O que realmente estudar?

Ola Senhores, boa madrugada para voces.

Pessoal, recentemente fiz uma entrevista com um arquiteto Java… e conversamos por 3 horas sobre java e o que nos possibilita fazer com essa Ferramente .

Disse a ele o que ja estudei , o que eu penso em estudar… e ele me disse que nada do que eu estudar vai valer se eu não conhecer Orientação a Objetos.

Procede Galera? vejo diversos materiais na Internet devo me concentrar em OO, e esquecer esses materiais que vemos na Caelum , Alura e etc.

Sim, Java não existe sem OO

[quote=markIron]Ola Senhores, boa madrugada para voces.

Pessoal, recentemente fiz uma entrevista com um arquiteto Java… e conversamos por 3 horas sobre java e o que nos possibilita fazer com essa Ferramente .

Disse a ele o que ja estudei , o que eu penso em estudar… e ele me disse que nada do que eu estudar vai valer se eu não conhecer Orientação a Objetos.

Procede Galera? vejo diversos materiais na Internet devo me concentrar em OO, e esquecer esses materiais que vemos na Caelum , Alura e etc.
[/quote]

Orientação a Objetos é um dos conceitos básicos que deve saber para programar bem em uma linguagem orientada a objetos, não tem como fugir disso.

Não entendi essa parte de esquecer os materiais, o sentido do que o arquiteto falou, é que você vai aproveitar muito pouco dos assuntos estudados se não tiver um bom entendimento de OO, pois quase tudo em Java pressupõe um conhecimento prévio de OO.

Concordo, mas isso não é tudo, tem que saber outras coisas também, mas é claro que depende do que vai ser, programador, analista, arquiteto, etc…
As vagas hoje pedem conhecimento em hibernate, Spring, JEE, coisas que são usadas pelas grandes empresas, recentemente li uma revista que para Engenheiro de Software no Google, o cidadão tem que saber Linguagem C/ C++, Java, C# e ainda uma das linguagens de programação pra web, PHP, Asp.net e conhecer e nem era mencionado OO, mas é claro que tem que saber …
Então, deve-se saber de tudo um pouco… dependendo do sistema a ser desenvolvido…

Concordo, mas isso não é tudo, tem que saber outras coisas também, mas é claro que depende do que vai ser, programador, analista, arquiteto, etc…
As vagas hoje pedem conhecimento em hibernate, Spring, JEE, coisas que são usadas pelas grandes empresas, recentemente li uma revista que para Engenheiro de Software no Google, o cidadão tem que saber Linguagem C/ C++, Java, C# e ainda uma das linguagens de programação pra web, PHP, Asp.net e conhecer e nem era mencionado OO, mas é claro que tem que saber …
Então, deve-se saber de tudo um pouco… dependendo do sistema a ser desenvolvido…

[/quote]
É claro, por isso, disse que “é um dos conceitos…” e não que era o único…

A maior parte disso sequer pode ser estudada sem OO. As empresas não pedem OO explicitamente porque é MUITO BÁSICO, e parte-se do pressuposto que isso é tão mínimo que já está subentendido. Da mesma forma, quando se pede “carteira B” não se pede “carteira B e conhecimento sobre onde fique o pedal do acelerador”.

A partir do momento que o entrevistado disse não saber OO, ele acabou revelando por consequencia que não sabe direito qualquer outra coisa que dependa disso…

Você só não vai precisar saber OO se:
a) For trabalhar com linguagens de outros paradigmas como procedural ou funcional - o que pode limitar drasticamente sua empregabilidade;
b) For sair da área de informática
c) Estiver satisfeito ser um programador medíocre e mal remunerado - pior até do que alguns “sobrinhos”.

No mínimo você precisa saber como implementar os diagramas UML que o arquiteto produz usando uma linguagem de programação.

Entendi , valeu pessoal pelas dicas.