodar, compilar, e as API básicas para desenvolver em Java.

Talves uma IDE complexa no momento não seria o mais interessante pra você, acredito que fazer tudo na mão no começo seja interessante para entender bem os conceitos do Java.
Eu particularmente comecei usando o TextPad, é um editor bem simples mas compilava e rodava os programas em Java… Com o tempo, você passa para uma IDE de verdade, e eu aconselho o Eclipse.

Sobre Servlet e JSP, você irá precisar de um webcontainer, o mais popular é o jakarta tomcat. Mas aconselho primeiro aprender bem JAVA e depois passar par ao mundo do servlet (lembrando que servlet é um progrma em java que roda do lado servidor).

Estude MUITO os conceitos, a parte teórica mesmo, pois isso é muito importante… e quando iniciar a programação de códigos, lembre-se sempre de dar um olhada nos design patterns.

Struts, Hibernate, etc etc etc… são ferramentas que auxiliam na produtividade e qualidade do seu software, mas aprenda por partes, depois que tiver bem com Java, ae comece estudar masi coisas… e pode ter certeza, você sempre vai ter coisas novas pra estudar :wink:

Essa é minha dica

Junior

Valeu ManchesteR,

Estava falando com uns amigos meu e eles me indicaram o JEdit, será que é uma boa opção para eu iniciar ??? Pq o TextEdit é pago e o JEdit é free.

ecarmo,
outra boa opção é o JCreator!(Free tb!)
http://www.jcreator.net/

tente o ultraedit
muito bom =)

O legal no começo é usar uma IDE simples, pra você aprender bem coisas simples como compilar na mão e talz, depois que você tiver entendido bem isso pode partir pra algo infinitamente melhor: Eclipse

A vantagem do JEdit é ela que ela vem como um Notepad das IDEs. Quase sem recurso. Mas tem muitos pluggins. Vc instala um de cada vez, aprende a usar e então passa para o próximo. E essa é a mesma filosofia do Eclipse.

Deve haver mais de 50 IDEs de Java. Se estiver com paciência, dê uma olhada em http://www.javaworld.com/javaworld/tools/jw-tools-ide.html. Tem uma boa lista.

Minha sugestão: Siga o caminho JEdit -> NetBeans -> Eclipse. NetBeans tem boa parte dos recursos do Eclipse e é bem mais fácil de usar.
http://www.netbeans.org. É bom testar outras e não ficar preso a uma IDE específica.

Pessoal, muito obrigado !!!

Acho que eu abaixei todos os IDE’s que vc’s falaram e estou testando pra ver com qual eu me identifico melhor.

Estou seguindo a idéia de que devo aprender a fazer tudo na unha pra depois partir pra um Netbeans ou Eclipse, então estou testando o JEdit e o JCreator (que achei bem legal).

Bom valeu mesmo pelas dicas pessoal.